Padre Marconi: "Quando nós fazemos a experiência do Cristo ressuscitado, a nossa situação de escassez se transforma numa situação de abundância"!

 


Neste primeiro domingo do mês de maio, a Igreja celebrou o dia de São José Operário e o início das homenagens, neste mês, que é dedicado a Maria.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Marconi Nunes Lira, msf, que assim refletiu em sua homilia:

"O Evangelho de hoje nos fala que Jesus, diferente do Evangelho do domingo passado, que apareceu para os discípulos no dia do Senhor, no dia de domingo. Jesus hoje aparece no dia em que os discípulos estão trabalhando, não é o dia do Senhor. É um dia da semana. Os discípulos do Senhor estão trabalhando, estão pescando."

"Hoje também aqui no Brasil 'a gente celebra' o dia dos trabalhadores, e como é importante o trabalho para a vida das pessoas. Trabalho que dignifica as pessoas. Mas é necessário, que de fato o trabalho esteja sendo precioso para trazer prazer, alegria para as pessoas e não um trabalho, tido muitas vezes, como escravo. Nós não podemos nos tornar escravos do trabalho. O trabalho na realidade deve satisfazer as nossas necessidades básicas. Portanto, também, não devemos fazer do trabalho algo para acumular os bens da criação, que devem ser para todos e não somente para uma minoria."

"O trabalho que os discípulos hoje estão realizando é outro trabalho, é um trabalho pastoral. Jesus vai dizer para os discípulos quando esteve com eles, por três anos: 'Eu vou fazer de vocês pescadores de homens.' Eles estão no mar, passaram a noite inteira e não pescaram nenhum peixe. Mesmo tendo pessoas peritas na pesca, eles não pescaram nenhum peixe, por quê? Porque eles ainda não tinham se tornado pescadores de homens. Porque eles ainda não tinham feito a experiência do ressuscitado na vida deles. Jesus havia passado três anos ensinando a esses homens - 'Eu vou ser morto, e ao terceiro dia vou ressuscitar dos mortos.' Mas a ressurreição de Jesus não é algo fácil de assimilação para nenhum dos discípulos. Eles tiveram muita dificuldade de assimilar, de aceitar e de se convencerem que Jesus havia ressuscitado. E é por isso mesmo que essa experiência do mar, o mar para o povo da bíblia significa uma experiência negativa, de fracasso, de tristeza, ou seja, sem a presença do ressuscitado na barca, na vida dos discípulos, a vida deles se tornou um fracasso."

 

 

"Quando vai amanhecendo os discípulos vão chegando à margem do mar e eles ouvem a voz de alguém, mas eles não reconhecem que é o Senhor. Mas mesmo sem reconhecer, eles obedecem. O Senhor diz para eles: 'Lançai as redes à direita.' Eles lançam a rede e vão apanhar grande quantidade de peixes."

"No Sinédrio, hoje, os discípulos estão sendo julgados e aí Pedro vai dizer para as pessoas que fazem parte do mesmo Sinédrio, que condenou Jesus a morte: 'Nós não obedecemos aos homens, só obedecemos a Deus.' Ou seja, Pedro aprendeu a ouvir e a obedecer a voz de Deus. Em obediência à voz de Deus, à voz de Jesus ressuscitado, a situação de escassez daqueles homens, que estão no mar, se transforma completamente numa situação de abundância, fartura. Quando nós fazemos a experiência do Cristo ressuscitado, a nossa situação de escassez se transforma numa situação de abundância porque Jesus ressuscitado está presente na nossa vida, na vida da nossa comunidade."

Antes da bênção final, um momento para homenagear Nossa Senhora e a todos os trabalhadores, neste dia dedicado ao trabalhador. "Todas as profissões são importantes, seja ele qual for. Hoje vamos homenagear todos os trabalhadores e trabalhadoras. Também queremos dizer que São José, que trabalhou como carpinteiro para sustentar a Sagrada Família, é um modelo, patrono dos trabalhadores e trabalhadoras. Que nós possamos estar recorrendo a ele nesse dia para pedir que proteja todos os trabalhadores," disse-nos Pe. Marconi. Em procissão, alguns paroquianos levaram placas referenciando várias profissões. Em seguida, a Pascom, nesse primeiro dia de homenagens à Maria,  coroou Nossa Senhora.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / Pascom Sagrada Família

Fotos: Rosiane Barbosa / Pascom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas