Pe. Marconi: "São Cristóvão dá a vida dele para os seus irmãos, para o próprio Deus".

 


Uma grande quantidade de motoristas e motociclistas participaram, na noite de 30 de julho de 2022, da carreata em homenagem a São Cristóvão. A carreata saiu da Praça Tiradentes e percorreu as ruas da cidade de Januária em direção à Capela, no bairro Bom Jardim.  A carreata contou com o apoio da Polícia Militar e teve a participação do Corpo de Bombeiros Militar.

Ao passar em frente à Capela, o radialista Paulo Magalhães animava todos que por ali passavam. E o vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf abençoava os veículos e motoristas. Foi um momento de grande emoção.

Ao iniciar a Santa Missa, os fiéis levaram a imagem de São Cristóvão de forma solene, enquanto o Ministério de Música cantava o hino a este querido santo.

Pe. Marconi refletiu as leituras do dia e também sobre São Cristóvão. Confira alguns momentos de sua reflexão.


"A Palavra de Deus hoje, ela vai mostrar para nós que não devemos ser orgulhosos, não devemos ser vaidosos. Na realidade, as leituras hoje pedem que nós possamos ter todo cuidado para que a gente não leve em conta mais as coisas da terra, que são passageiras, perecíveis. E muitas vezes, fazemos justamente o que as leituras de hoje indicam para que nós não façamos. As leituras pedem que nós usemos os bens terrenos como um meio e não um fim em si mesmo."

.

"Um meio para a gente ajudar as pessoas vulneráveis, como chama o Papa Francisco. Ou seja, as leituras pedem que nós deixemos de ser individualistas. Precisamos pensar no bem-estar de todos.  Porque este é um ensinamento de Jesus Cristo. Toda a vida dele, em toda a missão de Jesus, foi o que ele ensinou. Foi o que ele praticou. Portanto, nós que somos cristãos católicos, devemos imitar a quem? Devemos imitar a Jesus Cristo. Mas é importante a gente observar o seguinte, que: qual é o espaço que a nossa sociedade tem para Jesus Cristo? Ora, o espaço que a nossa sociedade tem para Jesus Cristo, a obra de Jesus, os ensinamentos de Jesus, a prática de Jesus, é praticamente nenhum."

.

"O Evangelho vai falar para nós, essa questão da herança.  Alguém chega para Jesus falando para que ele reparta a herança entre os irmãos. E aí Jesus disse que não é responsável por dividir bens de ninguém. E aí Jesus coloca a importância dos bens materiais. Eles são importantes? Claro que são importantes. Mas não são importantes a ponto da gente perder a salvação por causa dos bens materiais. Ou seja, nós não precisamos, conforme o homem da parábola, acumular os bens materiais. Nós precisamos mesmo é partilhar os bens. Porque os bens materiais não foram dados apenas a algumas pessoas. Pelo contrário, os bens materiais Deus os deixou para todas as pessoas. Portanto, quem tem mais posse, mais bens materiais, não deve acumular, como fez este homem da parábola de hoje. Deve mesmo partilhar com as pessoas que não tem ou as pessoas que tem menos. Aí vocês vão me perguntar o porquê. Porque o acúmulo de bens materiais não nos garante a vida eterna."

.

"Justamente essa vida de simplicidade, de humildade, e estar a serviço de quem mais necessita, São Cristóvão vai imitar o próprio Jesus Cristo. Vai estar a serviço das pessoas. O próprio Jesus Cristo vai dizer assim: 'Eu vim para servir e não para ser servido.' São Cristóvão vai fazer a mesma coisa. Vai se colocar a serviço dos mais necessitados, das pessoas que precisam da ajuda dele. Ele era um homem forte, um homem alto, e este homem ajudava as pessoas a passar o rio para o outro lado. E, aí, ajudando as pessoas, certa vez, ele coloca nos ombros uma criança. E, inicialmente, o peso dessa criança era um peso normal. Só que depois, o peso dessa criança foi se tornando cada vez maior. E aí, significa que, São Cristóvão estava carregando nos seus ombros, não uma criança normal. Estava carregando nos ombros o Senhor do mundo. Estava carregando nos ombros o próprio Deus. Significa que São Cristóvão dá a vida dele para os seus irmãos, para o próprio Deus, para servir a Deus nos seus irmãos e irmãs. Essa é a missão dele, de São Cristóvão. Para nós, servir aos irmãos e irmãs, estamos servindo ao próprio Deus."


Ao fim da celebração, a comunidade homenageou quatro pessoas que se dedicaram ao máximo para o bom êxito das festividades em 2022: a coordenadora da Comunidade Cidinha, o Ministro Extraordinário da Eucaristia Toninho, Maria e sua filha Ludmila. A comunidade também agradeceu a todos que de alguma forma colaboraram para o bom êxito dos festejos este ano.

Ainda recebeu uma belíssima homenagem os mordomos deste ano. Em seguida, passaram a bandeira para os mordomos da festa em 2023.

Pe. Marconi convidou toda a comunidade e demais pessoas para participar da celebração de seus vinte e cinco anos de ordenação sacerdotal, no dia 15 de agosto, 19h, na Matriz. Em seguida, Pe. Marconi renovou os votos matrimoniais de Toninho e Neide, que também celebravam vinte e cinco anos do sacramento do matrimônio.

Após a missa, show ao vivo e deliciosas comidas típicas animaram todos os presentes.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas