Pe. Laurindo: "Muitos são aqueles que precisam da nossa ação".

 


Aconteceu no dia 18 de junho, a Santa Missa do Décimo Primeiro Domingo do Tempo Comum na Matriz Sagrada Família, às 19h. A celebração eucarística foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf. O presbítero acolheu a todos os presentes.

Em sua homilia, assim refletiu:


"Hoje, o evangelho nos apresenta, um dos sentimento mais identitários da vida de Jesus, e consequentemente, da vida da Igreja, da vida de cada cristão. Quando Jesus, vendo as multidões, compadece-se delas, Jesus está mostrando para nós, enquanto Igreja, qual deve ser a nossa atitude diante das realidades humanas, das realidade sociais, das realidades também religiosas, diante do sofrimento, diante da realidade que as pessoas nos apresentam. Sentimento de compaixão. E a atitude de Jesus, aquilo que ressalta o evangelho, é muito importante. Nós não nascemos já vendo as coisas. À medida que a gente vai conhecendo a verdade, a verdade vai nos libertando e a gente vai aprendendo a ver, aprendendo a enxergar. Aprendendo a perceber aquilo que está muito perto de nós, aquilo que está diante de nossos olhos. Aí vamos superando. Aquilo que Jesus vai dizer: 'Tem gente que tem ouvidos, mas não ouve, tem boca mas não fala', e assim por diante. Tem olhos mas não enxergam. Então para a gente enxergar, não necessariamente é preciso ter olhos. Mas, é a partir de um ver não de fora, de um ver de dentro, interior; a partir do coração que os olhos também vão conseguir ver o exterior. Antes de ver o exterior, é porque o nosso interior já viu e já percebeu. Deixar-se formar segundo a escola de Jesus, segundo a pedagogia de Jesus. É importante para nós enquanto Igreja. Vendo as multidões, ver a realidade. Jesus se compadeceu."


"E qual era a realidade? Porque estavam abandonadas. Vivendo como ovelhas que não tem pastor. Como um povo sem advogado. O povo sem intercessor. O povo que vive abandonado. Vocês se virem. Jesus bem sabe que tem muitas pessoas que não tem como se defender sozinhas. Não tem como curar sozinhas. Precisa de alguém. É como o pai e a mãe dizer para a criança: 'Você se vira'. A criança que não tem condição. É como dizer também para o adolescente que está começando a entrar na fase do mundo adulto: 'Se vira.' Não tem elementos, não tem ainda maturidade, para poder se virar na vida. Estão totalmente vulneráveis a todas as situações que provocam escravidão, que provocam vício, que provocam morte. Então Jesus está a apontar para nós a necessidade de que nós, enquanto Igreja, de que nós, enquanto cristãos, devemos assumir nossa missão de pastorear. Porque muitos são aqueles que precisam da nossa ação, do nosso olhar, do nosso cuidado."


 

 


"E aí segue: 'Não entrar na cidade dos samaritanos.' Aqui vem um xis. Aqui vem o que Jesus quer colocar como prioridade. 'Ide, antes,  às ovelhas perdidas da casa de Israel!' Jesus não está dizendo para não ir de modo algum aos pagãos. Mas priorize aquelas pessoas que estão perdidas, quer dizer, priorizem os que estão na comunidade. Antes de ir para outra paróquia anunciar, existem tantas realidades, tantas pessoas perdidas, afastadas, tantas pessoas tristes, tantas pessoas que de fato estão precisando de nossa ação. Por que não trabalhar aqui primeiro? Vamos trabalhar, vamos anunciar aqui primeiro. Depois daqui, vamos dar mais um passo. Podemos ir aos pagãos. Podemos ir aos samaritanos. Descobrir que na vida, na missão, tem essas prioridades. É à luz dessa palavra de Jesus que nós poderemos acertar."

.

"O conteúdo da missão é sempre em vista da vida. Nós existimos enquanto cristãos. Nós temos uma missão. A missão de libertar e de salvar. É o que destaca Jesus no conteúdo do anúncio: 'O Reino de Deus está próximo.' E quando o Reino de Deus está próximo as pessoas são curadas de suas enfermidades, de suas doenças. Os que vivem como mortos, ressuscitam. As pessoas que são impuras, os leprosos, são purificados. Recebem a graça de poder viver em comunidade, poder trabalhar. Os demônios são expulsos. Toda essa realidade da missão de Jesus é orientação da missão da Igreja, que nasce da orientação de Jesus. Peçamos a Deus, nessa oportunidade que aqui temos de aprender de Jesus, assim como Jesus chamou os primeiros discípulos, deixar que Jesus nos chame. De ouvir o chamado de Jesus para contribuir nesta linda missão de participar do Reino de Deus, da missão da Igreja. Acima de tudo, de reconhecer que nós somos o povo de Deus. Nós somos o seu rebanho. E aqui no sentido de pertencimento. É o que salmo nos vem dar. Só é possível a gente ser missionário, trabalhar, servir, se de fato sentirmos pertencentes a Cristo, pertencentes a uma comunidade, a uma Igreja, onde somos batizados. Que o Senhor nos conceda a graça de viver o nosso chamado, a nossa vocação e assim, anunciar o seu reino."


Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo agradeceu a todos que colaboram para o bom êxito do encontro do EAC, realizado neste fim de semana, com a participação de quase oitenta adolescentes.

Avisou-se sobre a presença dos Padres Itacir Brassiani, msf e Pedro Leonides, msf, do Conselho Provincial, na segunda, dia 19. Eles farão a Visita Canônica em nossa paróquia, e participarão da Santa Missa na Matriz, às 19h.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas