Apresentação teatral Presépio do Céu emociona público




A apresentação teatral Presépio do Céu, promovida pelo Grupo de Jovens EJC da Paróquia Sagrada Família agradou e emocionou o público. Aconteceram duas apresentações, uma na sexta-feira, dia 23 e outra no sábado, dia 24 de janeiro, após a Santa Missa. 

 Uma das promotoras do evento, Magaly Escobar, assim se pronunciou:
"Durante dois meses, todos os dias, estamos nos preparando. Oficina de voz, oficina de corpo, oficina para confeccionar todos os materiais que estão aqui. Contamos com a ajuda de Pingo nos adereços, na pintura. Durante esta preparação, aprendemos a ser mais solidários, aprendemos o jeito de fazer propaganda impressa, no rádio e na televisão. Trabalhou-se com alguns gêneros textuais. Aprendemos a dominar os corpos no palco. Aprendemos a dominar nossa voz, a projetá-la para o público escutar. Foram dois meses de muito trabalho, estudo e pesquisa. Tivemos que exercer a paciência, tanto eu, como estes dezoito jovens. O melhor de tudo que a gente aprendeu e pesquisou um pouco da cultura barranqueira de fazer presépios. Achamos pessoas que fazem presépio, das quais já tínhamos esquecido. Achamos na internet sites e blogs falando sobre os presépios de Januária."


"Mas vocês devem estar perguntando: Falar de presépio em Janeiro? Já passou o Natal. Nossa intenção quando tivemos a ideia era fazer a apresentação na Missa de Natal. Com as reuniões, o roteiro acabou ficando bastante grande. Vimos alguns espetáculos em DVD do Grupo Galpão, Grupo Ponto de Partida, para poder decidir qual estilo teria nossa apresentação. Nós optamos por fazer um estilo teatro de rua. Vamos montar, vamos pintar o rosto, vamos fazer adereços. E aí o negócio foi ficando grande. Não cabia mais na Missa. A Missa era uma hora e tínhamos apenas 10 minutos para apresentar. Um dos seminaristas que vieram por causa das Santas Missões Populares Vicentinas ajudou na reflexão sobre fazer uma peça com o tema do Natal no final de Janeiro. Ele mencionou a música do Pe. Zezinho, 'Estou pensando em Deus, estou pensando no amor' . Então esta música fomentou a peça, pois ela nos fala que 'se o Natal não fosse um dia, se as mães fossem Maria, se os pais fossem José, e se os filhos parecessem com Jesus de Nazaré.'  Está ai o nosso embasamento"

 

"O roteiro foi construído coletivamente com os jovens, com a colaboração de Gisele e Suzana, minhas irmãs, também a colaboração de Gracinha. Essa equipe se juntou para ir corrigindo as rimas umas das outras. Tinha rima que não era rima. E os meninos do EJC foram completando. E a gente hoje tem a alegria de ter este espetáculo. Agradecemos nossos grandes parceiros:  Tio Welington, que esteve conosco o tempo inteiro; Gracinha, que correu bastante; Suzana; Jossy; as mães e os pais das crianças que estão participando desta peça; Fabrícia, que é mãe da criança que interpretou Jesus; e nossos patrocinadores Lojas Carajás e a Farmácia Juliana. Também agradecemos a Prefeitura de Januária, através da Secretaria de Turismo."



Para Demétrius, integrante do Grupo de Jovens,  "O que mais gostei foi do empenho de todos os jovens do Grupo EJC, da Paróquia Sagrada Família, de todos os casais que nos ajudaram e de todas as pessoas que deram sua contribuição durante estes dois meses de preparação. Aprendemos a valorizar a cultura barranqueira e também com alegria procurar louvar a Deus o ano inteiro, pois Natal não é só um dia. Natal é todos os dias do ano. Agradeço a todas as pessoas que nos ajudaram, aos patrocinadores, a Magaly, ao Welington, Suzana, Gracinha, Jossy, entre outros. "

Esta apresentação foi uma das ações dentro da celebração dos 50 anos da Paróquia Sagrada Família. Toda a renda obtida com a venda dos ingressos foi destinada a reforma da Matriz.



Fotos: Pingo Sales

Comentários

Postagens mais visitadas