Comunidade São Cristóvão celebra 26ª festa em homenagem ao padroeiro dos motoristas

Na noite do dia 25 de julho, dia dedicado a São Cristóvão, centenas de fiéis compareceram a Capela da Comunidade São Cristóvão, localizada no bairro Bom Jardim, para participar do encerramento dos Festejos 2015. Este ano, aconteceu pela primeira vez a Moto Romaria, seguida pela grande carreata, que saíram em frente da Matriz Sagrada Família rumo a Capela. 

A frente da carreata e da Moto Romaria, que reuniu dezenas e dezenas de motociclistas, a imagem de São Cristóvão foi conduzida pelo carro do Corpo de Bombeiros. Ao chegar em frente a capela, Pe. Daniel, msf abençoou todas as motos e carros que passavam pelo local. 

A imagem de São Cristóvão adentrou às dependências da Capela ao som do Hino do Jubileu de Ouro da Paróquia Sagrada Família. O radialista Paulo Magalhães animou a todos neste momento. 

Na procissão de entrada, crianças vestidas de anjinhos entraram com as bandeiras da comunidade. Dois militares do Corpo de Bombeiros conduziram a imagem do santo padroeiro dos motoristas até o altar especialmente preparado para acolher nosso querido santo. 


Vale destacar que o altar foi preparado com pneus e ficou muito bonito. 

O coral do Terço dos Homens do Brejo do Amparo animou a Santa Missa, que foi presidida pelo pe. Daniel. Um motorista levou a Palavra de Deus até às mãos do sacerdote. Famílias da comunidade proclamaram as leituras. 

Pe. Daniel proclamou o Evangelho do 17º Domingo do Tempo Comum: Jo 6,1-15. Em sua homilia, o sacerdote refletiu sobre o valor da partilha e sobre São Cristóvão. Veja a seguir, os pontos principais:

"O evangelho de hoje nos fala do milagre da partilha. Jesus continua junto com o povo sofredor, do lado dos oprimidos. Ele tem compaixão. Vai ao encontro daqueles que sofrem. Este gesto de Jesus, é uma lógica diferente. Ele age a partir do amor e da compaixão. Precisamos aprender esta lógica de Jesus. A partir deste novo tempo de amar é que nós iremos de fato, construir uma sociedade de amor, uma comunidade onde fazemos a experiência concreta do Cristo ressuscitado vivo entre nós!"

"Quando Cristo realiza o milagre da multiplicação dos pães, quais são os ensinamentos que Ele nos dá? Primeiro ele pergunta: 'Quanto precisamos para comprar pão para alimentar esta multidão?' Filipe responde baseado no pensamento vigente  da própria sociedade em si, que é o pensamento de muitos que ainda não se aderiram a lógica do amor: 'Nem duzentas moedas de prata bastariam para alimentar tanta gente!' Um discípulo mesmo estando ao lado do mestre, ainda não comunga do mesmo pensamento do mestre."

"Às vezes ficamos debatendo o que é necessário para acabar com a fome do mundo, com o sofrimento dos mais necessitados. A resposta está no evangelho de hoje. Jesus tem um jeito novo de ensinar e quer que seus discípulos aprendam. Jesus pede que todos se sentem na relva. Assim, todos tem que estar no mesmo pé de igualdade. Uma comunidade onde todos tem os mesmos deveres e os mesmos direitos. Em seguida, Jesus chama o menino com cinco pães e dois peixes, faz uma oração e começa a partir. O texto bíblico diz que são cinco mil homens, sem contar as mulheres e os filhos. Podemos perceber que se trata de uma grande multidão. Como alimentar tanta gente, com tão pouco recurso?"

"Todos se serviram de grande banquete. Jesus ao pedir para pegar as sobras, juntou doze cestos. Jesus é o Pão da Vida. O evangelista São João fala que Jesus é o pão descido do céu. Este pão que nos alimenta e nos sustenta, que é vida e esperança. Pão dado por Deus. Todos queremos nos aproximar deste altar da Eucaristia, deste mistério que ele nos pede para celebrar sempre. Fazei isto em memória de mim!"

"Aproximemos de Jesus Cristo, para juntos aprender este novo jeito de ser, abandonando nosso eu egoísta, deixando de lado a ganância. Não querendo de modo algum acumular nada. Não pensando somente em nosso bem-estar, mas no bem-estar de todos." 

"Somos comunidade cristã e queremos viver os valores cristãos, assim como São Cristóvão. Sem grandes estudos, mas havia algo muito bom em São Cristóvão: um coração grande. Um homem forte, robusto, que não sabia nem sequer rezar, mas tinha um grande coração. Em um momento, ele transportou nos ombros o Salvador. Que possamos também ser portadores deste Cristo, que hoje nos conclama para viver a partilha, viver o amor!"

Membros da Comunidade fizeram preces voltadas a realidade dos motoristas. No ofertório, juntamente ao pão e vinho, ofertaram-se objetos de uso constante destes profissionais que possuem extrema importância no mundo atual. 

Ao final da celebração, contou-se a história de São Cristóvão, enquanto três motoristas residentes na comunidade foram homenageados. Pe. Daniel abençoou as chaves dos carros, documentos dos veículos e outros objetos usados no cotidiano dos motoristas.

 Ludmilla Alves, representando o Conselho da Comunidade, agradeceu a todos que se envolveram para o bom êxito da 26ª Festa de São Cristóvão.  Pe. Daniel rezou junto com a assembleia a Oração dos Motoristas, pedindo a intercessão de São Cristóvão para todos que usam do carro ou da moto como forma de trabalho ou para executarem alguma atividade.

Após a bênção final, realizou-se um sorteio de um quadro de São Cristóvão e de vários outros brindes entre as pessoas que participaram da Ação entre amigos em favor da Capela.


Os festejos encerraram-se com a população presente saboreando diversas comidas típicas, com brincadeiras para as crianças e animadas apresentações musicais. 

Para acompanhar mais fotos da 26ª Festa de São Cristóvão curta a Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

Texto e Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas