"O diálogo é ouvir e falar", foi uma das reflexões no Programa No Lar de Nazaré

 

Na segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021, a Paróquia Sagrada Família promoveu  a nona edição do Programa No Lar de Nazaré. Como estamos no tempo da Quaresma, o tema adotado nesta edição foi a Campanha da Fraternidade 2021: "Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor."

Nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf apresentou o programa, que teve como convidados especiais a professora Amanda Batista, o casal coordenador da Pastoral Familiar Gisneia e Fabiano e o Irmão Guilherme Souza, Missionário da Sagrada Família. Mariane e Jossy cantaram músicas da Quaresma e outras melodias que tocaram nosso coração. Pe. Laurindo agradeceu a todos missionários e patrocinadores envolvidos para que fosse possível realizar mais este programa.

Com estes momentos de música e de oração, o assunto proposto foi amplamente discutido, e as reflexões esclareceram as dúvidas dos paroquianos e fiéis.

Irmão Guilherme começou dizendo que quando começou a ler e a preparar para viver o período da Quaresma, e também o período da Campanha da Fraternidade, logo viu uma íntima ligação, uma sintonia, entre a Campanha da Fraternidade deste ano e as práticas espirituais deste tempo da Quaresma: a Oração, a Caridade e o Jejum.

Continuou Irmão Guilherme: "Mas que relação é esta? A gente sabe que a Campanha da Fraternidade, aqui no Brasil, vem exatamente para nos ajudar como um auxílio, um instrumento para vivermos bem este tempo da Quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor."

Analisando primeiro a oração, Irmão Guilherme refletiu: "O tema da Campanha é Fraternidade e Diálogo. A oração é um diálogo. A oração é o nosso diálogo com Deus. Muitas vezes, ficamos preocupados em rezar, o que eu vou falar para Deus, como eu vou falar com Deus, que oração eu vou fazer. A gente sempre pensa no que eu vou falar na minha oração. E acaba que a oração deixa de ser um diálogo, passa a ser um monólogo. Somente eu falo. Neste sentido, o diálogo é importante na oração, porque não basta eu falar com Deus. É necessário que eu escute o que Deus tem a dizer."

Em seguida ele analisou também a caridade e o jejum conforme o tema da Campanha da Fraternidade.

A professora Amanda comentou sobre o diálogo: "O diálogo não é para convencer o outro, ele vai para que você possa entender minha vivência. Em casa, no trabalho, no mundo em que vivemos, é que vivemos o debate, as discussões, e o diálogo pouquíssimo. No debate político, por exemplo, há uma disputa. A disputa pelo seu voto. O candidato tenta falar o que é o melhor dele, e contrapor o que o outro não tem. A discussão vem para que você faça uma análise dos acontecimentos. Quando o pai quer convencer o filho para não ir para uma balada, ele pode falar que tem um diálogo com meu filho. Será que é o diálogo? Ou você está discutindo com seu filho? O diálogo é ouvir e falar. Muita gente acha que o falar é mais importante. Mas o ouvir é fundamental. Porque é no ouvir que você compreende e tem empatia com o outro."

Em seguida, também foi discutida a importância do ecumenismo, forma de viver a unidade que tanto Jesus nos pediu.

Gisneia comentou seu testemunho de vida sobre a importância do diálogo em família, tanto na situação de filha, quanto na situação de mãe. Junto com Fabiano, demonstram respeito para com a vida dos seus filhos e procuram sempre utilizar o diálogo no convívio familiar. 

Pe. Laurindo interagiu com as pessoas que acompanharam o programa pelas redes sociais da Paróquia, e fizeram questão de deixar seu abraço ou sua manifestação de carinho e agradecimento.

A paroquiana Ilza Castilho da Mota, da Comunidade Santo Antônio, contou um pouco de sua relação com a Campanha da Fraternidade. Ela destacou  gestos concretos realizados em função da Campanha da Fraternidade e que contribuíram para uma mudança tanto espiritual, quanto do meio ambiente.

O fiel José Carlos assim se manifestou: "Assisti, muito esclarecedor...... falas de muita importância para as famílias e o momento em que vivemos. Parabéns."

Se você não pôde acompanhar o programa ao vivo, vale a pena conferir tudo que o refletido. Você pode rever esta edição em nosso canal do Youtube ou clicando no link abaixo.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Clique aqui para rever a íntegra do Programa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas