Pe. Herbert: “Se alguém vive o que anuncia e põe em prática, então ele merece confiança, pois ele é fidedigno.”

 


No sábado, dia 10 de julho, aconteceu o segundo dia da Novena em honra à Sagrada Família. O Fr. Alexandre, msf conduziu a novena que teve a participação do Ministério dos Leitores, da Pastoral do Batismo e da Com. São Paulo (Boa Vista). O tema proposto para o segundo dia foi o seguinte: "Família, primeira educadora na fé". Também foram noiteiros a Legião de Maria, a Pastoral do Dízimo e Com. Nossa Senhora de Nazaré (Estância Nazaré).

A Santa Missa foi presidida pelo nosso vigário Pe. Herbert, msf.  Fr. Alexandre e o Fr. Guilherme, msf também participaram.

"Você acredita em tudo que vê nas propagandas da televisão? A sua vida se torna mais rica pelo fato de comprar aquele sabão em pó, aquele novo tipo de xampu ou de cerveja? Todos sabemos que na tela da televisão nos é apresentado um mundo fictício. Atrás esconde-se alguém que quer algo de nós, que quer vender um produto ou uma ideia, pouco importa se o produto realmente é bom ou ruim. O que interessa é que acreditemos que o seja. A propaganda não é verídica, porém todo comerciante sabe que sem ela não há sucesso. Se a propaganda é tão importante, assim nos perguntamos, porque não fazemos também propaganda para a nossa fé e a nossa Igreja? "

"A desistência da vida cristã e a evaporação da fé de muitos nos deixa de fato preocupados. Como podemos anunciar a nossa fé nos dias de hoje, a fim de que encontre aceitação? Como podemos passar para a próxima geração aquilo que nos é importante? No evangelho de hoje, Cristo nos mostra um caminho diferente. Ele quer que a sua mensagem chegue aos homens, mas do jeito como ele o tenta. Ele não recorre às estratégias e nem à propaganda. Ele manda os seus discípulos, de dois a dois, sem preparação, sem dinheiro, simplesmente assim como são, a tarefa deles é dar simplesmente testemunho e fazer o que Jesus mandou falar com simplicidade, autenticidade e ir ao encontro das pessoas, a fim de que pelo contato pessoal e pela convivência tomem conhecimento da mensagem. O que importa é  o exemplo de vida."

"Jesus mostra dessa maneira, de modo simples e verídico, o que ele quer. Ninguém deve se sentir forçado, enganado ou desiludido, cada um pode decidir-se em liberdade, olhando, observando, como diz nos Atos dos Apóstolos: ‘Aqueles que seguem Cristo e que amam’. Cada um tem a liberdade de optar, por conseguinte, ninguém deve ser dissuadido para seguir Jesus. Jesus toma os homens em sua liberdade  a sério, quem se decide a seu favor deve saber o que está fazendo. Se alguém vive o que anuncia e põe em prática, então ele merece confiança, pois ele é fidedigno. Como cristãos, não temos nenhuma necessidade de enganar os outros ou fingir alguma coisa, não precisamos esconder nada e nem disfarçar algo quando anunciamos o Evangelho de Cristo. "

"Muitos santos nos indicam pela sua própria vida esse caminho, assim, por exemplo, São Francisco de Assis, que deixou toda a aparência, todo o luxo, o nome, e decide viver de forma radicalmente simples e autêntica a sua fé. Aos olhos  de muitos que o observam, ele parece um ingênuo, um tolo, que não sabia o que é a vida, o que ela oferece aos que estão abertos. Ele viveu a mensagem de Cristo do seu modo, totalmente autêntico, e até hoje encontramos pessoas que se orientam nesta simplicidade de São Francisco e o imitam com grande entusiasmo. Jesus compromete os seus discípulos a quê? O que esses discípulos têm que fazer? No evangelho se diz que pregavam a fim de que todos se convertessem, expulsavam muitos demônios, e curavam  inúmeros doentes ungindo-os com óleo, esta é por conseguinte a missão dos discípulos de Jesus."

"Trata-se de curar as pessoas. Eles devem ficar livres de tudo o que as oprimem, escravizam e derrubam, e os espíritos maus, mencionados no evangelho, devem ser expulsos. Esses espíritos são os problemas, as doenças espirituais que afetam as pessoas na vida do dia a dia, como a depressão, que atinge também o corpo. Pode-se pensar também em todas essas coisas que nos prendem e absorvem, que nos torna tão fanáticos que perdemos a abertura  para a verdade de Deus, de modo que certas coisas se tornam mais importantes que o primeiro mandamento, de amar a Deus. Todos os que foram salvos pelos discípulos de Jesus podiam ficar convictos da mensagem que lhes foi anunciada. No engajamento pela salvação dos homens se manifesta a autenticidade dos discípulos de Jesus e esta fidelidade autêntica, a concordância entre palavra e obra, consegue vencer os homens."

Neste sábado também, o ECC - Encontro de Casais com Cristo celebrou 50 anos de história no Brasil. O casal pós-encontro do ECC fizeram preces especiais para este momento celebrativo, sendo uma, inclusive, relembrando o papel de Pe. Herbert junto a este serviço.

Os noiteiros fizeram uma linda homenagem à Sagrada Família, ofertando flores aos nossos padroeiros. Em seguida, rezou-se a oração à Sagrada Família elaborada pelo Papa Francisco.

Nájila, da Legião de Maria, e em nome de toda a comunidade paroquial, agradeceu ao Pe. Herbert pelo importante trabalho em nossa paróquia ao longo destes 56 anos de história, e que mesmo na pandemia, ele sendo do grupo de risco, vem presidir a Santa Missa para os fiéis.

Pe. Herbert agradeceu a homenagem da comunidade, e lembrou do fato de ter sido o primeiro padre à frente do ECC  na Diocese de Januária, a pedido do bispo de Januária, na época,  D. João Batista.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria e Ana Carolina / PasCom Sagrada Família

Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas