Diocese de Januária abre o Ano Jubilar da Misericórdia

  
O domingo dia 03 de janeiro de 2016 foi um dia muito especial para a Diocese de Januária. Às 19h, uma multidão de fiéis de várias paróquias de nossa diocese e praticamente todo clero compareceram à Catedral Nossa Senhora das Dores para a Santa Missa Solene de Abertura do Ano Santo da Misericórdia em nossa Diocese.

O Papa Francisco abriu o Ano Santo da Misericórdia no dia 08 de dezembro de 2015, na Basílica de São Pedro em Roma. Desde então, as dioceses do mundo inteiro estão realizando esta importante celebração a nível regional.

 Antes do início da Santa Missa, procedeu-se do lado externo da Catedral o Rito de Abertura da Porta Santa da Misericórdia. Pe. Gilsônio conduziu este momento, orientando a Assembleia sobre cada momento do Ritual. O Diácono Tiago proclamou o Evangelho da Misericórdia.  D. José se dirigiu até a Porta Santa onde bateu com seu báculo. 

 

D. José abriu a Porta Santa da Catedral Nossa Senhora das Dores e entrou no templo maior de nossa Diocese, ao som do Hino do Jubileu da Misericórdia. Nosso Bispo levou o Livro dos Evangelhos. Em seguida, entraram o Diácono, os seminaristas, os sacerdotes, e, enfim, toda a Assembleia adentrou na Catedral através da Porta da Misericórdia.

Em seguida, teve início a Santa Missa presidida por D. José e concelebrada pelos padres presentes. O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Tiago Miguel. D. José fez uma bela reflexão na sua homilia. Veja alguns pontos a seguir:

"Estamos hoje na Festa da Epifania do Senhor, abrindo a Porta da Misericórdia desta Diocese, nesta Catedral. Esta cerimônia significa para nós a abertura dos corações.  A luz chegou: Jesus. Somos os enviados. Que possamos anunciar Jesus como anunciaram os magos. Os pagãos foram até Belém para ver Jesus e ali adoraram, glorificaram e voltaram glorificando a Deus."


"Que possamos glorificar a Deus neste Ano da Misericórdia. A Misericórdia do Pai é Jesus. É missão nossa, neste ano, sermos misericordiosos uns para com os outros. Não te condenes, não te acuses. Reconheça o teu erro, mas use da Misericórdia. Na família, no trabalho, na Igreja, sejamos misericordiosos uns para com os outros. Ele é a Misericórdia, Ele é a Salvação, somos salvos pela graça de Deus. Nós católicos, a Igreja, temos a face da Misericórdia."


Após as preces, D. José juntamente com os sacerdotes abençoaram a Nova Capela do Santíssimo da Catedral Nossa Senhora das Dores, um local muito bem projetado e construído para que Jesus Sacramentado possa ser ainda mais adorado pela comunidade januarense. Após a Comunhão, o Santíssimo Sacramento foi entronizado na nova capela.


Em seguida, foi lançado oficialmente o Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Januária, aprovado na última Assembleia Diocesana de Pastoral. Fiéis entraram em procissão levando o Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Januária e vários banners do Ano Jubilar da Misericórdia. O Plano de Ação Evangelizadora foi recebido por D. José, enquanto os banners foram entregues aos padres. Os banners devem ser afixados na Igreja Matriz de cada paróquia. D. José entregou o Plano de Ação Evangelizadora ao Pe. Gilsônio, que é o atual Coordenador Diocesano de Pastoral. 

Pe. Gilsônio pediu a colaboração dos sacerdotes e de todo Povo de Deus para colocar em prática o que se propõe o Plano de Ação Evangelizadora.

Pe. Natelson, Cura da Catedral, leu a Ata da Abertura do Ano da Misericórdia na Diocese de Januária. O secretário diocesano Silvio de Jesus leu o Decreto 001/2016, no qual o Bispo Dom José Moreira da Silva informa os requisitos para a concessão de indulgência na Diocese  por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, Jubileu Extraordinário promulgado pelo Papa Francisco. Pe. Gilsônio leu um trecho da Bula ‘Misericordiae Vultus’. Pe. Natelson agradeceu a todos que de uma forma ou de outra deram sua parcela de contribuição para que o sonho da Capela do Santíssimo na Catedral se tornasse realidade. O Sacerdote também fez esclarecimentos e recomendações para que os fiéis possam zelar pela nova capela, mantendo-a como um espaço propício para oração e adoração a Jesus. D. José encerrou a Santa Missa com a Bênção Final.


Mais fotos deste fato Histórico na Diocese de Januária você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família. 

Comentários

Postagens mais visitadas