Pe. Laurindo na Vigília Pascal: "Que esta noite marque nossas vidas na luz do ressuscitado."


Vários fiéis compareceram a Matriz Sagrada Família para participar da Vigília Pascal na noite santa de 26 de março. As comunidades São Cristóvão(Bom Jardim) e Santo Antônio também celebraram esta que é a mais importante festa do Cristianismo: a Páscoa de Jesus. Na Matriz, nosso pároco Pe. Laurindo, msf presidiu a Vigília.

  


 Sob as mangueiras aconteceu a Bênção do Fogo Novo e a Preparação do Círio Pascal. Em seguida, os fiéis em procissão se dirigiram para o interior da Matriz. Com as luzes apagadas, Pe. Laurindo incensou o Círio e fez a Proclamação da Páscoa. 


Após as leituras de Gn 1,1-2,2 e Ex 14,15 - 15,1 e os salmos de resposta, a assembleia voltou a cantar novamente Glória a Deus nas alturas, celebrando a vitória de Cristo sobre a morte. Cristo ressuscitou. Pe. Laurindo proclamou o Evangelho de São João 16,1-7 e em seguida proferiu uma bela homilia. Veja alguns pontos:

"Hoje celebramos a Vigília Pascal. Foram quarenta dias de oração, de penitência, de escuta da Palavra do Senhor. Quarenta dias que nos retiramos parra abrir nossos corações para que o Senhor externalizasse para nós seu projeto de amor. Esta celebração é para a Igreja a mãe de todas as outras celebrações. Nós vimos principiar o Fogo Novo, a luz que veio para dissipar as trevas. Este é o sentido pelo qual começamos a Santa Missa lá fora, para exatamente perceber nos sinais do Fogo a própria ação de Deus. Perceber esta luz de Deus, a presença de Cristo ressuscitado."

"A ressurreição de Jesus é para nós esta resistência contra todas as maldades. É a resposta de Deus que nos leva a assumir nosso protagonismo. À luz do ressuscitado nós iremos professar a nossa fé. Iremos dizer a Deus, à comunidade, quais as razões que me fazem estar aqui, quais as razões que me fazem enfrentar as duras realidades que nos envolvem na vida cotidiana."

"A Campanha da Fraternidade não se termina em 40 dias. Deve chamar nossa atenção de procurar a vida, a transformação, a ressurreição. A vida deve acontecer com pequenas atitudes, de modo a garantir a sustentabilidade do nosso planeta, de garantir a permanência da vida humana. Valorizando as pessoas mais que as coisas."

"Que esta celebração nos ajude a sorrir de novo, a caminhar de novo. Que nós possamos sair, ir ao encontro. Ser uma igreja mais missionária, uma Igreja que luta pela defesa da justiça, que luta incansavelmente pela paz. Uma Igreja que sabe acolher, que saiba abraçar. Que esta noite marque nossas vidas na luz do ressuscitado."

Cantou-se a Ladainha de Todos os Santos, onde a Igreja da terra reafirmou sua fé na presença da Igreja dos céus. Padre Laurindo abençoou a água, renovou as promessas batismais da assembleia e, em seguida, aspergiu o Povo de Deus com a água benta.

Ao fim da Vigília Pascal, Pe. Laurindo concedeu seus votos de uma Feliz e Santa Páscoa, desejando que as famílias se reunissem neste dia santo. 

Mais fotos da Vigília Pascal você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família. 
 
Fotos: Ricardo Alves / GO Água Viva
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família 

Comentários

Postagens mais visitadas