Pe. Laurindo: “Jesus é aquele que reina sempre”!


 


Na noite de 26 de novembro toda a comunidade católica reuniu-se para celebrar a solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. A santa missa das dezenove horas na Matriz Sagrada Família foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim nos falou em sua homilia:

“A liturgia que começou com o Tempo do Advento, a espera, o nascimento e hoje nós estamos finalizando esse tempo especial para começar um novo tempo. Saber que cada tempo que celebramos na Igreja não é um ponto de chegada, mas cada momento de chegada é também um ponto de partida, é um reinício de uma nova caminhada. Oportunidade que o Senhor nos dá para recomeçar e continuar perseverando no seu caminho e na sua palavra. A solenidade que hoje celebramos ‘Cristo, Rei do Universo’ diante de tantas forças que se apresentam a nós, como reinos paralelos e reis adversários do amor, da justiça, vem nos apresentar que Jesus é aquele que reina sempre. É aquele que está desde a origem e que perpassa toda a nossa vida. Um reino marcado não pelas realidades de desamor e injustiças, mas um reino marcado de fato pelo cuidado. Por isso, a liturgia que hoje escutamos nos fala desta relação do pastor com as ovelhas, do pastor que vai ao encontro das suas ovelhas perdidas.”

 

“Hoje nos perguntamos: ‘O que tem nos dispersado? Quem temos seguido e que nos leva a dispersão? Às vezes, esse afastamento das realidades e ambientes tão importantes para que a gente seja mais protegido e tenha mais esperança nos tem levado a dispersão tirando do ambiente ao qual nos encontrávamos, da família e amigos e nos afastando das experiências de oração, de escuta da Palavra de Deus. O rei que quer governar a terra e o universo não é o rei do amor, da vida, do céu, mas os reinos da morte, que produzem a dispersão, o afastamento, que faz com que a gente não viva mais como irmãos em fraternidade. Mas o reino de Deus é a promoção e o trabalho incansável para que cheguemos a amar como Jesus nos ama e ser de fato expressão da imagem e semelhança do Senhor.”

.

“Para nós cabe permitir que o Senhor continue reinando. Neste seu pastoreio, que a gente possa permitir de fato ser cuidado, ser guiado e amado por Ele, e que assim possamos tirar do nosso coração e da nossa mente tudo aquilo que nos diminui e destrói. Podemos dizer que aquilo que nos destrói é o pecado, que é tudo aquilo que tira a nossa felicidade e nos impede de gerar também a felicidade dos irmãos. É como o lixo que guardamos em casa, que vamos entulhando, afetando a nossa visão, o clima e ar e vai nos impedindo de seguir verdadeiramente a Cristo Jesus.  O lixo que não precisamos, mas que vamos guardando. Guardamos ódio, raiva, sentimentos de vingança, guardamos dentro de nós atitudes de prepotência, arrogância e vamos percebendo que esses lixos cada vez mais vão diminuindo nossa humanidade e ao invés de irmos crescendo a imagem e semelhança de Jesus, vamos diminuindo, e o nosso ser vai se afastando do rosto do Cristo. Nesta Santa Celebração, que possamos de fato viver permitindo que o Senhor reine em nossas vidas e que esse reinado em nós nos torne protagonistas, imitadores do Senhor na missão da Igreja.”

 

Nos avisos, o convite para toda a comunidade participar da Novena de Natal. O livrinho pode ser adquirido na secretaria da Paróquia. Sérgio Maurício, do Apostolado da Oração, falou do dia dedicado aos leigos e leigas, e convidou toda a comunidade a ser missionário da nossa Igreja. Pe. Laurindo falou da alegria em poder contar com todos nesta festa do Cristo, Rei do Universo e neste dia em que celebramos o dia do cristão leigo ressaltou a importância de cada um para que o reino de Deus aconteça entre nós.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca/ PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas