Pe. Laurindo: "Olhar para os santos não é olhar só para o depois"!

 


"Hoje celebramos a comunidade celestial, a comunidade dos santos, dia de Todos os Santos. Esta celebração é sempre no dia primeiro de novembro, mas a Igreja transfere para o domingo para que todos nós possamos usufruir da beleza e da riqueza dessa Santa Liturgia." Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a celebração das 19 horas, deste domingo, cinco de novembro, na Matriz Sagrada Família.

Pe. Laurindo refletiu em sua homilia:

"O fundamento da festa de Todos os Santos, podemos dizer que é a nossa profissão de fé, está no nosso Credo. Nós professamos a nossa fé na comunhão dos santos, na vida eterna. A própria Palavra de Deus e o próprio Jesus nos convidam à santidade. O que deve fundamentar a nossa vida é a busca para vivermos a santidade. Nós falamos que o filho imita o pai. Às vezes, conhecemos o pai sem conhecer o filho, sem ter visto antes, mas pelas características nós logo falamos: 'Este só pode ser filho de fulano,' pela semelhança, não só da aparência, mas na forma de se expressar, na forma de viver, no estilo de vida. Quando nós buscamos a santidade estamos imitando aquele que é santo por excelência. E assim, vivendo e buscando, nós seremos no mundo identificados com ele, nós seremos reconhecidos como seus filhos como nos apresenta a Carta de São João."

.

"O chamado à santidade não exclui ninguém. Todo o povo de Deus é chamado à santidade. Outro fundamento da nossa vida de santidade é o nosso batismo. O Concílio Vaticano II nos ressalta bem a imagem do povo de Deus. A imagem da comunidade chamada a ser santa pela vocação que une a todos nós, independente da vocação específica de cada um, mas a vocação batismal. Por essa vocação batismal nós já participamos da vida do Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que reconhecemos como sacerdote, profeta e rei. Aquele que hoje nos apresenta como projeto de vida, para todos nós cristãos e católicos, um projeto de vida que não é simples. É simples, mas para aqueles que estão em comunhão com o Pai, em comunhão com o Filho, mas não é simples para quem está com o coração simplesmente ligado às coisas do mundo."

 

 

"Este Evangelho nos ajuda a compreender que a santidade não é um projeto para sermos santos no céu, quando se morre, para o depois. O Senhor nos convida a sermos santos no aqui e agora da nossa existência, da história. Somos convidados a ser instrumento, fermento na massa e promotores da vida, da justiça, da vida que Deus espera de cada um de nós. Olhar para os santos não é olhar só para o depois. É olhar para o aqui e agora daqueles que souberam reconhecer a voz do Senhor, souberam compreender essa voz, acolheram a palavra, o chamado de Deus em seus corações e se colocaram como instrumento nas mãos do Senhor."

.

"Que esta Sagrada Eucaristia que estamos a celebrar e, que esta palavra que hoje escutamos possam nos ajudar a descobrir a nossa vocação, o chamado de Deus e nos colocar a caminho e não desistirmos do bem que o Senhor nos convoca, para que, participando dessas realidades terrenas, dando testemunho do amor de Deus possamos, com aqueles que nos precederam na fé, alcançar o céu como recompensa."

 

Antes da bênção final, Pe. Laurindo divulgou o calendário missionário vocacional 2024. Quem puder contribuir com a missão e também com a formação de nossas vocações, pode adquirir o calendário, procurando a Secretaria Paroquial. "A congregação agradece àqueles que têm rezado e contribuído de muitas formas para a nossa missão enquanto Congregação dos Missionários da Sagrada Família!"

.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

.

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas