Pe. Laurindo: "A vivência da penitência nesse tempo, nos diz a Igreja, não deve ser de tristeza"!

 


Chegou o Tempo da Quaresma. O início desse tempo é marcado pela celebração de Cinzas. A Santa Missa dessa noite, na Matriz, foi presidida pelo Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo vigário Padre Herbert Rohleder, msf.



Nesse momento que somos convidados ainda mais a reflexão, meditemos sobre trechos homilia:

"O Tempo da Quaresma é um tempo para nós de oração, e esta oração deve vir acompanhada da fé, disponibilidade do nosso coração e do nosso ser para caminhar com o Senhor. Esta oração também deve vir acompanhada da viva esperança da mudança que queremos. Temos que ter esperança em nós. É possível mudar e ser diferente. É possível caminhar diferente. É preciso que tenhamos esperança em nós e no mundo porque mudando a nós estaremos também mudando o mundo".

.


"Aquilo que nos fala São Paulo, é desta mudança interior do nosso coração, que nós poderemos muito bem representar e ser o sinal de Cristo aqui neste mundo, nesta Igreja e nas nossas famílias. São Paulo ainda vai nos dizer que esse tempo que estamos iniciando é um tempo importante, ele vai chamar de tempo favorável.  Não percamos a oportunidade de estar com o Senhor e escutar a sua palavra, de rezar mais e cultivar a fraternidade, de deixar que as virtudes e os sentimentos de Jesus tomem conta do nosso coração para que a expressão do nosso ser seja de fato para fazer a vontade de Deus".

 

 

 
"A vivência da penitência nesse tempo, nos diz a Igreja, não deve ser de tristeza, mas esse Tempo da Quaresma deve ser marcado pela penitência alegre, pela penitência cheia de esperança, de gratidão por tudo aquilo que Deus é e representa na sua vida e no seu ser. Deve ser um caminho não de depressão, mas um caminho de comunhão e de luz, que nos leve a reconhecer a verdade de Deus em nós, a reconhecer os nossos pecados a nos reconstruir e nos abrir a esse amor de Deus que é sem medida, é infinito".

.



"As três práticas que esse tempo nos convida são: a oração, a abertura para Deus; o jejum, tempo de tomar controle da nossa vida, não ser escravo das coisas; e a caridade, com abertura para dizer que Deus nos fez para ele, nos fez também como templo do Espírito Santo, mas, para além disso, a caridade com o outro. Enxergar o outro naquilo que ele precisa".

 
Após a comunhão aconteceu um momento para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 com o tema: Fraternidade e amizade social. E o lema: Vós todos sois irmãos e irmãs.  A coordenada da Pastoral Litúrgica Izabel Macedo leu uma mensagem sobre a Campanha da Fraternidade, enquanto alguns fiéis entraram com o banner da CF 2024. O ministério de música cantou o hino da campanha. Logo em seguida, Padre Laurindo conduziu o rito da bênção e imposição das cinzas, lembrando o importante significado deste gesto para a fé católica.


Padre Marconi, msf presidiu a Santa Missa de Cinzas na Comunidade São Paulo, no bairro Boa Vista.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas