Pe. Laurindo: "O bom samaritano é aquele que se dispõe a ir ao encontro"!

 


 

No domingo, dez de julho, celebramos o Décimo Quinto Domingo do Tempo Comum. Na Matriz Sagrada Família de Januária celebrou-se também pelos 52 Anos da Família ECC - Encontro de Casais com Cristo. "Nossa gratidão pelo trabalho, por essa escola de evangelização em nossa Paróquia e na nossa Igreja", disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf ao iniciar a Santa Missa.

Acolhemos o Irmão Luiz Carlos, msf que está no processo formativo em Belo Horizonte e aqui chega, neste mês de julho, para experimentar a convivência comunitária e fazer a experiência missionária.

Assim nos falou Pe. Laurindo:

"Queridas famílias, casais do Encontro de Casais com Cristo, que hoje celebram cinquenta e dois anos de caminhada, dessa escola tão salutar para a formação e edificação de famílias e casais, levando tantas famílias a verdadeiramente encontrar com Cristo, colocando-se a serviço como missionários e missionárias dentro de nossas comunidades e dentro de nossas famílias também."

"A Palavra de Deus hoje nos disse que, um mestre querendo por Jesus em uma situação delicada pergunta: 'O que devo fazer para receber a herança, a vida eterna?' E esta pergunta, por mais capciosa que seja, é uma pergunta que nos remete ao que é essencial ou central da nossa fé. Recordo a palavra de Pedro a Jesus: 'Senhor só tu tens palavras de vida eterna.' Palavra que é permanente, que não se desfaz. E lembrava também da nossa profissão de fé: 'Eu creio na ressurreição dos mortos e na vida eterna.' Lembrar da vida eterna é lembrar da vida em Deus."

 

 

"Ao mesmo tempo, falar da vida eterna é sempre uma oportunidade de fazer um contraponto daquilo que é a realidade do mundo. O que o mundo nos oferece, o que vivemos hoje tem algum resquício de vida eterna? De felicidade duradoura, valores e amores permanentes? Ou aquilo que se oferece para nós hoje, como vida eterna, se desfaz no dia seguinte? Muitas vezes a nossa felicidade, nesse sentido desse mundo, ela é tão passageira. E quando o nosso coração verdadeiramente está em Deus, por mais que a gente perca aquilo que a gente tinha, que vivia com dignidade, mas isso não tirará a alegria e a felicidade do nosso coração."

"E o que devo fazer para receber a herança, a vida eterna? Jesus, mais do que dar algumas respostas, Ele mostra de fato o caminho que deva se trilhar, buscar para receber a herança na vida eterna. Aqui a parábola do bom samaritano. A atitude do samaritano muito se assemelha a de Jesus, ele viu e se aproximou. E ao aproximar ele viu mais profundamente a realidade daquele homem, sentiu compaixão e cuidou dele. Aqui dentro da metodologia de Jesus de ir ao encontro, se a gente não se dispõe a tomar a atitude de ir ao encontro pouca coisa nós conseguiremos ver."

"O missionário é sempre aquele que, assumindo a missão, ide pelo mundo e anunciai o Evangelho com a própria vida. Se ele não ir ao encontro, ele nada conseguirá ver. Viverá uma fé ilusória, um pouco que mágica porque a sua fé que, diz ter, não condiz com a realidade que Deus coloca à sua frente. O bom samaritano é aquele que se dispõe a ir ao encontro. E indo ao encontro das pessoas conseguirá ver ali a realidade nua e crua, as pessoas como elas são."

Antes da bênção final, Pe. Laurindo avisou que na próxima sexta-feira é o início da novena preparatória para a celebração em ação de graças pelos 57 anos da Paróquia. "Gostaríamos de contar com a participação de todos vocês. Reserve esses dez dias para estar celebrando conosco!", afirmou o padre. Todos juntos cantaram os parabéns pelos cinquenta e dois anos da Família ECC e para todos os aniversariantes da comunidade.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas