Pe. Laurindo: "Perceber também este chamado de tocar nas maravilhas da vida escondida em cada ser humano".

 


No domingo, 29 de maio, a Igreja em todo mundo celebrou a Ascensão do Senhor e o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na Paróquia Sagrada Família também foi celebrado 10 anos de serviço da Pastoral da Comunicação (Pascom).

O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração. Em sua homilia, destacamos:

"Estamos caminhando para o final deste tempo alegre, tempo de vida nova, tempo de esperança que é o tempo pascal, tempo do ressuscitado. Dentro deste tempo, hoje celebramos a solenidade da Ascensão do Senhor. Às vezes podemos perguntar, padre, o que significa Ascensão do Senhor? A Palavra de Deus já responde para cada um de nós. Por entre aclamações Deus se elevou, ao som do toque da trombeta. Assim foi o salmo. Diante dos discípulos Jesus foi levado aos céus. Como na Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos e no Evangelho. Compreendendo que a Ascensão de Jesus está dentro deste contexto da ressurreição. Falar da ressurreição é falar daquele que se levanta, daquele que volta à vida, daquele que tem a vida restaurada. Falar da ressurreição de Cristo é falar daquele que foi glorificado, daquele que venceu a morte, daquele que venceu o sofrimento. Daquele que agora nos dá uma vida não mais marcada pela morte ou pelo pecado, mas pela graça."

"Os discípulos estão ali questionando Jesus que foi elevado aos céus. Diante de uma nuvem eles não mais veem Jesus. No sentido desta teofania, da presença do divino. Jesus agora é tomado inteiramente pela realidade divina, pela realidade da imortalidade. Estar totalmente em Deus. E os discípulos que começaram a olhar. Aí aparecem dois anjos dizendo: 'Por que ficais olhando para os céus? Eles que ficaram fixados os olhos para os céus. Pegar esta afirmação para nos ensinar como uma catequese. Talvez seja uma atitude de muitos de nós. Nós estamos como uma fé a olhar para o alto, está a contemplar Deus todo-poderoso, o Deus que foi elevado, essa visão do divino, olhar para o céu, e muitas vezes perdemos a conexão com a realidade. 'Por que estais aí olhando para o céu? É um risco que corremos de estarmos neste mundo, falar da religião simplesmente da prosperidade, é uma religião que nega o sofrimento. Cada vez mais estamos entrando nesta face da religião de milagres. Da religião que nega aquilo que o padre começou dizendo, que passa pelo sofrimento. Sofrimento como sinal de vida, como sinal de crescimento, de fortalecimento de nossa vida em Deus."

"Nesta santa liturgia, peçamos ao Senhor, Deus da vida nova, para que possa tocar nosso coração, o nosso olhar,  para perceber as belezas, as maravilhas de Deus, mas perceber também este chamado de tocar nas maravilhas da vida escondida em cada ser humano, que às vezes passa desapercebido do nosso olhar."


Os missionários da Pascom fizeram um belo momento de coroação, junto com o repórter cinematográfico da TV Norte João Campos.  Em seguida, Pe. Laurindo renovou os votos de matrimônio de um casal muito atuante em nossa paróquia, Alcíndio Oliveira e Maria. Toda a família esteve presente neste importante momento. Pe. Laurindo convidou os missionários da Pascom para se aproximar do altar, e toda assembleia cantou os parabéns para os missionários, tanto pelo Dia Mundial das Comunicações quanto pelos 10 anos de serviço da Pascom na Paróquia. O padre ainda repetiu as palavras de D. Walmor, presidente da CNBB: "Que a Pascom promova uma comunicação que edifique a vida."


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Cristiana Nunes e Amanda Beatriz / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas