Pe. Laurindo: " Jesus vem para ser alimento para todos nós".

 


Na madrugada de 08 de junho de 2023, dia de Corpus Christi, vários fiéis acordaram e superaram os mais diversos obstáculos para montar os tapetes nas ruas onde acontece a procissão com Jesus presente na Eucaristia. As comunidades, movimentos e pastorais da Paróquia Sagrada Família e da Paróquia Nossa Senhora das Dores fizeram belíssimos desenhos, com importantes mensagens para o povo católico.

Às 8h, teve início a Santa Missa na Matriz. Os Ministros Extraordinários da Eucaristia das duas paróquias estiveram presentes. A celebração eucarística foi presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo vigário Pe. Herbert Rohleder, msf e pelo Cura da Catedral Pe. André Luis. Padre Laurindo acolheu a todos presentes na Matriz. Padre André proclamou o Evangelho de João. Pe. Laurindo, em sua homilia, refletiu sobre detalhes importantes da Eucaristia. Veja alguns trechos:

"Hoje estamos celebrando em unidade, junto com a Igreja, esta Festa de Corpus Christi. Celebrar esta Festa de Corpus Christi é celebrar aquilo que constitui o cerne da nossa vida missionária, da nossa vida cristã, que é a Sagrada Eucaristia. A Igreja nos diz que a Eucaristia é o ponto mais alto da nossa missão, da nossa vida, para onde converge todas as nossas forças. É o ponto da unidade. É a fonte onde recorremos para fortalecer nosso coração, nossa mente, nossa espiritualidade, nossa ação, nossa missão."

.

"Claro que esta festa nos remete também, à instituição da Sagrada Eucaristia, da Quinta-feira Santa. Dia que Jesus institui a Sagrada Eucaristia, como memorial da sua vida, de tudo aquilo que ele fez, transmitiu para os discípulos.  Dia também que ele instituiu o sacerdócio. Celebramos essa Santa Eucaristia e reconhecemos a nossa fé: a presença real de Cristo, a presença real de Jesus. Ele disse: 'Poucos dias e não estarei mais convosco.'  Mas a forma de Cristo dizer: 'Eu estarei convosco todos os dias até o fim.'; e nós acreditamos  que ele está presente realmente na Eucaristia, nas espécies do pão e do vinho."

 

 

"E aqui, hoje, escutamos no evangelho, Jesus dizendo para nós, a dimensão do alimento. 'Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão, viverá eternamente.' A dimensão da comida. Falar da comida, é falar daquilo que nos nutre, que gera saúde, que nos fortalece. Jesus vem para ser alimento para todos nós. Jesus veio para ser alimento; pode ser comido, pode ser bebido? Neste sentido que, de que aquele que de fato, recebe a Eucaristia, ele come, se alimenta de toda a vida de Jesus. Perceber que nós nos alimentamos da vida de Jesus, comungamos. Vocês, hoje, vão responder; recebe o Corpo de Cristo, com essa consciência de que nós estamos alimentando de toda a vida de Jesus. O Corpo de Cristo. Amém. Quero continuamente alimentar da vida de Jesus. Porque a vida de Jesus gera vida para todos nós."


Após o momento da comunhão, teve início a procissão até a Catedral. Pe. Laurindo orientou os fiéis para que a procissão acontecesse em filas, de modo que todos pudessem contemplar os tapetes. Pe. André conduziu o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade de Januária. Durante a procissão, os cantos mantiveram o clima de oração e respeito a Jesus presente na Eucaristia.

Ao chegar na Catedral, todos receberam Jesus com uma salva de palmas. Um breve momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e Padre André concedeu a bênção. Os dois padres agradeceram a todos os envolvidos e comunicaram a programação das duas paróquias.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto = Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos = Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família







Comentários

Postagens mais visitadas