Santas Missões Populares Vicentinas na Paróquia Sagrada Família já começaram


Os missionários vindos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Espírito Santo chegaram à frente da Matriz no sábado, dia 10 de janeiro, por volta de 7h30min. Alguns paroquianos acolheram os missionários, que aproveitaram para realizar um breve momento de oração no interior da Matriz Sagrada Família. Em seguida, todos tomaram um delicioso café.

Na parte da manhã, os missionários conheceram um pouco da cidade e descansaram às sombras das árvores da Matriz. Em seguida, eles foram direcionados para o Centro de Formação Vicentina, onde foi servido o almoço.



Por volta de 19h20min teve início a Santa Missa de Envio das Santas Missões Populares Vicentinas realizada na Matriz Sagrada Família. A celebração foi presidida pelo Padre Juarez, sendo concelebrada pelos padres Pedro, Zé Antônio e pelo nosso pároco, o padre Laurindo, msf.


Padres Pedro, Juarez, Laurindo e Zé Antônio

Pe. Laurindo apresentou os sacerdotes para a assembleia e acolheu com muita alegria todos os missionários em nossa comunidade paroquial.

O Evangelho do Batismo do Senhor foi proclamado pelo Padre Zé Antônio, e a homilia foi proferida pelo Padre Juarez.

Veja os principais pontos de sua reflexão:

 “Queridos irmãos e irmãs na fé. Queridos padres Zé Antônio, Laurindo, Pedro. Queridos seminaristas. Queridos missionários da família vicentina, que vieram de fora, e missionários da Paróquia Sagrada Família e Povo de Deus. É com muita alegria que estamos aqui celebrando a eucaristia, que é ação de graças, vida e missão. Nosso propósito de estarmos aqui, juntamente com vocês e padre Laurindo, é levar avante o projeto de Jesus guiados por esta força tão grande e protagonista da missão que é o Espírito Santo. Nós temos um lema que é fazer o bom propósito de fazer ressoar o Evangelho em nossos corações, fazer ressoar  a alegria do evangelho ao coração da Paróquia Sagrada Família em suas respectivas comunidades. Para que isto seja possível, temos que abrir nosso coração.  Este é o desejo nosso de todo missionário.”

“Neste dia tão bonito, celebramos ainda com as alegrias natalinas em nossos corações, o Batismo de Jesus. Celebrar o Batismo de Jesus é para nós muito significativo. É um tempo propício para a Paróquia Sagrada Família, que se propôs mais uma vez trabalhar o anúncio do Evangelho realizando as Santas Missões. Somos um grupo de fora, que viemos contribuir como família vicentina, com vocês que são missionários juntamente com Padre Laurindo.”



“Celebrar o Batismo de Jesus, segundo o pensamento de um teólogo, é o “epoderamento” da Missão de Jesus. O poder de Jesus não é qualquer poder. Não é um poder político, como temos por aí. O poder de Jesus é missão, é boa nova, é compromisso, é salvação. No silêncio de Nazaré da Galileia, Jesus passou trinta anos preparando para sua missão, até chegar o grande dia em que foi batizado. Batizado para iniciar sua vida pública, iniciar sua missão, para proclamar a boa nova do Reino a todo povo necessitado. Queridos irmãos e irmãs, isto é missão. Se colocar a disposição para viver e falar do Reino. O Reino é boa notícia. O Reino é vida digna para todos. Como proclamar a vida digna para todos se não cumprindo a nossa missão batismal? Que belo dia para começarmos estas Santas Missões nesta Paróquia. Que belo dia para recordamos nosso batismo. Uns batizaram criancinhas, outros nem tanto, outros batizam já adultos. Recordemos hoje, o batismo de João. O batismo de mudança de vida, o batismo da conversão. Mais recordemos o Batismo de Jesus, esse batismo da verdade, de missão. Todo povo batizado por João se converteu para receber Jesus. O Batismo de Jesus foi o batismo da Missão. Jesus não tinha pecado. Jesus não precisava de conversão, mas ele se sujeitou a este gesto tão profundo de ser batizado imerso nas águas para se solidarizar com aquele povo. Para se igualar ao povo, exceto no pecado, exceto na maldade, exceto na falta de compromisso; mas no seu humanismo.”

“Ao celebrarmos a Festa do Batismo de Jesus nos traz uma série de reflexões com as leituras riquíssimas de hoje. A Primeira Leitura fala do servo fiel. Este servo que não apaga o entusiasmo do coração das pessoas. O servo que não é violento, mas que se coloca a serviço. Este servo podemos delegar a pessoa de Jesus. Ao celebramos seu batismo, vamos colocar em nossos corações o compromisso missionário na sociedade da qual estamos inseridos. A sociedade que sofre com algumas doenças, dificuldades na família, no poder público, na família, nas situações do dia a dia. Nós, como missionários, qual deve ser nossa atitude? A atitude de Jesus. Jesus foi missionário incansável. Diante de algumas situações, fazemos julgamento severo: um casal que se deu mal no casamento, um pai ou mãe solteiros. Não podemos ser assim. O missionário Jesus nos convida a sermos, não somente nestes quinze dias de missão, mas de missão permanente, o missionário que acolhe, que perdoa, que denuncia o pecado, o mal, a injustiça, e que anuncia a paz, a verdade. Nosso papa está pedindo para anunciar a alegria do evangelho.  O missionário não pode ter uma cara de vinagre, de limão. Tem que ter a cara da alegria. Este é o nosso grande desejo, para nossas Santas Missões, para a missão continuar na Paróquia Sagrada Família, que o evangelho seja anunciado com muita abertura, com muita solidariedade.  Que a missão do dia a dia seja acolhedora. Uma paróquia acolhedora. Uma paróquia que anuncie não a tristeza, mas a alegria de viver, a alegria da libertação, a alegria de uma vida nova. Este é meu desejo para os quinze dias de missão. Que Jesus missionário do Pai, que o Espírito Santo protagonista da Missão, se faça presente na vida de cada um de nós.”
Padre Laurindo abençoa as Cruzes Missionárias

Cruzes entregues aos Missionários

Ao final da celebração, Pe. Laurindo abençoou as cruzes missionárias que foram entregues aos missionários vicentinos. Padre Laurindo e Padre Juarez repassaram algumas orientações a respeito do prosseguimento das Missões nas comunidades da paróquia.

Os missionários foram acolhidos pelos representantes das comunidades urbanas e rurais e já seguiram rumo às residências onde ficarão hospedados.

As atividades das Santas Missões Populares Vicentinas já começam neste domingo, dia 11 de janeiro. Fiquem ligados em nosso site/blog, e em especial no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família, para acompanhar mais informações sobre as atividades que serão desenvolvidas neste período intenso de evangelização em nossa comunidade paroquial.  

Fotos: Alisson Faria/PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas