Pe. Laurindo: "Jesus é a esperança de um mundo novo".

 


No sábado, 30 de março, às 19h30, aconteceu na Matriz Sagrada Família a Vigília Pascal, presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. A vigília começou do lado externo da Matriz, às escuras,  representado as trevas. Padre Laurindo abençoou o Fogo Novo e preparou o Círio Pascal, representando a luz de Cristo, que venceu a morte.

Os fiéis seguiram até a Matriz onde Padre Laurindo realizou a Procissão do Círio Pascal. Em seguida, proclamou-se a Páscoa. Foram proclamadas três leituras do Antigo Testamento mostrando como Deus salvou seu povo ao longo da história da salvação. Após o tão esperado canto do Glória, uma leitura do Novo Testamento revelou como nos últimos tempos Deus enviou seu Filho como Redentor.

Padre Laurindo proclamou o evangelho que narra a experiência da ressurreição. Em sua homilia, nos deixou importantes orientações.


"Hoje estamos celebrando o Sábado Santo, Vigília Pascal. Significa para nós que a Igreja nos convida a nos colocar em vigília, atenção, em oração, para perceber, para captar os sinais do ressuscitado, os sinais que Deus realiza em nossas vidas e de modo muito especial na nossa Igreja. Vigiar, estar atento, vigiar com as ferramentas corretas. Vigiar, nos colocar em silêncio, se colocar em oração, se colocar na atitude de alguém que está a fazer memória da Palavra de Deus. Trazer esta Palavra de Deus para que ela vá  iluminando as realidade de trevas, as realidades de dúvidas, as realidades de fechamento. As realidades que, muitas vezes, onde a vida, a luz, não se apresenta, não aparece. Então a Igreja que celebrou e que celebra a morte do seu fundador; ser cristão, o cristianismo se funda na pessoa de Cristo, como centro; a Igreja que  celebra sua morte, a Igreja que está nesta viva esperança, vigilantes para celebrar sua ressurreição. Para celebrar o verdadeiro encontro, não o de morte, mas o grande encontro de vida."



Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.


"A ressurreição de Jesus é o princípio da nova e definitiva criação. Jesus recria o ser humano. Jesus é a esperança de um mundo novo, de um mundo novo para todos nós. Ele é o princípio do qual foi na nossa vida a força de Deus e restaura em nós a semelhança com o divino, a semelhança com Deus. Se este ser humano foi deformado pelo pecado, Jesus veio para devolver a semelhança com o nosso criador. A partir do Cristo ressuscitado, tudo ganha o seu justo valor."


 

 


"Dizer que Jesus não estava mais na cena da morte,  não estava mais no sepulcro, quer dizer que Jesus para nós não deve ser buscado ou vivenciado, neste sentido, de Jesus que viveu há mais de dois mil anos, de Jesus que não existe mais. A ressurreição de Jesus não é a memória, mas é a presença que ele mesmo nos diz: 'Estarei convosco todos os dias.' Vai lá e avisa os discípulos e a Pedro que se dirijam para a Galileia. Lá estarei à frente deles. A ressurreição é a presença de Jesus. Que anima, que orienta, que dá força, que resgata a esperança e a vontade de caminhar na vida de cada discípulo. Nesta obediência às palavras de Cristo Ressuscitado, é nesta fé da palavra do Cristo Ressuscitado, que a Igreja faz hoje essa vigília. Celebra esta Eucaristia como a nossa Páscoa.  A Páscoa de alguém que deixou seu mandamento maior de amor, que celebramos na quinta-feira, de alguém que morreu na cruz, e de alguém que agora está a comprovar o que disse para os discípulos: 'Ressuscitarei e não vos deixarei sós!' Eu estarei à frente. Eu estarei presente."


Cantou-se a Ladainha de Todos os Santos e Padre Laurindo abençoou a água que foi aspergida sobre os fiéis. Em seguida, todos os presentes renovaram suas promessas batismais. A partir deste momento, continuou-se a Santa Missa.

Ao fim da Vigília Pascal,  avisou-se sobre a Festa de Misericórdia no domingo, dia 07 de abril, a partir de 15h, na Matriz. Pe. Laurindo desejou a todos uma Feliz e Santa Páscoa, e agradeceu de forma especial a todos que colaboraram de alguma forma para a promoção da Semana Santa em nossa paróquia.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa e Gracielle Ferreira / PasCom Sagrada Família



Comentários

Postagens mais visitadas