Pe. Carlos: "A família deve ser sempre o lugar do encontro."

 


Aconteceu na noite de 15 de julho de 2021 o sétimo dia da Novena em honra à Sagrada Família. O Irmão Alexandre, msf conduziu a Novena, acolhendo a toda a assembleia, a todos os que acompanharam a transmissão e também aos noiteiros do dia: ECC, Ministros da Eucaristia, Pastoral do Dízimo e Com. São Pedro (Pau D'Óleo). O tema refletido foi o seguinte: "Família, lugar de oração e da presença de Deus”.

Em seguida, teve início a Santa Missa presidida pelo Pe. Carlos Brito, pároco da Paróquia Sagrado   Coração de Jesus, em Itacarambi. Concelebraram nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf  e nosso vigário Pe. Herbert, msf. Esteve presente o seminarista diocesano Ulisses.

Em sua homilia, Pe. Carlos mostrou para a comunidade paroquial valiosos ensinamentos a respeito da vida em família. Veja a seguir, alguns trechos de sua homilia, que pode ser conferida na íntegra no Canal do Youtube Paróquia Sagrada de Família.

"Falar de família é algo muito belo e maravilhoso. E nos engrandece, e sobretudo, engrandece a nossa alma. Porque muitas coisas podem nos recusar: uma amizade, uma profissão, um trabalho, se duvidar até a Igreja. E quando somos recusados de muita coisa, o único refúgio que nós temos, é a nossa família. Eu creio que lá nós podemos encontrar descanso. Mas para que a nossa família seja um ambiente, o lugar adequado, o lugar propício, favorável ao nosso descanso, aonde que a gente pode sentir o fardo leve e o jugo suave, é preciso então aquilo que Paulo fala na primeira carta que ele escreve a Timóteo, no Capítulo Quinto, Versículo Oitavo: 'Se alguém não cuidar dos seus, e sobretudo, da sua casa ou da sua família, é renegar a fé e é pior que o incrédulo.' Olha só a palavra de Paulo. Se alguém que não cuidar da sua família, não cuidar é renegar a fé e é considerado pior que um incrédulo."

"A família é um lugar do cuidado mesmo. A família é o lugar do refúgio. A família deve ser sempre o lugar do encontro. A família deve ser o lugar do colo. É o lugar dos afetos. É lá. Antes de a gente ir para qualquer outra instituição, até mesmo ir para o mundo, a gente passa pelo seio familiar. Muitos falam que padre não tem família. Eu talvez não seja um pai de família. Mas eu tenho uma família. Graças a Deus ainda tenho minha mãe, dez irmãos e uma 'cambada' de sobrinhos. Então eu tenho minha família. E assim como nós padres muitas vezes cuidamos do povo, só que não podemos descuidar de nossas famílias, não. Sabe por quê? Porque foi ela que nos favoreceu a chegar neste mundo, e por meio dela, e incentivo dela, chegamos também ao Sacerdócio. Muitos consideram que o Sacerdócio é muito mais importante que o Matrimônio. Mas eu considero o Matrimônio muito mais importante que o Sacerdócio, porque sem família não tem padre. Não existe padre, se não tiver família. De onde nasce um padre? De dentro de uma família. "

"Somos convidados hoje pela Palavra do Senhor, que possamos encontrar em Cristo um descanso. Esse descanso aqui, não é simplesmente falar assim: 'Jesus, eu estou cansado hoje, estou fadigado, me dê um colo.' Sim, até que espiritualmente tem hora que a gente faz isso em nossas orações. Só que é muito mais que isso. Nossa capacidade de descansar em Cristo é quando a gente toma postura de assumir o cuidado em nossa vida. Assumir a capacidade de transformação em nossa vida. Eu lembro muito bem que minha mãe fumou por muito tempo. Eu perdi meu pai muito cedo com seis anos de idade. Até então eu dormia na mesma cama que ela. E pelo fato de ela fumar durante a noite, acabei sendo um fumante passivo. Teve um dia então na vida dela, eu lembro até hoje, que ela às oito horas da manhã, sentadinha na porta, ela disse: 'Meu filho, a partir de hoje, eu não vou mais fumar.' E ali eu percebi que minha mãe encontrou um descanso. Porque quando estamos com vício que nos perturba, que nos maltrata, que nos desumaniza, a gente fica sempre cansado. Observe que um casamento mal zelado, mal cuidado, é um casamento cansado. E pra sair deste cansaço é preciso ter atitude. É preciso criar hábitos novos. Que sejam hábitos qualificados, que nos possam nos humanizar e nos cuidar uns dos outros. E daí, que nós possamos transformar nossas famílias de fato em lugar de oração. E ali aquela família sentir, de fato, a presença de Deus." 

Ao fim da Santa Missa, os noiteiros fizeram uma bela homenagem aos padroeiros de nossa paróquia. O casal pós-encontro do ECC, Welington e Elizabete Ponciano, fizeram uma bela homenagem ao Pe. Carlos, que se mostrou bastante agradecido pelo convite. O padre convidou ainda todos os fiéis que, ao passar por Itacarambi, façam uma visita a Paróquia Sagrado Coração de Jesus.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas