Pe. Pedro: "Fazer com que a Sagrada Família seja a inspiração contínua das nossas vidas".

 


Na sexta-feira, 15 de julho, aconteceu na Matriz Sagrada Família o primeiro dia da Novena em ação de graças pelos 57 anos da Paróquia. O Irmão Luiz Carlos, msf e o pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf acolheram a todos os presentes.

Na novena refletiu-se sobre o tema: 'A Família, primeira experiência da Igreja" e contou com a participação da Comunidade São Pedro, Comunidade Nossa Senhora de Fátima e Apostolado da Oração. O animador foi o Irmão Luiz Carlos, que fez uma reflexão simples, mas profunda sobre o exemplo de São José.

Concluída a novena, teve início a Santa Missa presidida pelo Pe. Pedro Leonides, msf (pároco da Paróquia São José em São Francisco). Concelebraram Padre Laurindo, Pe. Marconi, msf e Pe. Herbert, msf.  Pe. Laurindo acolheu o Padre Pedro em nome de toda a paróquia.

Pe. Marconi proclamou o santo evangelho. E a homilia, foi proferida pelo Padre Pedro. Veja alguns trechos:

"No início, propus a imagem do caminho porque como cristãos nós somos um povo a caminho. E é com esta motivação, com esta imagem, que nós vamos escutando a Palavra de Deus, deixando com que ela seja o alimento da nossa vida, a direção do nosso caminhar, dos nossos passos. Uma alegria poder estar mais uma vez, nesta paróquia, celebrando esta caminhada de fé. Nos faz lembrar muitos momentos que esta paróquia, que esta comunidade já celebrou, e também nos faz sentirmos presentes nesta caminhada com olhar para o futuro, na esperança que poderemos dar muitos outros passos nesta caminhada. Vamos deixar que a Palavra de Deus nos ilumine nesse início de novena."

 

 

"A Igreja sinodal que devemos ser, de quem caminha junto pela fé, respeitando uns aos outros, no ritmo de cada um, com os mais jovens; com a motivação própria da Infância e Adolescência Missionária; da catequese; as catequistas caminhando juntas; os pais, as mães e os filhos, sendo um família unida; os que são mais experientes transmitindo esse conhecimento, essa sabedoria; uns esperando os outros, quem sabe motivando os outros, nesta mesma caminhada. E assim, como é bom poder estar neste ponto de nossa caminhada, tendo um caminho pela frente, reconhecendo que Deus vem nos visitar e que tem um propósito para conosco e nos acompanha em nossa vida. Que bom que vocês estão aqui, que eu posso vê-los nesta festa e eu faço votos de que vocês continuem firmes na fé, contemplando nessa riqueza que é a Sagrada Família de Nazaré em nossa vida, tendo a humildade, a capacidade de escuta, e sobretudo a luz daquele que veio dizer para nós: 'Compreendam bem isso: Quero misericórdia e não sacrifício.' Que a misericórdia de Deus possa prevalecer em cada passo da nossa caminhada. Amém."

Ao fim da Santa Missa, aconteceu o momento de homenagem à Sagrada Família. Após os noiteiros levarem flores para a imagem da Sagrada Família, Pe. Pedro rezou a oração do Papa Francisco pelas famílias.

Após os avisos, o casal Sérgio e Regina leram uma bela mensagem para Pe. Pedro, relembrando o período em que atuou em nossa paróquia. Pe. Pedro ficou muito feliz e assim agradeceu:

"É verdade, Serginho e Regina. Eu me sinto em família aqui. Não somente com os meus confrades, pe. Herbert, com quem compartilhei boa parte de minha formação, da convivência, e tenho apreço, vocês sabem disso, por ele, bem como também pelo Padre Alfonso que nos antecedeu. E pelos que estão agora na missão, zelando desta paróquia, o Padre Laurindo e o padre Marconi. E olho também com muita esperança, vendo já no ano passado, dois que passaram por aqui e hoje vendo o Luiz Carlos aqui. Além dos trabalhos paroquiais, agora na Paróquia São José, eu também trilho caminhos, e como vocês mesmo contemplaram, ajudando a administrar nossa Congregação, na nossa Província da América Latina dos Missionários da Sagrada Família. Peço as orações de vocês. Já sei que vocês estão rezando e continuem rezando por nós, Missionários, e nós vamos continuar também rezando, caminhando com vocês. Fico muito grato por ter esta oportunidade: a honra de estar aqui no início da novena. E como já disse, que vocês possam aproveitar o máximo: doar de si, com o olhar, com o ouvido, com os sentidos todos contemplar este encontro com Deus e fazer com que a Sagrada Família seja a inspiração contínua das nossas vidas. Muito obrigado pela acolhida e que nós possamos continuar encontrando e caminhando juntos nesta caminhada de fé."

Antes da bênção final, Pe. Pedro cantou junto com a assembleia a música Oração pela família do Pe. Zezinho.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Fotos: Cristiana Nunes / Pascom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família



Comentários

Postagens mais visitadas