D. José: "Este Congresso Eucarístico para nós veio como uma bênção".

 


Na manhã do sábado, 07 de maio, na Matriz Sagrada Família, aconteceu a missa de abertura da formação da Diocese de Januária para o Congresso Eucarístico. Nosso bispo D. José presidiu a Santa Missa, que contou com a participação de diversos padres e fiéis de toda a diocese.

Padre Laurindo Aguiar, msf , pároco da Paróquia Sagrada Família, acolheu o bispo, os padres e toda a assembleia. Acolheu também o Diácono Sérgio Douets da Arquidiocese de Olinda e Recife. Ele compõe a equipe do 18° Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em novembro deste ano na Arquidiocese acima mencionada.

Após o Evangelho proclamado pelo Diácono Romário Lima, D. José assim refletiu:

"A Palavra de Deus hoje. Amanhã é o dia do Bom Pastor. Ele tinha dito: 'Minha carne é comida. Meu sangue é bebida.' A Eucaristia. Quem come minha carne e bebe meu sangue, com as palavras de Jesus, muitos queriam ir embora. E foram embora. E a pergunta que Ele faz: 'Vocês também não querem ir embora?'  'Mas Senhor, a quem iremos?', diz Pedro. A Igreja. Nossa Igreja é  Igreja discípula e missionária. Não é o meu corpo. Não é meu sangue. É o de Jesus. Como é a Eucaristia? Como viver? Somos todos missionários e missionárias para anunciar ao mundo que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida."

"A crise que vivemos no mundo de hoje é séria. Então por isso este Congresso Eucarístico é uma bênção. A ideia que o Clero decidiu. Esse ano, aproveitando o Congresso Eucarístico Nacional, e aqui na Diocese de Januária, neste Norte de Minas, também nós trabalharmos a Eucaristia, para anunciar Jesus." 

"Por isso, este Congresso Eucarístico para nós veio como uma bênção. Para esta diocese, para este caminho de pastoral, de missionariedade, de sinodalidade. Essa Igreja unida com a missão de anunciar Jesus. Ele que curou os doentes, consolava os tristes, animava. Vamos caminhar. E a Eucaristia é isso."

Ao fim da Santa Missa, D. José agradeceu a todos pela presença, orientou a assembleia para se dirigir ao CEDIF para tomar o café e participar ativamente da formação ao longo do sábado. Concluiu o momento litúrgico, pedindo a intercessão da padroeira da nossa diocese, Nossa Senhora das Dores. D. José perguntou quem na assembleia era mãe. Após a manifestação, toda a assembleia cantou parabéns para todas as mamães.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Colaboração: PasCom Diocese de Januária

 

Comentários

Postagens mais visitadas