Pe. Laurindo: "Aquele que ama sabe valorizar o simples".
Na quarta-feira, vinte e quatro de dezembro, às 19h30, a comunidade reuniu-se na Matriz da Paróquia Sagrada Família para celebrar a Vigília de Natal. “Alegremo-nos todos no Senhor, porque o nosso salvador nasceu no mundo. Hoje para nós desceu do céu a verdadeira paz”. Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a celebração, concelebrada pelo Pe. Herbert Rohleder, msf. Após Pe. Hebert proclamar o evangelho, assim refletiu Pe. Laurindo em sua homilia:
“Estamos reunidos como Igreja, em vigília, para acompanhar e acolher o filho da promessa, Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje nasceu para nós o Salvador que é o Cristo Senhor. É o que declara para nós hoje a liturgia. Nesta noite santa somos convidados, no silêncio do nosso coração, a perceber a chegada, a presença de Deus, no seio da Sagrada Família, que se faz no presépio que aqui está. Escutar nesse silêncio a boa notícia que Deus tem para todos nós: ‘Hoje nasceu para todos nós o salvador, que é o Cristo Senhor’. Essa é a boa notícia que hoje celebramos”.
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Podemos destacar três momentos do evangelho que narra para nós: o nascimento de Jesus, o anúncio e o acolhimento. Essas três realidades que iluminam de modo especial essa liturgia do nascimento do nosso salvador. Aquilo que é anunciado significa que alguém precisa acolher. Se tem alguém que anuncia é porque tem alguém que precisa acolher. E aonde Jesus nasce? Jesus nasce em uma realidade concreta, Jesus entra na história. É a união do céu com a terra. É a união do divino com o humano, assim hoje celebramos. O evangelista São Lucas para mostrar essa historicidade vai falar que tudo isso se deu na época do governador César Augusto, na época do recenseamento. A cena do nascimento de Jesus explicita a humildade. É um convite de Deus para um estilo de vida que devemos desenvolver. Um Deus que quer que valorizemos os pequenos. A gruta contrasta com os grandes palácios dos reis. O anúncio da boa nova, num primeiro momento, foi dirigido aos pastores. E quem são os pastores? São pessoas simples. Não são pessoas lembradas constantemente pela sociedade. Os pastores eram tidos naquela época como pessoas invisíveis, ou pessoas pagãs, impuras. Mas o anjo do Senhor é enviado para eles. Vamos perceber que o sinal de Deus, aqui revelado, do nascimento aqui na manjedoura não é um sinal de poder, mas é um sinal de amor. Aquele que ama sabe valorizar o simples”.
Santa Missa| Vígilia de Natal |Quarta-Feira |24/12/2025| 19h30
“Outra mensagem importante da chegada do Menino Jesus é a proclamação da paz. Paz aos homens por ele amados. A paz deve ser uma realidade que nós como Igreja, como cristãos, devemos sempre perseguir, porque a paz é um grande sinal de que Deus está no meio de nós, agindo entre nós. Aqui já trazendo a realidade do acolhimento. Hoje celebramos a certeza de que Deus vem ao nosso encontro. Deus caminha conosco na nossa história. Celebrar o Natal não é apenas celebrar que Deus nasceu em Belém é reconhecer que Deus quer nascer em cada um de nós, em nossas vidas”.
.
Antes da bênção final, Padre Laurindo convidou as crianças, recém-nascidos para se colocarem em frente ao altar. Em seguida, toda a comunidade entoou o canto “Noite Feliz”. Uma procissão luminosa iluminou o presépio.“Em nome da nossa paróquia, nossos padres que aqui estão conosco nessa missão de pastorear, de cuidar, de anunciar desejamos a você a sua família um Feliz Natal. Que a luz do Menino Deus, que a presença de Jesus salvador renove o coração e ilumine as vossas vidas”.
.
Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Foto: Reprodução do Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária


Comentários
Postar um comentário