Pe. Laurindo: "Celebramos este encontro com os sinais do ressuscitado em nosso meio".

 


No Domingo de Páscoa, 09 de abril de 2023, várias celebrações pelas comunidades da paróquia Sagrada Família, começando às 7h da manhã na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré. Às 19h, aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família presidida pelo pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes e a todos que participaram da missa de Páscoa pelo canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária.

Em sua homilia, Pe. Laurindo começou agradecendo ao Frater Mateus, msf e ao Frater Jucael, msf que estão cursando o Juniorado em Belo Horizonte, e que durante esta semana, ajudaram as comunidades de nossa paróquia a viver melhor a Semana Santa. Mateus é natural do estado do Rio Grande do Norte e Jucael é natural da República Centro-Africana.

Continuando sua reflexão, Pe. Laurindo assim se pronunciou:

"Hoje celebramos a Solenidade da Páscoa do Senhor. Ficamos aí quarenta dias preparando-nos para este momento, para celebrar a Páscoa, a passagem da morte para a vida. Passagem da morte para a vida definitiva. Iniciamos na quinta-feira o Tríduo Pascal. Exatamente para a gente perceber este movimento. Adentrar na vida de Jesus e deixar-se enriquecer pelo mistério da sua vida, da sua entrega na Quinta-feira Santa, com a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Aquilo que é o sentido do nosso ser cristão, o sentido do nosso pertencimento a Jesus. É seguir o seu exemplo. Dei-vos o exemplo. A caridade e o serviço. A Eucaristia, o sacerdócio, o serviço. Neste servir  e neste amar, com tamanha profundidade ele passou pela Paixão. Ele sofreu, ele morreu. Sabendo que Deus em seu Filho Jesus nos amou até o fim. Nos amar até o fim é dizer o amor de Deus é definitivo. O amor de Deus supera todo mal. O amor de Deus supera todo ódio. O amor de Deus supera toda realidade de morte entre nós. O amor é infinito. O amor não acabará nunca, como nos fala São Paulo na carta aos Coríntios."

.

"Sábado Santo, a celebração bonita. Aquela que a Igreja declara a mãe de todas as celebrações. Celebração do Fogo Novo, celebração da luz. Celebração da água e da renovação das promessas batismais. Ressalta muito bem a Palavra de Deus, tantas leituras, em que vai narrando toda a criação, vai narrando a história da salvação, até chegar naquele que é a revelação total da ação plena de Deus: Nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que morreu e entregou a vida para nos salvar. E hoje nós celebramos aquilo que o Evangelho vai colocar para nós. Celebramos o primeiro dia da semana. O primeiro dia da semana está no calendário cristão. A partir do Cristo, o tempo passa a ser marcado de uma forma diferente. A partir de Cristo e antes de Cristo. Então, a partir de Cristo, o primeiro dia da semana é o domingo. É o dia da grande alegria. É o dia da ressurreição. É o dia da vida nova. É o dia que o amor venceu a morte. É o dia que Deus foi glorificado no Filho. É o dia que a comunidade vai tomando consciência de que Jesus não morreu, mas que ele ressuscitou."

 

 

"O domingo é este dia da gente louvar, bendizer, agradecer a Deus. Por mais que a gente agradeça, a gente nunca vai conseguir agradecer. Nunca a gente vai conseguir pagar.  Porque Deus deu a vida para nos salvar. O que a gente pode dar em troca da vida a alguém? Nada. O que a gente pode fazer? É o amor. O amor é sempre uma dívida que temos para com o outro, que jamais devemos de deixar de amar o outro. O amor é algo permanente. O amor é algo que devemos manifestar sempre. Eu vindo à igreja, alegra o coração dos irmãos que aqui também  vem participar comigo. Estar a igreja cheia. Que bom. Que alegria que o outro está caminhando. Estava lá escutando a mesma palavra. Estamos caminhando na mesma direção. No mesmo caminho de Cristo. Estava lá meio triste, meio abatido. Mas fiquei tão feliz em ver fulano hoje. Fulano que estava um pouco afastado veio hoje. Celebramos esta comunhão, este encontro com os sinais do ressuscitado em nosso meio, em nossa igreja. A presença de Cristo Ressuscitado não está nas coisas grandiosas, mas está nos pequenos gestos. Está às vezes em um bom dia que você recebeu. Está num aperto de mão. Está simplesmente pela sua presença ao lado do outro. E assim, vamos fazendo este processo em comunidade. Da escuridão das trevas para a verdadeira luz ao lado do Cristo Ressuscitado, como assim bem descreveu os Atos dos Apóstolos. Que o nosso bom Deus nos conceda a graça de acolher o Cristo Ressuscitado em nosso meio. E sermos no mundo suas testemunhas. Anunciadores do reino e da boa notícia."


Ao fim da celebração, avisou-se sobre a Novena da Misericórdia, que acontece esta semana todos os dias antes das celebrações. Também haverá a Festa da Misericórdia na Matriz, no próximo domingo, 16 de abril, a partir de 16h30min.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas