Pe. Marconi: "Os Reis Magos reconhecem no menino o prometido por Deus".
No domingo, dia 04 de janeiro, aconteceu a Santa Missa da Solenidade da Epifania do Senhor na Matriz Sagrada Família. Padre Marconi Nunes Lira, msf presidiu a celebração. Logo após a procissão de entrada o sacerdote incensou o presépio, o altar e a imagem dos padroeiros: a Sagrada Família. O Ministério de Música Santo Antônio esteve presente e animou a assembleia com músicas deste dia santo. Em sua homilia, Padre Marconi refletiu:
"Hoje nós celebramos a Epifania do Senhor. Celebramos a revelação do nosso Deus às nações. Ou seja, Jesus é apresentado às nações, aos povos, como o Senhor, como aquele que é o prometido de Deus para os povos do Antigo Testamento. E em Jesus nós vamos ter a revelação do próprio Deus. Porque numa outra passagem do Evangelho de São João, Jesus vai dizer assim: 'Eu e o Pai somos um'. Vamos dizer juntos. 'Eu e o Pai somos um. Quem me vê, vê o Pai'. Vamos dizer juntos. 'Quem me vê, vê o Pai'. Ou seja, Jesus mostra que quando nós o conhecemos e quando nós o recebemos, o acolhemos em nossa vida, estamos acolhendo o próprio Pai. E quando nós o rejeitamos em nossas vidas, estamos rejeitando também o próprio Pai."
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
"O evangelho de hoje, nós temos aí o confronto, digamos assim, entre Jesus e Herodes. Mateus vai colocar esse confronto entre essas duas personagens: Jesus, o menino, e Herodes. Mateus vai colocar para nós que os Reis Magos, eles veem a estrela lá no Oriente e eles têm uma intuição que pede para que eles sigam aquela estrela. Eles seguem a estrela lá no Oriente e a estrela vai levá-los à cidade de Jerusalém. E lá na cidade de Jerusalém, os Reis Magos, eles vão perguntar ao povo: 'Onde nasceu o rei? O rei dos judeus. Nós queremos adorá-lo.' E Herodes, quando fica sabendo que os magos estão lá em Jerusalém perguntando onde nasceu o rei dos judeus, Herodes fica perturbado. (...) O rei Herodes, que era um rei, um rei malvado e que inclusive depois que ele sabe do nascimento do menino Jesus, ele vai mandar matar todas as crianças que teriam a mesma idade do menino Jesus. O menino Jesus vai escapar porque José e Maria e a criança fogem para o Egito. Por isso que o menino Jesus vai escapar."
Santa Missa | Solenidade da Epifania do Senhor | Domingo - 04/01/2026 | 19h
"Herodes, na realidade, queria convencer os magos de que ele, Herodes, queria ir adorar o menino. Claro que Herodes não queria ir adorar o menino, até porque Herodes estava com medo, estava com pavor, ficou perturbado com a notícia do rei que nascera. Na realidade, Herodes já tinha em mente matar o menino para não perder o poder. É interessante como a gente vai perceber a maldade no coração de Herodes quando ele chama os magos e vai instruí-los para que eles possam ir obter informações exatas onde está o menino e voltem para dizer a Herodes onde o menino estava para que ele possa ir adorar. Herodes não tinha nenhum interesse em ir adorar o menino. Claro que não. E é interessante que também a estrela que os magos tinham visto no Oriente, quando eles chegam em Jerusalém, a estrela desaparece. Ou seja, porque Jerusalém ali está todo tipo de escuridão. E quando eles saem de Jerusalém, a estrela reaparece e eles ficam com grande alegria porque a estrela reaparece e vai guiá-los até onde está o menino. E quando eles veem o menino, eles se ajoelham, prostram-se diante do menino e de sua mãe e adoram o menino. Reconhecem no menino o rei deles, reconhecem no menino o prometido por Deus para salvar toda a humanidade. E eles vão oferecer o que eles têm de melhor. Ouro, que representa a realeza do menino, incenso que representa a divindade do menino. E mirra, que vai representar também a morte com que aquele menino irá passar."
Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre a Missa em Ação de Graças pelo trabalho do Padre Laurindo, msf na Paróquia Sagrada Família. A celebração acontecerá no dia 01 de fevereiro de 2026, às 9h, na Matriz.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Laura Medrado / PasCom Sagrada Família


Comentários
Postar um comentário