Pe. Laurindo: "Os avós são no seio familiar um sinal de unidade, sinal de equilíbrio."

 


No domingo, dia 25 de julho, a Igreja em todo mundo celebrou o Dia Mundial dos Avós e Idosos, convocado pelo nosso Papa Francisco. Em nossa Paróquia Sagrada Família, a Pastoral Familiar motivou os paroquianos durante toda a semana para bem celebrar este dia especial.

A Santa Missa do domingo à noite, na Matriz, foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e contou com a participação do Irmão Guilherme, msf e Irmão Alexandre, msf.

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

"Hoje estamos celebrando um dia especial para nossa Igreja. Dia este que o Papa Francisco decretou como Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Festa que deve ser celebrada no domingo mais próximo a festa dos avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim. Esta festa, aqui colocada para toda Igreja, como forma de levarmos a valorizar, a cuidar, a louvar e bendizer a Deus pela vida destas pessoas tão especiais para o mundo. Se hoje nós temos tantos coisas, é porque essas pessoas já deram testemunho, e continuam a dar testemunho a cada um de nós, seja no seio familiar, seja no seio da comunidade eclesial, seja no seio  da comunidade social."

"Para nós,  falamos muito da importância da família. A família é muito importante. O papel do pai, o papel da mãe, a educação, a Igreja doméstica. E nós sabemos que as configurações familiares hoje, não seguem mais o modelo de a família: ter um pai, ter uma mãe. São muitas configurações. E dentro das configurações atuais, nós percebemos que os avós têm um papel fundamental. Eles são no seio familiar um sinal de unidade, sinal de equilíbrio, sinal de perseverança, sinal de resistência. Em muitas famílias, não são os pais que levam as crianças para a catequese, ou que levam as crianças para a escola, e assim por diante. Percebemos que muitas crianças são educadas na fé e são acompanhadas pelos avós. E muitos filhos que, de fato, dão graças a Deus por ter os seus pais, os avós. Se não, não poderiam trabalhar e exercer a sua profissão."

"São estas pessoas que em meio a este mundo  capitalista e individualista, este mundo que de certa forma se apresenta como antinatalidade,  antinascimento, em que a felicidade do casal não se permite outra pessoa que venha a atrapalhar. Então, assim como a criança, para muitos, vem para atrapalhar, não vem como bênção de Deus - como assim nos ensina a Santa Igreja, para muitos filhos os idosos estão para atrapalhar. Atrapalhar a felicidade, atrapalhar a curtir a vida. Essas pessoas que deram a vida, cuidaram, ensinaram. E agora, estão precisando de cuidado, de amor, de zelo, de carinho. É neste sentido que o Papa Francisco nos convida a valorizar, a amar os nosso avós, os nossos idosos. Reconhecendo que a sabedoria que cada um carrega é importantíssima para a construção de uma sociedade. A construção dos valores e princípios que devem reger nossas vidas. Nós falamos de princípios e valores necessários como uma forma de viver e conviver e respeitar e amar nosso próximo. Falamos de valores que nos colocam limites. Valores que nos ensinam a renunciar a nós mesmos para poder oferecer aquilo que temos para o outro."

"A Liturgia da Palavra neste final de semana nos fala do pão material, mas que temos que compreender a acolher em nós, o pão da vida, que é Jesus. São Paulo, que refletimos na Segunda Leitura, e aqui o salmo também coloca para nós, falando para nós deste alimento. O salmista que acredita. 'Saciai vossos filhos, ó Senhor.' E é interessante essa palavra do salmista. De que modo Deus vai saciar os seus filhos? Aonde Deus está presente? São Paulo vai nos falar algo bem interessante. 'Aplicai-vos a guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos.' E por fim, onde o padre está querendo chegar. 'Deus Pai de todos, age por meio de todos e permanece em todos.' Assim como Deus Pai quis enviar seu Filho, agir através do Filho, Deus também quer agir através de nós, da nossa fé, que não é diferente daquilo que Jesus pregou, que Jesus revelou a nós. O projeto de Deus, a vontade de Deus, aquele que Jesus nos deu a graça de chamar de Pai. Não é Pai só de um, é Pai de todos nós."



Ao fim da celebração eucarística, e também das outras celebrações no fim de semana, a Pastoral Familiar fez uma belíssima homenagem aos avós e idosos. Os que estiveram presentes na Matriz, receberam uma lembrança da Pastoral Familiar.

Em seguida, Pe. Laurindo comunicou que o Irmão Alexandre encerrou o período em nossa paróquia. Ele voltará agora para Belo Horizonte, para continuidade dos estudos. Irmão Alexandre agradeceu a toda a paróquia pelos dias que conviveu conosco. Toda assembleia o aclamou com uma salva de palmas. Padre Laurindo ainda apresentou a mãe do Irmão Guilherme, que veio até Januária fazer uma visita ao filho. Ela também foi acolhida pela comunidade paroquial com uma salva de palmas.


Confira abaixo a homenagem aos avós e idosos preparada pela Pastoral Familiar.

 


 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família



Comentários

Postagens mais visitadas