Pe. Laurindo: " Santa Rosa de Lima tinha um amor especial à Maria Santíssima."

 


No dia vinte e três de agosto de 2022, terça-feira, comemorou-se o encerramento do festejo em honra à Santa Rosa de Lima. A Comunidade  Santa Rosa de Lima (Moradeiras), Paróquia Sagrada Família e comunidades convidadas foram agraciadas com a Santa Missa em honra à padroeira.

O pároco Padre Laurindo Aguiar, msf foi acolhido com palavras e cânticos de boas-vindas e acolheu a todos presentes. Foram proclamados a Leitura de 2 Cor 10, 17- 11,2 e o Evangelho de Mt 13, 44-46.

Em sua homilia nos diz que quando falamos  de preparação, seja novena, trezena ou tríduo, nós estamos falando de um reconhecimento, algo que  não dá para celebrar de qualquer jeito.


"Devemos preparar o nosso coração, para que no dia de nossa padroeira possamos estar cobrindo de alegria o nosso coração, também nossos lábios, revelando assim o esforço, a caminhada da nossa comunidade. Sempre é uma oportunidade de renovarmos e fazermos memória do que Deus nos possibilitou realizar tendo em vista a nossa frente o exemplo e testemunho de nossos Santos padroeiros, onde esta comunidade tem Santa Rosa de Lima. Lembrar deste testemunho que ela deu no Peru, em Lima. Este testemunho que foi grandioso o seu exemplo, a sua vida tão iluminada, vivenciada, que a Igreja reconheceu nela um grau tão profundo em sua santidade, sendo patrona da América Latina, das Filipinas, também na Ásia e aqui nesta comunidade de Moradeiras que a tem como padroeira. Lembrar de Santa Rosa de Lima é lembrar que podemos fazer a vontade e vivenciar o amor de Deus. Não um sim para depois, mais um sim já na juventude. Ela é conhecida pela experiência de jejum e oração como caminho de purificar, caminho de santidade."

.

"Foi alguém que soube renunciar e que não quis viver a vaidade. Sendo assim, vivendo exclusivamente para Deus, tanto que seu cabelo foi cortado dizendo: 'Eu quero seguir a Deus, tudo isso é para mim supérfluo. Eu quero me dedicar pela causa do reino.'  Caminhava sempre em oração, onde buscava a confissão e orientação espiritual.E nós também muitas das vezes precisamos de alguém que nos ajude a fazer a vontade de Deus. Sua alimentação principal era a Santa Eucaristia (o Corpo e Sangue de Jesus Cristo). E neste espírito é preciso caminhar juntos para vencermos as adversidades. Santa Rosa de Lima tinha um amor especial à Maria Santíssima tanto que é conhecida também como Rosa Santa Maria pela sua devoção e inspiração. Podemos perceber aí o protagonismo feminino, das mulheres, onde Deus não chama apenas os homens e sim as mulheres para também dar testemunho e ser sinal de luz, conversão e acolhimento."

.

"A palavra de hoje nos diz que o reino de Deus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. Isso quer dizer que não quero perder de vista este tesouro. E se eu deixar de qualquer jeito posso perdê-lo. Então irei esconder aqui para que posso conquistar. E isso nos convida a viver a radicalidade da fé de Santa Rosa de Lima. Valeu a pena ela ter trocado tudo por este tesouro que é a Palavra de Deus, o amor. Que esta celebração renove nosso sim e compromisso e que possamos vivermos, sofrermos e nos alegrar em Cristo Jesus a exemplo de Santa Rosa de Lima. Amém!"



No fim da Santa Missa  aconteceu homenagem a Santa Rosa de Lima feita pela missionária Fostina da Comunidade Divino Espírito Santo, a oração pelas famílias, os agradecimentos, bênção final e a partilha na parte externa da Capela.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Anilson / PasCom Sagrada Família - Com. Santa Rosa de Lima

Fotos: Anilson, Agnelo e Athirson - PasCom Sagrada Família - Com. Santa Rosa de Lima

Comentários

Postagens mais visitadas