Pe. Marconi: "A ganância nos separa das coisas de Deus".

 


Encerrando o mês de julho de 2022, na Matriz Sagrada Família, aconteceu a Santa Missa do 18º Domingo do Tempo Comum. A Celebração Eucarística foi presidida pelo vigário Pe. Marconi Nunes Lira, msf. Pe. Marconi acolheu a todos os presentes e a todos que participaram através da transmissão pelo canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária.

Em sua homilia, refletiu sobre as leituras do dia. Confira:

"A palavra de hoje mostra para nós que a ganância nos separa das coisas do alto. A ganância nos separa das coisas de Deus. Porque com a ganância veio junto a idolatria. Ou seja, a idolatria é a gente colocar coisas ou pessoas no lugar do único e verdadeiro Deus. E a gente se torna escravo ou escrava daquilo que a gente colocou no lugar do único e verdadeiro Deus. "

.

"A Primeira Leitura do Livro do Eclesiastes. Eclesiastes é um sábio que viveu mais de mil anos antes de Cristo. Esse sábio é chamado de Coelet. A gente pode chamar o livro de Eclesiastes de Eclesiastes ou Coelet. É a mesma coisa. E esse sábio tinha discípulos. Ensinava os discípulos dele. Mas a leitura de hoje, ela fala de um contexto, onde o povo de Israel, ele podia, sonhava e teve a oportunidade de construir riquezas para si. Era um tempo apropriado para negócios. E o povo de Israel estava voltado para criar riquezas, para os negócios. O sábio ficava olhando aquela situação e o sábio Coelet chega a uma conclusão. Vaidade. Ele inclusive vai repetir a palavra vaidade umas três, quatro vezes. Vaidade das vaidades. Tudo é vaidade. Ou seja, esse sábio vai mostrar para seus discípulos, para o povo de Israel, que essa questão da ganância, essa questão das pessoas estarem empenhadas em terem riquezas, poder, em serem ricas, poderosas, isso além de ser vaidade, é também uma idolatria."


 

 

"Outra coisa importante para nós e que precisamos ter consciência, é o seguinte: nós precisamos fazer a experiência do dízimo. Porque o dízimo é partilha. Então quando a gente partilha mensalmente uma quantia x para a Igreja, para a manutenção da Igreja de Jesus Cristo, a gente está agradecendo a Deus por tudo que Ele nos tem dado gratuitamente. Inclusive tem uma frase que diz assim: 'De graça recebeste, de graça deveis dar.' É a gente reconhecer também que Deus, é Ele que nos dá tudo gratuitamente. E a gente retribuir no dízimo aquilo que Ele nos concede gratuitamente. Portanto, é necessário que essas coisas práticas aconteçam. E aí a gente vai mudar nossa mentalidade, nossa forma de agir, em relação a questão dos bens materiais. Os bens materiais não devem ser um fim em si mesmos, mas devem ser um meio para a gente alcançar a vida eterna."


Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre a Seresta dos Pais, que acontecerá no sábado dia 13 de agosto, a partir de 22h, no Clube Jussara. Os ingressos podem ser adquiridos com os casais do ECC.

Pe. Marconi reforçou o convite para que todos participem da Missa em Ação de Graças pelo seus 25 anos de sacerdócio no dia 15 de agosto, às 19h, na Matriz.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Fotos: Alisson Faria e Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas