Diocese de Januária abre Ano Jubilar na Festa de Pentecostes



Todas as paróquias da Diocese de Januária estiveram presentes na Santa Missa da Solenidade de Pentecostes na noite do domingo, dia 15 de maio. 

A Comunidade Divino Espírito Santo da Paróquia Nossa Senhora das Dores acolheu a grande quantidade de fiéis e sacerdotes para Celebração Eucarística que marcou a Abertura do Ano Jubilar dos 60 anos da Diocese de Januária. 


Pe. Gilsônio, Coordenador de Pastoral Diocesano, conduziu a animação antes da Santa Missa, ao som do Hino do Jubileu. Na procissão de entrada participaram os Coroinhas, os membros das comunidades com suas bandeiras, os Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, o Clero Diocesano e nosso bispo D. José, que presidiu a celebração. 

D. José incensou o altar belamente ornamentado. Antes do canto do Glória, aconteceu um dos momentos mais emocionantes. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Dores foi entronizada e levada até ao altar. D. José abençoou e incensou a imagem de nossa padroeira. 

Pe. Welington proclamou o Santo Evangelho. D. José proferiu sua homilia destacando o início do Ano Jubilar. Veja alguns pontos:

 "Que bom que neste dia do aniversário da fundação da Igreja Católica, começamos um novo tempo, celebrando o Jubileu de 60 anos. Antes dos 60 anos, a Igreja já tinha sua história. Antes de Januária, a Igreja já existia em Brejo do Amparo."

"Esta imagem já andou pela Diocese de Januária quando dos 25 anos. É a segunda vez que esta imagem anda pela Diocese de Januária. Anos atrás o número de paróquias era menor. Hoje, temos 22 paróquias e um santuário. É a Igreja crescendo. A Igreja está aí."

"Qual o linguajar do Espírito Santo? É o linguajar do acolhimento, do perdão, da misericórdia."

"Estamos hoje, concluindo este novenário, em honra ao Espírito Santo, na Semana de Unidade dos Cristãos, abrindo o Ano Jubilar desta Diocese. Conosco, a história continua. Que história vamos deixar para nossos filhos, netos? Não é bom olhar para trás e arrepender. Fiz o que eu pude. Caminhei como pude. Botei meu talento a serviço de todos. Caminhei. Não chegou onde eu queria, mas não fui omisso."

"A Igreja sabe aonde vai. E todos nós trabalhamos para o bem comum que é o Reino de Deus, que é esta Igreja, que é esta Diocese. O Espírito Santo nos dá a força, o discernimento, a unidade, a fortaleza para caminhar sem medo."


"Eu agradeço a Deus por esta celebração. Vamos caminhar. No dia 30 de julho de 2017 estaremos aqui em Januária celebrando este Ano Jubilar. Maria vai conosco."

 No ofertório, cada sacerdote recebeu um kit contendo o Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Januária, orientações sobre a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora das Dores e também um CD com o Hino Oficial.

Após a comunhão, foi entregue a cada padre um banner que contém a logomarca dos 60 anos da Diocese da Januária. O banner deverá ficar exposto em cada paróquia até a conclusão do Ano Jubilar. 

Pe. Gilsônio explicou o significado de cada elemento que compõem a logomarca.
O secretário da Diocese de Januária, Silvio de Jesus, leu o Decreto que dispõe sobre as orientações para celebrar este Jubileu, incluindo a sequência das visitas da Imagem de Nossa Senhora das Dores pelas paróquias. D. José e Pe. Natelson assinaram o Decreto. 


Em seguida, membros do Conselho Comunitário da Comunidade Divino Espírito Santo agradeceram a todos que se dedicaram para o bom êxito desta importante festa.

Um dos momentos mais marcantes da noite aconteceu quando D. José, Pe. Natelson, Pe. Welington e Pe. Álvaro carregaram o andor de Nossa Senhora das Dores até a assembleia, onde membros da Paróquia São José da cidade de São Francisco, juntamente com o pároco Pe. Claudeslei, msf, acolheu a imagem de nossa Padroeira. A Paróquia São José é a primeira a conduzir a imagem de Nossa Senhora das Dores. 

A Santa Missa encerrou-se com D. José apagando o Círio Pascal. 


Mais fotos desta bela celebração você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 
Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Arte: Diocese de Januária

Comentários

Postagens mais visitadas