Pe. Laurindo: "O distintivo da comunidade cristã é o serviço, é o amor".

 


Em 06 de abril de 2023, a Igreja Católica em todo mundo celebrou a Quinta-feira Santa. Neste dia, recorda-se a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Revivemos a Ceia do Senhor.

Na Matriz Sagrada Família, a celebração foi presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e contou com a participação do vigário Pe. Herbert, msf. Pe. Laurindo acolheu a todos nesta noite santa. Pe. Herbert proclamou o Santo Evangelho de João, que narra o momento do Lava-pés.

Pe. Laurindo assim refletiu:

"Encontrar hoje para celebrar esta Santa Eucaristia, recordar a Última Ceia de Jesus com seus discípulos é recordar o memorial da sua entrega, da sua decisão de servir e de amar até o fim. Então estamos aqui como comunidade de discípulos, como Igreja que quer viver aqui na terra, a missão de Jesus. Continuar os seus exemplos. Fazendo memória em cada santa eucaristia do grandioso amor de Jesus por cada um de nós. E assim, celebrando o nosso pertencimento a Cristo Jesus. Como é que nós pertencemos a Jesus? Talvez seja essa pergunta interessante a se fazer neste dia. Como que nós passamos a pertencer a Jesus? Talvez alguém poderia responder: 'Padre, passei a pertencer a Jesus quando fui batizado. No rito da Igreja Católica, eu passei a pertencer a Jesus.' De fato, passou a pertencer a Jesus. Passou a pertencer à Igreja. Mas necessariamente, não é este pertencimento que seja o fundamento. O discípulo passa a pertencer a Cristo Jesus quando ele começa a praticar o que Jesus propôs. Quando ele começa viver o que Jesus ensinou. Esta celebração acentua exatamente este aspecto. O distintivo da comunidade cristã, o distintivo nosso no mundo,  é o serviço, é o amor. Lembrar que nesta Santa Eucaristia nós celebramos a disposição, a generosidade de Jesus, em servir e em amar."


 

 


"Uma comunidade que não ama, uma comunidade que não prega a Palavra de Deus, que não vive os valores do Reino de Deus, não poderá ter parte com Jesus. Então ter parte com Jesus é poder viver como ele viveu. É poder ensinar como ele ensinou dentro de sua pedagogia. Ter parte com Jesus é cultivar sempre atitudes de humildade, de solidariedade para com os irmãos e irmãs. Para nós estar aqui hoje reunidos, é aprender, é reaprender para estar com Jesus, para poder nesta memória salvífica continuar a sua missão. Nos colocar no caminho de Jesus como eternos aprendizes do amor, do serviço e do perdão."

.

"A Segunda Leitura nos recorda, São Paulo como fazendo memória daquilo que Jesus mesmo disse. Da Santa Eucaristia. Aqui a Igreja nos ensina e compreende como a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Jesus deixou essa missão para os discípulos. E disse para que eles pudessem fazer isso em sua memória. 'Este é meu corpo. Tomais todos e comei. Tomai todos e bebei. É meu corpo e sangue. Fazei isso em memória de mim.' Quando nós celebramos não estamos recordando necessariamente a nossa vida. Estamos recordando a vida de Jesus. Sua Paixão, Morte e Ressurreição. Estamos celebrando continuamente a passagem da morte para a vida. A alegria sempre do encontro festivo com Jesus em cada eucaristia."


Após a homilia, Pe. Laurindo lavou os pés de doze representantes das pastorais, movimentos e serviços da Paróquia, relembrando este gesto de humildade e de serviço de Jesus.

Ao fim da celebração, avisou-se sobre a programação da Sexta-feira Santa. Pe. Laurindo expôs o Santíssimo Sacramento, Jesus presente na Eucaristia, para adoração da comunidade. A adoração aconteceu até por volta de vinte e três horas.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas