Pe. Laurindo: "Para encontrar com Cristo não podemos ficar desatentos"!

 


Na noite de três de dezembro, a Igreja iniciou a celebração do Tempo do Advento. Na Matriz Sagrada Família a celebração das dezenove horas foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf que iniciou a Santa Missa acendendo a Primeira Vela do Advento.

Padre Laurindo assim nos falou em sua homilia:

"Começamos o novo ano na Igreja que chamamos de ano litúrgico. Finalizamos no último domingo a festa de Cristo Rei e estamos hoje começando o Tempo do Advento. Mas como funciona esse ano litúrgico para a Igreja? O ano litúrgico para a Igreja é o ano cristão, que acompanha a vida de Cristo e que começa deste a preparação para a sua vinda. O Tempo do Advento, o início do ano litúrgico, é esse tempo que a Igreja se prepara para celebrar o Natal do Senhor e, que vamos celebrando nesse tempo toda a história da salvação, a partir de Cristo".

.

"São quatro semanas que nos ajudarão a fazer essa preparação. Para marcar essa caminhada da nossa Igreja nós preparamos a Coroa do Advento e sempre fazendo na perspectiva da luz. Nós acendemos a primeira vela, a segunda, a terceira e a quarta, e quando chegar o Natal, que a nossa vida esteja toda iluminada para receber aquele que vem nos salvar. No Tempo do Advento também fazemos memória da encarnação de Jesus. A primeira vinda de Jesus foi a encarnação do verbo, Ele se fez homem e veio habitar entre nós. Fazendo memória deste fato, estamos preparando a segunda vinda. O Natal traz essa ideia da segunda vinda de Jesus. Essa é a vinda gloriosa, na perspectiva que chamamos, dentro da teologia, de escatológica, que nos remete para o nosso fim último, para o nosso encontro último com Jesus, o julgamento final. A quem com ele também queremos participar da alegria e da glória eterna".

 

 

"Neste primeiro domingo, o texto do Evangelho nos apresenta a vigilância de forma que nós possamos chegar a celebrar verdadeiramente o Natal como algo novo. Que de fato nos tenha promovido a alegria e tenha nos levado a encontrar com Cristo. E para encontrar com Cristo não podemos ficar desatentos e não perceber os sinais para quando ele chegar. Vigiai e prestai atenção porque aquele que nós vamos receber é alguém sagrado, não é qualquer um, é o Filho de Deus, que vem habitar entre nós. Ninguém espera uma pessoa tão importante de qualquer forma, mas na vigilância e no cuidado. E como vigiamos? Às vezes, precisamos de uma lanterna que nos ajude a ver as coisas. Nós não dormimos porque aquele que está vigiando não dorme, deve manter os olhos sempre abertos. Deve ficar no local importante que facilite essa vigilância, para escutar algum barulho ou ver quando alguém chegar. Então, para nós cristãos, para facilitar quando Jesus chegar e para que nós possamos vê-lo, acolher e celebrar com Ele a alegria da vida nova, a Igreja nos diz que devemos fazer tudo isso a partir da oração. Devemos fazer isso na escuta atenta da Palavra de Deus".

.

"Peçamos ao Senhor, nosso Deus, a graça para que, vigiando, possamos perseverar na fé, na oração, na escuta atenta da Palavra de Deus e com Jesus celebrar a vida nova, a fraternidade e o amor entre nós".


Antes da bênção final, nos avisos paroquiais, Pe. Laurindo divulgou o livrinho da Novena do Natal que pode ser adquirido na Secretaria Paroquial. O calendário 2024 dos Missionários da Sagrada Família também está disponível para aqueles que desejarem adquirir e contribuir com as obras de evangelização da Congregação. Padre Laurindo também comentou que algumas mudanças que aconteceram na celebração da Santa Missa, se devem ao fato que neste Primeiro Domingo do Advento, a Igreja em todo Brasil passa a utilizar a terceira edição do Missal Romano, uma tradução mais apurada do original em latim, e com acréscimo de orações de alguns santos.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas