Pe. Laurindo: “Afastarmos do barulho do mundo, para escutar a voz de Deus”.

 


 

No domingo, 10 de dezembro de 2023, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa do Segundo Domingo do Advento. O pároco Padre Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração eucarística.

Neste dia também, celebra-se por todos os dizimistas. O ECC, Encontro de Casais com Cristo, também esteve presente na procissão de entrada e no ofertório. Em sua homilia, Padre Laurindo assim refletiu:

 

Hoje nós estamos celebrando o Segundo Domingo do Advento. É um tempo de preparação para o Natal do Senhor. Este Tempo do Advento que se apresenta para nós um processo de caminho que nos levará a celebrar a alegria da chegada do Filho de Deus.”

.

“O Evangelho de hoje começa dizendo para nós algo que é bem importante para o evangelista São Marcos. Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Primeiro, falar de Jesus Cristo aqui, falamos de três nomes dados a Jesus: Jesus, Cristo e Filho de Deus. Jesus para ressaltar aquele que salva. Ele que vem para nos salvar. Aquele que agirá aqui entre nós com poder. Não com poder humano. Mas com poder que vem de Deus, para salvar cada homem e cada mulher. O nome Cristo, nós podemos compreender o Messias, o Ungido, que descenderia de Davi, que viria para governar, para estabelecer entre nós o reino definitivo de Deus. Para nós também, é um nome importante que nós precisamos compreender. Ungido aquele que vem para governar, para reinar e que ele permitirá que o Espírito Santo de Deus seja o seu guia, seu principal orientador; sabendo que o Espírito de Deus é aquele que vem para renovar a face da  Terra. E, Filho de Deus, São Marcos nos apresenta no sentido daquele que comunica a divindade, a mesma natureza do Pai. Filho de Deus. Aquele que tem a mesma essência de Deus, o Pai. Aquele que vem compartilhar conosco a vida de Deus. Estabelecer conosco esta relação de intimidade, de confiança, de identificação com o projeto de Deus, com aquilo que é a vida do Pai.”

 

“A nossa vida, no tempo do Advento, é uma reorganização da nossa vida espiritual, reorganização da nossa vida de fé. O que que nos tem afastado da vida de Deus? O que nos tem impossibilitado de viver o amor? O que nos tem impossibilitado de viver a fraternidade? Fraternidade compreendida como irmandade. O que nos impede viver como filhos de Deus? Se somos filhos de Deus, somos irmãos. O que nos tem impedido de conviver, de nos aproximar, de manifestar amor, carinho, solidariedade, um para com o outro? O que nos tem impedido? O que nos tem impedido de ser protagonistas dentro da Igreja e não meros assistentes? O que tem nos impedido?”

.

“Perceber em tudo isso, quais caminhos tortuosos que eu tenho tomado e que tem me afastado desta relação, desta convivência com Jesus, desta convivência participativa, desta convivência com este sentido de pertença a Cristo, mas dentro da comunidade, dentro da Igreja. É tempo de a gente pensar, refletir, e acolher este chamamento para nos colocarmos no deserto. Para nos afastarmos do barulho do mundo, para escutar a voz de Deus que clama no deserto. O Senhor nos convida a estar lá, a ir lá, porque lá teremos a possibilidade de compreender a sua vontade, compreender o que ele quer de nós, e os frutos que ele quer que assim a gente produza. Peçamos ao Senhor esta graça. Para que possamos aproveitar este Tempo do Advento como tempo de mudança, como tempo de conversão, como tempo oportuno para fazermos a experiência de deserto e de nos colocar a caminho, estar com Jesus.”

 

Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre os livros da Novena de Natal e sobre a importância de se preparar bem para celebrar esta importante festa cristã.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson José de Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas