Missa presidida por D. José marca encerramento das Santas Missões Populares Vicentinas

Fiéis de todas as comunidades da Paróquia Sagrada Família compareceram em grande quantidade na Matriz no domingo, dia 25 de janeiro, às 19h, para participar da Missa de Encerramento das Santas Missões Populares Vicentinas. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano D. José Moreira e concelebrada pelos padres Laurindo, msf; Daniel, msf; Pedro, CM; Aguinaldo, CM e José Antônio.

Os seminaristas, religiosos e leigos que vieram até a cidade de Januária também participaram deste importante momento.



Na procissão de entrada, os missionários vicentinos entraram com a bandeira e o banner das Santas Missões. A entrada da Bíblia destacou-se pela presença dos jovens do EJC que entraram caracterizados com as vestimentas usadas no espetáculo teatral o Presépio do Céu. D. José acolheu a criança que interpretou Jesus, elevando-a juntamente com a Palavra de Deus. As leituras foram muito bem proclamadas pelos Missionários Vicentinos e o Salmo cantado pelo jovem atuante em nossa paróquia Marcus Vinícius. Pe. Laurindo proclamou o Evangelho do 3º Domingo do Tempo Comum.

Em sua homilia, D. José agradeceu a Paróquia pela realização das Santas Missões Populares Vicentinas. Veja os pontos principais:

Irmãos e irmãs, louvo a Deus e agradeço a Deus pelo que está acontecendo nesta paróquia que completa neste ano 50 anos de missão. Comemoramos também 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, este ano também é dedicado aos religiosos. Temos muito que comemorar e vivenciar. E aqui, Pe. Laurindo, parabéns. Começando o ano com esta missão. Estes missionários e missionárias, que bom. Só tenho que louvar a Deus por isso. Vai confirmando o que esta Diocese está vivendo desde 2009 até 2013, quando encerramos o Ano da Fé com a grande Semana Missionária. Em 2014, aconteceram as visitas pastorais. Neste ano, estamos com o projeto de Diocese. Plano de pastoral trabalhando dentro desta convocação que nosso papa está fazendo na Evangelii Gaudium, Alegria do Evangelho, alegria de ser missionário. A proposta que a CNBB convoca os bispos do Brasil é fazer da paróquia uma rede de comunidades. É muita riqueza. Parabéns a esta paróquia. A vocês que vieram somar toda esta riqueza neste tempo, só tenho que louvar a Deus.”

“Hoje a Palavra de Deus confirma isso. Na Primeira Leitura, Jonas é chamado a ir a Nínive, a grande cidade. Vocês foram chamados, vai a Nínive, ao Norte de Minas. Nestes dias, nestas semanas, quantas graças, quantas bênçãos, quantas conversões. Jonas fez com que Nínive se convertesse. Fizeram a penitência e Deus tirou o castigo de Nínive. No Evangelho, Jesus chamando André, Tiago, Pedro. Deixaram tudo. Vem, disse Jesus. E eles vieram. Vocês deixaram a família, a paróquia, a vida da comunidade e estão aqui nestas semanas.”

“Eu, como bispo desta diocese, compartilho com a alegria desta paróquia. Os padres da Sagrada Família confirmando a Missão da Sagrada Família de estar longe. São 50 anos trabalhando nesta diocese. Que coisa linda. Este ano é o ano jubilar desta paróquia. 50 anos. E vocês vieram ajudar a fazer esta festa. Motivar esta festa. Mostrar pra nós o que diz a 2ª Leitura, mostrar o que é absoluto, que é Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida. A missão veio para firmar a fé católica. A Igreja é de Jesus. Somos todos missionários nesta Nínive, neste Norte de Minas. O trabalho de vocês anima a cada um de nós a criar nosso espaço. O papa nos convoca a ir às periferias. Qual a periferia da minha vida, da minha família, do meu trabalho? Aonde não tem Deus, é periferia. Vamos lá. Vamos levar Jesus, vamos levar a Palavra de Deus.”


“Vocês vieram reanimar todo este projeto que está aqui nesta paróquia, nesta diocese. Louvo a Deus pelo trabalho que vocês prestaram não só a esta paróquia, mas a Diocese de Januária. Nós aqui na paróquia vamos saber divulgar esta missão de ir ao outro, de ser missionário. Daqui a pouco começa a Campanha da Fraternidade, que nos convoca ir à sociedade. Vamos viver a Campanha da Fraternidade, vamos converter mais. Vamos penitenciar mais, para que o Reino de Deus aconteça. E assim, possamos vencer as crises que está na família, que está na sociedade, a crise da água, a crise da droga, a crise da corrupção. Temos que mostrar o caminho com nosso testemunho de fé. Ah! se os nossos governantes fizessem penitência para governar este país. Mas tem hora que não escutam. Vamos fazer através do Evangelho chegar nosso clamor. Vamos nesta barca de ser missionário, ir com a verdade, ir com a família, ir com amor, acolher a criança, acolher o idoso. Ir às periferias da vida para encontrar, para acolher. Vamos caminhar juntos.”

“Agradeço Pe. Laurindo por esta decisão de começar o ano para celebrar o Jubileu de 50 anos desta paróquia com as Missões. Mostre a face, mostre a alegria de ser igreja, a alegria de ser católico. O centro dos missionários é Jesus. Que sigamos o exemplo de São Vicente, que deixou tudo para cuidar da periferia. É o que vocês fizeram aqui, a mandato de São Vicente. Agradeço a Deus pelo trabalho que fizeram nesta diocese, nesta paróquia.”

Na procissão do ofertório, além do Pão e do Vinho, foram ofertados dois cajados de madeira e as bolsas das Santas Missões Populares Vicentinas. Nosso bispo segurou o cajado e colocou uma bolsa nas costas e realizou o caminhar do missionário.

Ao final da Santa Missa, pe. Laurindo agradeceu a todos os envolvidos.

Irmã Emília agradeceu: “Valeu Paróquia Sagrada Família de Januária MG. Obrigada por nos acolher e possibilitar-nos adentrar o santuário das sagradas famílias que nos receberam. Feliz Jubileu sob as bênçãos da Família de Nazaré.

 A missionária leiga Zózima também se manifestou: “Vivi dias de um calor quase insuportável, mas os abraços calorosos, os sorrisos encantadores e o carinho das pessoas visitadas e dos que nos acolhem compensam tudo. Parabéns aos missionários vicentinos!

Que este tempo de missão reavive nossa fé em busca de um mundo melhor.

Mais fotos destas duas semanas de Santas Missões Populares Vicentinas você encontra no Grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.



Fotos: Alisson Faria/PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas