Missa do Lava-Pés e Instituição da Eucaristia



A Quinta-feira Santa na Paróquia Sagrada Família foi marcada por duas celebrações. Às 17h30min, aconteceu a Santa Missa voltada para as crianças. Às 19h30min, uma grande quantidade de fiéis compareceram a Matriz para participar do Início do Tríduo Pascal.

 A Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco, o Pe. Laurindo, msf. Em sua homilia, destacamos os seguintes pontos:

"Nesta Quinta-feira Santa, celebramos um dos grandes testamentos que Jesus nos deixou, o memorial da Última Ceia e também o gesto do Lava-Pés. Na instituição da Eucaristia celebramos a própria vida da nossa Igreja, e neste ato, Jesus institui os discípulos como presidentes desta Santa Ceia. Por isso, hoje celebramos o dia do Padre."

"Jesus colocou um grande desafio para os discípulos, que soa até hoje aos nossos ouvidos. Este desafio é amar até o fim."

 "Queridos irmãos e irmãs, celebrar a Quinta-feira Santa é direcionar nossa vida para este Deus que tanto nos ama e quer nos acolher. Jesus sempre deu exemplo com palavras e ações. Com isso, suscitou  nos discípulos um crescimento humano e espiritual que proporcionou a eles a abertura de novas janelas, e assim abriram ao mundo conforme a dinâmica do projeto de Deus. Hoje não fazemos diferentes. Escutar suas palavras é um convite incessante para que abramos as muitas janelas de nossa vida."

"Jesus, como mestre, levantou, tirou o manto e ali agachou para lavar os pés. Isto é importante para nós: a atitude de Jesus. Com isto, Jesus nos ensina que a comunidade não se deve pautar por privilégios, posição social, mas pelo amor gratuito sendo serviço para o outro."

"Na segunda leitura, São Paulo nos lembra as Palavras de Jesus na Santa Ceia. Tomando o pão e o vinho, Jesus deu graças, e disse aos discípulos, fazei isto em memória de mim. Na Eucaristia, celebramos a presença constante de Jesus na vida da nossa Igreja. Quando tomamos o pão, não é somente o pão. Entramos em contato, em comunhão com a vida do próprio Jesus, com tudo aquilo que ele viveu. A Eucaristia é sinal de unidade. Aqui estamos reunidos com os mais diferentes ministérios, com as mais diferentes classes sociais. Assim a Eucaristia nos congrega no amor de Deus."

"Que o Senhor nos ajude, que a Eucaristia que celebramos a cada dia nos faça melhores, servidores e imitadores daquele que nos chamou para a missão. Amém."

Ao fim da homilia, Pe. Laurindo imitou o gesto de Jesus, lavando os pés de doze paroquianos.



Ao final da Santa Missa, procedeu-se um belo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento conduzido pelo sacerdote. A adoração aconteceu até a meia-noite com os representantes das diversas pastorais e movimentos de nossa paróquia.

Na quarta-feira Santa, os padres atenderam confissões na Matriz e na Comunidade São Paulo (Boa Vista). À noite, na Matriz aconteceu uma celebração penitencial com confissão comunitária. Pe. Laurindo advertiu que mesmo participando deste momento, a confissão individual é necessária e não pode ser dispensada. Para Elizabete Gotlib Neves: "Maravilhosa  a Celebração Penitencial."

Após a Celebração, Nosso Senhor dos Passos foi conduzido da Matriz Sagrada Família até a praça Tiradentes, onde ocorreu o encontro com Nossa Senhora das Dores. O Bispo Diocesano D. José Moreira fez uma breve reflexão sobre as dores de Maria. Em seguida, a multidão de fiéis se dirigiu em procissão até a Catedral Nossa Senhora das Dores.

Para acompanhar a programação completa da Semana Santa, clique aqui. 
Mais fotos da Semana Santa você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas