Pe. Laurindo: “A verdadeira justiça se faz revelando a nossa fé, a nossa confiança em Deus, como bem fez São José”!


 Sejam todos bem-vindos a este último domingo preparatório para o Natal do Senhor. Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf ao iniciar a celebração do domingo, 21 de dezembro, na Matriz da Paróquia Sagrada Família. Dia em que acendeu-se a quarta vela da Coroa do Advento.

Pe. Laurindo proclamou o evangelho. Segue alguns trechos da sua homilia:


“Estamos chegando no ápice da preparação para o Natal do Senhor. Hoje com o ascendimento da quarta vela significa que aquela pequena chama, pequena luz se avolumou. Ao longo das semanas escutamos o profeta Isaías, que já narrava para nós a esperança do povo de Israel, a esperança do povo de Deus. Que o Senhor iria fazer nascer do meio do povo o Messias, que viria da descendência de Davi. Escutávamos nas semanas passadas a figura do profeta João Batista, o escolhido por vocação para preparar os caminhos do Senhor. E agora, na eminência de celebrarmos o Natal, estamos meditando sobre a figura de Nossa Senhora, Maria Santíssima e São José, próximo ao nascimento”.


Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.


“O Evangelho que hoje escutamos dá o destaque para a figura de São José. Traz a genealogia de Jesus segundo o evangelista São Mateus. São Mateus que era judeu. Ele tem uma preocupação de fazer essa ligação da pessoa de Jesus com aquilo que era a esperança do Messias esperado pelo povo. E quem vai fazer esta ligação, unir a pessoa de Jesus a essa esperança da descendência de Davi é José. O evangelho fala de José, filho de Davi. Então José é o pai legal, o pai adotivo de Jesus. Através de São José, Jesus entra nessa descendência de Davi, o Messias, o libertador esperado”.


Santa Missa| 3º Domingo do Advento |21/12/2025| 19h


“A figura de São José apresentado para nós, como um homem justo, temente a Deus. Um homem que não só obedece aos preceitos, um homem piedoso que age segundo a Lei, mas que também explicita para nós o valor da fé e da confiança em Deus. A verdadeira justiça se faz revelando a nossa fé, a nossa confiança em Deus, como bem fez São José. São José é também conhecido como o homem do silêncio. Nenhuma palavra saiu de sua boca, mas nós compreendemos a importância de São José pelas suas decisões, pelo seu comportamento, pelo seu agir. Antes de falarmos para Deus o que queremos, precisamos escutar de Deus o que ele quer de nós, qual a obra que ele quer que cada um realize. E isso aprendemos com São José. Como São José devemos exercitar em nossas vidas a nossa fé, a nossa confiança em Deus para que isso se traduza em acolhimento dos irmãos e irmãs e de modo especial acolhimento daquele que está afastado, daquele que de alguma forma mexeu com nosso ego, com nossa vaidade”.


Antes da bênção final, nos avisos a informação de que a missa do dia 24 de dezembro (quarta-feira), missa da Vigília Natal, será realizada às 19 horas e 30 minutos. Recomendou-se levar um quilo de alimento não perecível para doação.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas