Pe. Laurindo: "Só quem tem amor autêntico e verdadeiro é capaz de se entregar pelos seus inimigos."


A Paróquia Sagrada Família realizou no domingo, dia 09 de abril, a celebração do Domingo de Ramos.

Na parte da manhã, ocorreram três celebrações: na Matriz, na Comunidade São Cristóvão - Bom Jardim e na Comunidade Pau D'Óleo.

À noite, a comunidade paroquial se reuniu na Praça Santa Cruz, onde ocorreu a Bênção dos Ramos. Os fiéis seguiram em procissão, cantando e rezando, até a Matriz, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Pe. Laurindo, msf foi o presidente da celebração. Em sua homilia, ele fez importantes reflexões. Vejamos algumas:

"Chegamos ao fim da quaresma. Início da Semana Santa. Se a Quaresma foi para nós um grande retiro, retirando-nos do barulho, retirando-nos de muitos afazeres; nesta semana somos convidados a dar um passo a mais."
"Na Semana Santa, a procissão do Domingo de Ramos, é um dia de aprofundar nossa fé, de que é possível caminhar com Jesus e se comprometer com Ele, com o Reino de Deus."
"As leituras de hoje nos descrevem uma dupla realidade na vida de Jesus. Fizemos esta procissão de Ramos reconhecendo em Jesus seu martírio e entrega. Caminhamos pelas ruas de nossa paróquia, aclamando não qualquer pessoa. Aclamamos Jesus como Filho de Deus, como rei. Um rei que nos apresenta uma nova forma de reinar. Não viver sugando as pessoas. Mas viver doando a elas."
"A entrada de Jesus em Jerusalém não se dá da forma que muitos esperavam. Jesus entra em Jerusalém com toda sua simplicidade. Para passar esta imagem do modo de que Deus quer que nós caminhemos, ele traz a imagem de um jumentinho. Um animal que não era tão valorizado naquela época. Ele não buscou entrar de cavalos, tropas. Mas de um jumento. Tudo isto para mostrar que na simplicidade Ele chega nas pessoas, na simplicidade ele está a serviço."
"A história sobressai os heróis, aqueles que não levam desaforo para casa. Aqueles que matam seus inimigos. Jesus escolhe para nós não é este tipo de herói, não é este tipo de vitória. Jesus procura a Paz. A Palavra nos fala que Seremos reconhecidos como discípulos de Jesus, se promovermos a paz."
"Jesus se fez um de nós para nos ensinar que o que Ele passou, também nós podemos passar. O que Ele superou, também nós podemos superar."
"Esperamos que nesta Semana Santa possamos aprender com a divindade, mas, de modo especial, aprender com a humanidade de Jesus. Sejamos capazes de agir, de entregar. Só quem tem amor autêntico e verdadeiro é capaz de se entregar pelos seus inimigos. É capaz de não querer a destruição dos seus inimigos. É capaz de querer a libertação de todos."


No momento do ofertório, os fiéis colaboraram com a Coleta Nacional da Solidariedade promovida pela CNBB e que apoia projetos na Diocese e em todo país.


Ao fim da Santa Missa, foi apresentado a Assembleia o Frater André e o Frei Kauê, que estarão em missão na cidade de São João das Missões.

Em Cônego Marinho e Riacho da Cruz, temos também alguns seminaristas ajudando nas atividades da Semana Santa.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Gabriel Guedes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas