Pe. Marconi: "Os mandamentos são um sinal de Deus para tomarmos as decisões certas"!

 


No domingo, doze de fevereiro, a Igreja celebrou o Sexto Domingo do Tempo Comum. A Santa Missa, das dezenove horas, na Matriz Sagrada Família, foi presidida pelo vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf, que assim nos falou em sua homilia:

"Jesus hoje vai dizer assim para nós: 'Foi dito pelos antigos; eu, porém, vos digo.' Essa frase de Jesus vai mostrar para nós que Ele não vem destruir os ensinamentos do Antigo Testamento; pelo contrário, Jesus vem para aperfeiçoar os ensinamentos do Antigo Testamento. Além disso, o Antigo Testamento completa o Novo Testamento e eles se completam reciprocamente. Portanto, nós nem devemos ficar apenas no Antigo Testamento e nem devemos ficar apenas no Novo Testamento. Na realidade, os dois formam a Sagrada Escritura, nosso livro sagrado."

"A primeira leitura vai mostrar que todos nós estamos em uma encruzilhada porque Deus coloca diante de nós duas alternativas. Deus coloca diante de nós o bem e o mal; as coisas boas e as más; as coisas certas e as erradas. É importante observarmos como a leitura coloca diante de nós que Deus coloca essas duas realidades e, em última análise, vai depender da nossa escolha, ou seja, se escolhemos o mal Deus não vai interferir na nossa escolha. Se escolhermos o bem, Deus também não vai interferir. O importante aqui é que Deus nos deu algo para escolhermos as coisas do bem, as coisas certas. E o que é que Deus nos concede para tomarmos as decisões certas? Ele nos deu os mandamentos. Os mandamentos são um sinal de Deus para tomarmos as decisões certas. Se tomarmos as decisões erradas é por conta dos nossos vícios, da corrupção, das injustiças e por conta de tantas outras coisas que nos levam a praticar o mal e não o bem."

 

 


"O Evangelho vai mostrar justamente no início que Jesus quando diz a frase: 'não penseis que eu vim abolir a lei e os profetas', está dizendo o que o Padre já falou. Ele está dizendo que não vem destruir o Antigo Testamento. Ele vem fazer com que o Antigo Testamento seja cumprido. Jesus vai colocar também a importância do cumprimento dos ensinamentos da Sagrada Escritura e vai colocar que todos os ensinamentos da Sagrada Escritura serão cumpridos, mas não fala em que tempo e nem de que forma. Na realidade, vai se cumprir de forma imprevista, nós não sabemos de que forma vai acontecer.""Jesus hoje vai colocar quatro exemplos do Antigo Testamento que Ele vai interpretar e que Ele vai também atualizar porque Jesus mostra a necessidade de atualizar e interpretar o que foi ensinado no Antigo Testamento. O primeiro exemplo, Jesus fala sobre não matar. Jesus, na realidade, está colocando que nós não temos poder nenhum de tirar a vida de nenhuma pessoa. Jesus coloca que não há nenhuma exceção para que nós possamos tirar a vida de ninguém. O segundo exemplo que Jesus vai mostrar para nós é o de não cometer adultério. O homem deve ser fiel a sua esposa. A esposa deve ser fiel a seu marido. O terceiro exemplo Jesus vai dizer que o homem não deve divorciar da sua mulher. O sacramento do matrimônio, segundo Jesus, é para ser vivido até que a morte os separe. Mas também Jesus vai colocar que diante de alguns casos, se acontecerem e o casal se separar, este deve ser acolhido pela comunidade, porque tem alguns casais que não tem a capacidade de ficarem juntos até que a morte os separe. O quarto e último exemplo Jesus vai colocar que nós não devemos jurar. Jesus vai nos ensinar que devemos ser sinceros em todas as situações, devemos agir com sinceridade. Vamos pedir a Deus Pai que nos ajude no cumprimento dos mandamentos da Lei de Deus para que dessa forma possamos agir conforme os ensinamentos d'Ele e assim Deus possa nos proporcionar vida em plenitude e abundância."


Os casais do ECC - Encontro de Casais com Cristo, responsáveis pela Santa Missa, participaram da procissão de entrada e procissão do ofertório. Também neste fim de semana, a comunidade devolveu o seu dízimo, gesto de gratidão a Deus.

Antes da bênção final, Pe. Marconi convidou o casal que nessa noite celebrou doze anos de vida matrimonial e toda a comunidade cantou os parabéns para estes e todos os aniversariantes do dia.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família
Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas