"Iluminados pela luz de Cristo, aderimos a Ele."; reflete Pe. Laurindo na Vigília Pascal




No Sábado Santo, momento de silêncio, ocorreram confissões durante o período da manhã na Matriz Sagrada Família. Às 20h, a Solene Vigília Pascal revigorou nossa fé, com celebrações na Matriz e na Comunidade Santo Antônio. 

Do lado externo da Matriz, Pe. Laurindo, msf realizou a Bênção do Fogo Novo e, em seguida, preparou o Círio Pascal. “A luz de Cristo que ressuscita resplandecente dissipe as trevas de nosso coração e de nossa mente.”, afirmou o sacerdote. 

O Círio Pascal saiu em procissão pelas ruas ao redor da Matriz. Ao entrar no templo, que ficou com as luzes apagadas, Pe. Laurindo proclamou três vezes, erguendo o Círio: “Eis a Luz de Cristo!” Após a terceira proclamação, o Círio foi colocado no seu lugar de destaque e acenderam-se todas as luzes da Igreja e nosso pároco proclamou a Páscoa.  

A Liturgia da Palavra contou com quatro leituras e quatro salmos. Após o terceiro Salmo, toda a assembleia cantou jubilosa o Hino de Louvor. Na aclamação ao evangelho, cantou-se alegremente o Aleluia.

Pe. Laurindo proclamou o Evangelho de Mc 16, 1-7. Em sua homilia, destacamos:

“Esta celebração nos leva a contemplar toda a história da Salvação. Começamos esta liturgia lá fora para destacar a presença da luz, destacar o sinal da ressurreição. A luz de Cristo vem surgindo para iluminar as trevas. Quem ilumina a vida de cada um é o próprio Cristo.”

“Hoje também renovamos as promessas do nosso batismo. Iluminados pela luz de Cristo, aderimos a Ele. Este é o sentido pelo qual renovamos hoje estas promessas batismais. Para vivenciarmos a ação de Deus pela História, passamos pelas leituras de hoje. No livro do Gênesis é narrada a ação de Deus Criador. No livro do Êxodo, percebemos o Deus que age, que liberta, que acompanha o seu povo. O Evangelho nos mostra a descoberta de uma realidade nova.”

“A luz que recebemos a partir do grande círio é muito significativa e importante. Estamos unidos a este Cristo que se tornou luz do mundo. Participamos da sua luz. Esta luz, nós levamos para nossa vida, para nossa família.”

“Não podemos compreender a ressurreição como simplesmente o túmulo vazio. A ressurreição é para nós fruto da revelação divina na pessoa de Jesus. Uma ação divina que faz romper a morte. Como alguém morreu e ressuscitou? Os discípulos demoraram em acreditar. Jesus está presente em nossa vida de outra forma. É preciso encontrar com Jesus. Aquele que estavam procurando não estava mais ali. Então, como a comunidade, a luz do ressuscitado, irá sentir a sua presença? Pela fé, deixar envolver por Jesus.”

“Estimados irmãos e irmãs, que possamos renovar nossa convicção, nosso amor, nosso compromisso, para com aqueles que foram os prediletos de Jesus. Que sejamos sinais do ressuscitado em todos os momentos e lugares.”

Na sequência, entoou-se a Ladainha de todos os santos e procedeu-se a bênção da Água Batismal. Toda a assembleia erguendo os pequenos círios ou velas renovou suas promessas batismais. Foi um belo momento desta Vigília. 


Pe. Laurindo percorreu toda a Matriz aspergindo água benta sobre os fiéis.

Ao fim da Vigília, Pe. Laurindo concedeu a todos os votos de uma Feliz e Santa Páscoa.

Mais fotos da Semana Santa você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas