Festejos do Jubileu de Ouro da Paróquia Sagrada Família iniciaram-se nesta sexta-feira, dia 10 de julho




Nesta sexta-feira, 10 de julho, foram abertos com chave de ouro os festejos das comemorações do Jubileu de Ouro da Paróquia Sagrada Família. Uma procissão conduziu a imagem da Sagrada Família, saindo da Praça Santa Cruz, às 18 horas, em direção à Igreja Matriz, onde alguns fiéis ali esperavam, ansiosos, o início da novena e celebração da Santa Missa.


A procissão encerrou-se em frente à Matriz, com início da novena do Jubileu de Ouro, que será realizada no período de 10 a 18 de julho às 18h30min.  Por sua vez, a Santa Missa, devido à reforma, pela qual passa a nossa Matriz, também foi celebrada logo ali, bem em frente da igreja, ao ar livre, onde os fiéis puderam desfrutar do clima fresquinho que pairava no local.


Nesta celebração de abertura do Jubileu de Ouro, com o objetivo de promover maior envolvimento e interação da comunidade januarense com os eventos religiosos, foram convidados a participar da Santa Missa, representantes de instituições de ensino como o IFNMG Campus Januária e a EE.  Pio XII, incluindo também instituições militares como o 30º Batalhão de Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros; entre várias entidades religiosas, envolvendo o Apostolado da Oração, Vicentinos, Comunidade São Cristóvão e ainda os   festeiros do dia, conforme a tradição católica: Tonha e Edvaldo, Geraldo e Zizi. Além destes, a celebração contou também com a participação dos noiteiros: Ana Fernandes e Célia- Rua Barão de São Romão – Rua Bem Bom – Tv. São Gonçalo – Rua Mata Machado – Rua Anísio José da Rocha – Avenida São Francisco – Praça Santa Cruz - Rua Padre Idelino – Rua Júlio de Moura – Praça dos Pescadores – Família Carneiro – Família D. Adriana, (Praça Santa Cruz), Câmara Municipal, Sindicato Patronal e Prefeitura Municipal.

 Desse modo, extraída do Livro dos Gênesis 46,1-7.28-30, a primeira leitura foi realizada por um representante do Corpo de Bombeiros.   
Por sua vez, o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus, 10,16-23 foi proclamado pelo Pe. Laurindo, msf que na sua homilia, discorreu sobre a família, apontando Adão e Eva como a primeira família enviada por Deus, de forma a contextualizar várias passagens bíblicas com o tema abordado, mencionando com destaque, a Sagrada Família, Jesus, Maria e José e a importância da prática religiosa na vida familiar. Do discurso proferido pelo nosso pároco, destacamos os seguintes trechos:

(...) “Falar de FAMÍLIA é falar desse dom precioso de Deus. Falar de família é falar da comunidade”.

(...) “A novena é uma forma de fazer memória e renovação ao nosso compromisso e nossa adesão à Jesus. A novena é um período de nove dias para fazer uma experiência com Deus, juntamente com a família. A família é o projeto de Deus.”


(...) “A primeira família criada por Deus foi Adão e Eva, que representa todos os homens e mulheres desde a criação, símbolo importantíssimo do projeto de Deus. A  união de um homem e uma mulher”.

No momento, foram mencionados, o comprometimento, dedicação e excelentes trabalhos prestados pelo Pe. Herbeth, como também rememorado o saudoso Pe.  Alfonso, tanto pelo padre Laurindo como também por alguns fiéis, no transcorrer das mensagens proferidas na celebração.

Pe. Laurindo abençoou a água com a qual aspergiu a fonte onde está a imagem da Sagrada Família e também toda a assembleia. 
No final da Santa Missa, um casal de festeiros ofereceu carinhosamente uma lembrança ao padre Laurindo, como forma de agradecimento, pelo que ele tem feito pela paróquia da Sagrada Família e pela comunidade. 


Para finalizar, padre Laurindo deixou alguns avisos, agradecendo as presenças e fazendo o convite para que todos assumissem o compromisso de participar, durante esses nove dias, tanto da novena, quanto das Missas, como também dos festejos, que em todos os dias após as celebrações, serão marcados por várias atrações musicais e culturais. Eventos estes, que vêm sendo preparados, com muito empenho e carinho, ao longo de vários meses, pelos padres da nossa paróquia e também pelas equipes missionárias, ligadas às pastorais, com vistas a proporcionar momentos de confraternização e aproximação dos fiéis católicos à Santa Igreja. 

A banda Os Garotos e a dupla GG e Nadson animaram este primeiro dia do Jubileu de Ouro enquanto as pessoas presentes apreciavam deliciosas comidas típicas. 

          Para a fiel Zonilda Alves Lima: “Está sendo maravilhoso viver, intensamente, este Jubileu de Ouro desta Paróquia que presenciei os sonhos da sua gestação, o seu nascimento, sua infância, juventude e agora participamos com alegria da sua maturidade. Obrigada queridos Padroeiros: JESUS, MARIA E JOSÉ! Obrigada padres e todo povo de Deus, que ajudou, ajuda a nossa Paróquia a ser Pedra Viva, no seguimento de JESUS CRISTO”.

Mais fotos deste primeiro dia do Jubileu de Ouro você encontra em nossa página do Facebook. 


Texto: Izabel Alves Macedo Mendes/PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas