Padre Laurindo: “Comungar da vida de Jesus é aceitar o seu amor”.

 


No sábado, 18 de novembro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a celebração de Primeira Eucaristia, presidida pelo pároco Padre Laurindo Aguiar, msf.

Dezenas de crianças e adolescentes que se prepararam para este dia especial entraram pelos corredores da Matriz com as velas acesas, em uma bonita procissão. Depois, uma sequência de músicas cantadas pelas crianças e adolescentes mostraram a vontade delas em receber Jesus Eucarístico.

Padre Laurindo acolheu a todos neste dia especial. As leituras, salmo e ofertório também tiveram a participação dos catequizandos. Padre Laurindo assim refletiu em sua homilia:

Dia de muita alegria para nossa Paróquia Sagrada Família. Recebê-los para comungar, receber a Santa Eucaristia. Nós sabemos que comungar a Santa Eucaristia requer de nós iniciar um caminho, nos propor a caminhar com Jesus. Este caminho com Jesus começou, como vocês bem disseram na renovação das promessas, no dia do batismo. No dia do Batismo começamos a aprender caminhar com Jesus. Desde a fé que recebemos da Igreja, e através também da nossa família, dos nossos pais. Nós não nascemos caminhando. Nós nascemos, e à medida que os anos foram passando, a gente foi aprendendo. Primeiro, aprendendo a ficar um pouquinho durinho. Depois, aprendendo a sentar. Aprendendo a ficar com as perninhas um pouco mais duras. Ficar em pé, e depois de pelo menos ficar em pé, a gente com a ajuda de nossos pais, nossa família, como aqueles que nos dão a segurança, a gente arriscou a dar o primeiro passo, começar a caminhar.”

.

“À medida que a gente foi dando o primeiro passo, foi fortalecendo nossas pernas, e hoje podemos dizer que somos capazes de correr. De caminhar, de correr, de ir a muitos lugares. Ser cristão significa ser filho de Deus. Mas, ser cristão também, significa que aprendemos e queremos sempre mais aprender a caminhar com Jesus. Aprender com ele para que a gente tenha o mesmo jeito de caminhar dele. Ô padre, estou aprendendo a caminhar com alguém que não segue Jesus. Padre, estou aprendendo a caminhar com alguém que não escuta a Palavra de Deus. Padre, estou aprendendo a caminhar com alguém que não participa da comunidade, não participa da Santa Eucaristia. Se estamos aprendendo a caminhar deste jeito, nós vamos ter o mesmo jeito de caminhar de Jesus? Provavelmente não. É interessante o caminhar. Quando a gente aprende o caminhar de Jesus , a gente vai tendo o mesmo jeito dele. Aquilo que São Paulo vai dizendo, a gente vai tendo os mesmos sentimentos de Jesus. Aquilo que impactava o coração de Jesus, vai passando também a tocar bastante o nosso coração.”

 

“Receber a Santa Eucaristia é comungar a vida de Jesus. Padre, não sei o que é comungar. Como é que a gente comunga? É exatamente isto que o padre está dizendo. Comungar da vida de Jesus é aceitar o seu amor, aceitar o perdão que Ele nos oferece, aceitar a palavra que Ele nos oferece, é aceitar o caminho que Ele nos oferece, a verdade que Ele nos mostra. É aceitar que nós devemos crescer em obediência a Deus. É aceitar que nós estamos recebendo este sacramento, não é para ficar escondidos, na nossa casinha. Nós estamos recebendo este sacramento assim como Ele nos diz: ‘Como o Pai me enviou, eu também vos envio.’ Aquele que me recebe, o meu corpo, a minha vida, a minha palavra, viverá por causa de mim. Vocês a partir de agora, são convidados, chamados, a viver por causa de Jesus.”

No momento tão esperado, um a um, em fila, cada catequizando recebeu Jesus presente na Eucaristia pela primeira vez, através das mãos de Padre Laurindo.

Padre Laurindo agradeceu o trabalho dos catequistas que se dedicaram à evangelização destas crianças e adolescentes. A assembleia os homenagearam com uma calorosa salva de palmas. Padre Laurindo também chamou três coroinhas que ajudam nas celebrações da Matriz, mas que fizeram sua Primeira Eucaristia na Comunidade Nossa Senhora de Fátima. E reafirmou que cada um também pode ajudar como coroinha, na Infância e Adolescência Missionária, entre outras ações promovidas pela paróquia. Após o término da Santa Missa, aconteceu o momento de fotos com o Padre, catequistas, familiares e amigos.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Foto: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

 

Comentários

Postagens mais visitadas