Pe. Laurindo: "É preciso se comportar como discípulos".

 


Na noite de 28 de abril de 2024, ocorreu na Matriz Sagrada Família a Santa Missa do Quinto Domingo da Páscoa. A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf e contou com a participação dos missionários e missionárias da Pastoral Familiar.

Após a proclamação do evangelho, Pe. Laurindo assim refletiu:


“Jesus se apresenta para a comunidade dos discípulos como a videira verdadeira. Nesse sentido, podemos compreender que Jesus está a fazer uma crítica e, ao mesmo tempo, a dizer de uma nova realidade, de uma nova videira, ou uma nova vinha que agora começa. Ele está a dizer que a videira que antes existia, esta videira não se comportou como deveria, não se comportou como povo eleito, não soube escutar, deixou-se levar pelas realidades mundanas, deixou-se levar pelo pecado, deixando assim de produzir frutos. Jesus é a nova videira ou a videira verdadeira. É um novo povo que nasce agora desta fidelidade a Deus. Falar da videira verdadeira, desta verdade que implica esta íntima ligação com o Pai, essa íntima ligação com Deus, e ele jamais foi infiel a Deus, porque ele cultiva uma relação, vamos dizer assim, umbilical, uma verdadeira aliança em que ele tem consciência de que é o Pai que cuida dele. Assim como o Pai cuida, como um agricultor cuida da videira, o Pai também quer cuidar de cada um de nós, seus discípulos.”



Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.



“A palavra chave desse evangelho, poderíamos trazer a palavra ‘permanecer'. Nós somos cristãos, nascemos das águas do batismo, nós nascemos para Cristo. Quer dizer, à medida que nós passamos a conhecer a Cristo, conhecer quem é Deus, quem é Jesus, aderimos a Jesus, a Deus, querendo participar da sua missão, da sua vida, então, no batismo, nós recebemos a vida divina que Cristo nos oferece, nós recebemos um amor divino que Cristo nos oferece, recebemos a semente de eternidade que Cristo nos dá, a semente de vida eterna, semente de salvação. Mas nós sabemos que para que essa semente que foi lançada no nosso coração, na nossa vida, ela produza frutos, Jesus nos coloca que é preciso permanecer. É preciso ser fiel, é preciso perseverar, é preciso se comportar como discípulos, e aqueles que vivem como discípulos terão como consequência a produção, terão como consequência o resultado, que é abundância, abundância de frutos para a vida do mundo, e através disso, para glorificação ou santificação do nome do Senhor.”


 

 


“Que nós possamos, nesta metáfora da videira, cultivar e fortalecer nossa ligação, nosso vínculo com Jesus, para que nossa vida não seja estéril e para que não sejamos jogados fora da vinha, queimados como inúteis. Mas, que sejamos cuidados, zelados e limpados por Deus, por Jesus e por sua palavra, para que nossa família e nossa vida sejam sempre mais fortalecidas.”


Ao final da Santa Missa, avisou-se sobre o Encontro da Ação Missionária Deus Conosco, que ocorrerá nos dias 03, 04 e 05 de maio, contando com a presença do Diácono Tiago, missionário redentorista. Também foi informado que na próxima sexta-feira, dia 03 de maio, não haverá Santa Missa e Celebração da Palavra, devido à ordenação presbiteral do diácono Eduardo, em Montalvânia. Além disso, foi comunicado que as encomendas da camisa comemorativa dos 59 anos da Paróquia Sagrada Família já podem ser feitas na Secretaria Paroquial.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa. 


Texto: Edilza Madureira / PasCom Sagrada Família 

Foto: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família 

Comentários

Postagens mais visitadas