Conselhos Comunitários e Paroquial participaram de importante encontro

 


Aconteceu no sábado, 17 de fevereiro, no Centro Social da Paróquia Sagrada Família, um encontro com os Conselhos Comunitários e também com o Conselho Paroquial.

Pe. Laurindo Aguiar, msf deu início ao encontro com cantos animados. Em seguida, acolheu os representantes de cada comunidade urbana e rural. Leu a leitura que fala que todos somos do corpo de Cristo e explicou que temos uma função específica dentro do trabalho da Igreja.

Em seguida, explicou a estrutura do Conselho Comunitário de Pastoral e também do Conselho Paroquial. Padre Laurindo explicou que muitas pessoas entendem a comunidade Matriz como se fosse a paróquia. Afirmou que o padre trabalha em diversas comunidades que formam a paróquia. Definiu a paróquia conforme o Código de Direito Canônico. O pároco responde pelas questões pastorais e jurídicas perante o Estado. A Paróquia também é uma rede de comunidades, umas grandes, outras menores. A nossa comunidade é sinal de comunhão com Deus, realizada em primeiro lugar no batismo, e se renova em cada eucaristia, segundo os pronunciamentos do Papa Francisco.

Em seguida, a empresa que presta serviços contábeis para a Diocese de Januária, através do contador Adelson, explicou sobre as melhores formas de promover a organização administrativa de cada comunidade. Tal organização é fundamental para evitar problemas que possam vir a comprometer a paróquia. A principal missão da Igreja é a evangelização, mas para cumprir essa missão, necessita de recursos financeiros. A Igreja tem que administrar bem este recurso pois possui imunidade. Sempre que pensamos em comunidade, também devemos pensar na paróquia e na diocese.


Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.


Após um delicioso lanche, convencionou-se que os conselhos devem enviar as prestações de contas até o dia 08 de cada mês para a secretaria da paróquia.  Destacou-se também a importância do trabalho com o Dízimo em todas as comunidades.

Em seguida, foram abordados temas pastorais, como a preparação para os sacramentos do Batismo e do Matrimônio. Comentou-se sobre a importância da catequese em cada comunidade. Padre Laurindo também ressaltou a importância de cada comunidade implantar o projeto das Pequenas Comunidades de Jesus de Nazaré, Mestre e Senhor. O pároco ainda destacou que ampliou as quantidades de celebrações eucarísticas por comunidades.

Padre Laurindo abriu um espaço para esclarecimento de dúvidas ou sugestões após a realização do encontro.

Com a oração final, encerrou-se o encontro tão produtivo com os conselhos comunitários e paroquial.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família e Pe. Laurindo Aguiar, msf

Comentários

Postagens mais visitadas