Pe. Herbert: "A comunidade de fé da Igreja está construída sobre um fundamento estável."

 


No domingo, 04 de julho, a Igreja celebrou a Solenidade de Pedro e Paulo, apóstolos. Na Matriz Sagrada Família, nosso vigário Pe. Herbert, msf presidiu a Santa Missa no sábado a noite e domingo de manhã. No domingo a noite, aconteceu a Celebração da Palavra presidida pelo Ministro da Eucaristia Wellington Neves, devido ao um problema de saúde de nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que já está bem e de volta as atividades.

Vamos destacar aqui, um trecho da homilia do Pe. Herbert:

"As grandes igrejas góticas da Europa estão construídas sobre um fundamento sólido e invisível. Nem todos os visitantes destas catedrais sabem que  conforme a estatística medieval, a mesma quantidade de pedras necessárias vista de fora dos muros, colunas, toras, abóbadas, e também a mesma quantidade de pedras foi usada para lançar os fundamentos. Fundamento invisível, contudo sólido. Nem as bombas inglesas da Segunda Guerra Mundial conseguiram abalar a Catedral de Colônia, por exemplo. E também a comunidade de fé da Igreja está construída sobre um fundamento estável. O fundamento dos apóstolos. Dois desses apóstolos celebramos hoje: Pedro e Paulo."

"Simão Pedro era natural de Betsaida, e era pescador de profissão. Seu irmão André o levou a Jesus para o primeiro contato. Ele seria a cabeça do grupo dos apóstolos após a ressurreição de Jesus e deteve-se na cidade de Jerusalém. Mais tarde partiu para uma viagem missionária. Perto do ano 50 estava em Jerusalém, participando do Concílio dos apóstolos. Mais tarde, o encontramos em Roma. E sob o regime de Nero, sofreu a morte de mártir."

"Paulo nasceu em Tarso, na diáspora judia. Recebeu a formação de um rabino e perseguiu a jovem comunidade cristã. A caminho para exterminação dos cristãos em Damasco, encontra Cristo. Este encontro transforma toda a sua vida. Ele se deixa batizar e se retira em isolamento de três anos. E depois disso começa a anunciar o Evangelho de Cristo. Foi apresentado aos demais apóstolos e inicia sua missão entre os pagãos. Igual a Pedro, também sofre o martírio, sendo decapitado fora dos muros de Roma. Como na catedral gótica o decisivo é o fundamento invisível, assim também, os dois apóstolos fizeram experiências fundamentais que determinaram sua fé e sua missão."


Ao fim da celebração foi avisado sobre o início dos Festejos dos 56 anos da Paróquia Sagrada Família, na próxima sexta-feira, dia 09 de julho.


Foto e Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas