"Jesus nos mostra o amor que é serviço, que é gratuidade.", afirma Pe. Laurindo na Missa de Lava-pés

 A Quinta-feira Santa, dia 24 de março, iniciou-se com a Santa Missa do Crisma na Catedral Nossa Senhora das Dores. D. José presidiu a celebração e abençoou os Santos Óleos que serão utilizados em todas as paróquias da Diocese. Na Paróquia Sagrada Família, às 17h30min aconteceu a Santa Missa do Lava-pés e Santa Ceia com as Crianças na Matriz.

Também na Matriz Sagrada Família, às 19h30min aconteceu a Santa Missa do Lava-pés e Santa Ceia (Instituição da Eucaristia) presidida pelo nosso pároco, Pe. Laurindo, msf. Esta celebração contou com a participação da comunidade paroquial. 

A procissão de entrada contou com 6 homens e 6 mulheres que foram escolhidos para a Cerimônia do Lava-pés.

Veja alguns pontos da homilia de Pe. Laurindo:

"Hoje celebramos a Instituição da Eucaristia, a Instituição do Sacerdócio e também da comunidade eclesial, que nasce da Eucaristia. Jesus nos mostra o amor de Deus, que não é passageiro. Eu vos amei até o fim. Deus jamais nos abandonará."

"Para falar deste amor definitivo e profundo, o Evangelista São João descreve a cena do Lava-pés. O que esta cena do Lava-pés nos ensina em nossa caminhada? Primeiramente, Jesus nos ensina que sua missão é servir, propor a fraternidade, viver como irmãos. Neste contexto da ceia, Ele se levanta, tira o manto, e vai lavar os pés dos discípulos. Ninguém se torna menor servindo ao próximo. Por isso, depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus volta a seu lugar novamente. Isso não nos rebaixa, mas nos eleva diante da comunidade e diante de Deus."

"Jesus age igualmente para com todos. Age de uma maneira a não colocar privilégios. Jesus nos mostra o amor que é serviço, que é gratuidade."

"Jesus na Última Ceia instituiu a Eucaristia. Na carta de São Paulo, fizemos memória deste momento. Somos a Igreja discípula que celebra dia a dia a nossa adesão a esta vitória viva que é a presença de Jesus na Igreja. Esta Igreja que é conduzida pela ação do Espírito Santo."

"Quando Jesus institui a Eucaristia, Jesus institui o sacerdócio quando Ele dá aos discípulos este mandato: 'Fazei isto em memória de mim.' Na Eucaristia reforçamos nossa pertença permanente em Jesus."

 "Que o gesto do Lava-pés nos ajude a descobrir o valor da nossa entrega a Deus, o valor da nossa doação, o valor da nossa partilha. Partilhar é entregar nossa vida em favor do outro."


Após a homilia, o sacerdote se paramentou para a Cerimônia do Lava-pés. Pe. Laurindo lavou os pés de 12 fiéis lembrando o gesto de Jesus junto aos apóstolos."


Ao fim da celebração eucarística que inicia o Tríduo Pascal, o Santíssimo Sacramento foi exposto para adoração. Os movimentos e pastorais da Paróquia se revezaram até a meia-noite. Foram momentos de profundo amor a Jesus presente na Eucaristia. 

Para a fiel Ticiane Magalhães Aquino, a cerimônia do Lava-pés foi um "momento muito significativo, onde Jesus nos chama ainda mais a servir o próximo, com amor e humildade."

Mais fotos você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas