Padre Laurindo: "O que Deus quer para nós?"


 Celebramos no dia 14 de fevereiro de 2021 o 6º Domingo do Tempo Comum. Este que é o último domingo antes do Tempo da Quaresma. Dia também dedicado na nossa Paróquia à devolução do dízimo.

A celebração foi presidida pelo nosso Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf, que iniciou a Santa Missa saudando a todos os paroquianos e a todos os colaboradores dizimistas da nossa igreja.

Assim falou em sua homilia:

A liturgia nos traz um tema dolorido, que é o da exclusão. Ela retrata esse tema no encontro de Jesus com o leproso. A lepra não tinha cura e quem a contraía sofria duas vezes. Primeiro pela dor física que atingia como bem nos retratou a Primeira Leitura. Depois com uma dor interior, porque ela era vista como um castigo. O impuro era aquele que estava em pecado e por isso Deus castigava, refletiu nosso Pároco.

As pessoas desesperavam porque a lepra era uma doença sem cura e uma vez contaminado a pessoa era condenada a viver na exclusão, isolada da sociedade. Mas o leproso retratado na liturgia de hoje, não se contentou com essa condição imposta, ele rompe com o que estava estabelecido por lei. Ao se aproximar de Jesus, o leproso nos diz que, não podemos nos contentar com aquilo que é estabelecido e nos tira a nossa paz, a nossa dignidade, a nossa vida. Ele rompe com as barreiras que o excluía do outro, disse Padre Laurindo.

Mais que isso, ao dizer "Se queres, tem o poder de curar-me" ele reconhece que Jesus é o antídoto para que se tenha uma vida nova. Mas qual a vontade de Deus manifestada em Jesus? O que Deus quer para nós? Ele quer a exclusão, a morte, a nossa condenação? E a resposta é NÃO. Através da palavra de Jesus, ele revela o projeto de Deus para nós. Um Deus que deseja que rompamos com o círculo que exlcui, que maltrata e que mata. E a resposta de Jesus é: "Eu quero. Fica curado", nos indagou Padre Laurindo.

Temos muitos leprosos nos tempos atuais. Vivemos em um sistema desumano que, exclui e que não permite que as pessoas renasçam. O Evangelho vem nos mostrar que é preciso acreditar e renovar as nossas forças em Jesus.

Peçamos ao Deus da vida a graça da coragem para não sucumbir nos problemas que nos afeta. Que não tenhamos medo de buscar a Deus. Que tenhamos coragem de viver e dizer: "Senhor se queres pode curar-me" e Deus diz, "Eu quero, fica curado". E mais que isso que, possamos acreditar realmente nisso.

Ao final da Santa Missa Padre Laurindo rezou em intenção da Sagrada Família, para que nos ilumine na nossa vida. Falou da programação da Paróquia nesta Quarta-feira de Cinzas. As missas serão: às 8h, 17h e 19h30min. Assim, não haverá aglomeração. Você pode escolher o melhor horário para iniciar bem o tempo da Quaresma.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família


Comentários

Postagens mais visitadas