"Que meu Ministério seja um reflexo do rosto misericordioso de Jesus", diz o Diácono Tiago em sua Ordenação

Centenas de fiéis compareceram a Catedral Nossa Senhora das Dores em Januária/MG na noite do dia 11 de dezembro de 2015 para presenciarem a Ordenação Diaconal de Tiago Miguel Marinho. Seu tema de Ordenação foi o seguinte: "Pois tu há de ser sua testemunha, diante de todos os homens, do que viste e ouviste." At 22,15

Nosso pároco Pe. Laurindo, msf e nosso vigário Pe. Daniel, msf estiveram presentes junto ao clero diocesano para este importante dia. Também participaram padres e seminaristas da Arquidiocese de Montes Claros. O Bispo D. José Moreira presidiu a Santa Missa. Após a Proclamação do Evangelho, teve início o Rito de Ordenação. Em sua homilia, D. José assim refletiu:

"Cuidar do povo, é a função do Diácono, mesmo o seu diaconato sendo provisório,  que quer o presbiterato. Na condição de diácono você deve servir a comunidade, a Igreja, estar ao lado do Bispo." 

"O Evangelho nos fala da luz, fermento. Como nós católicos, nós presbíteros, nós que assumimos como missão ser luz neste mundo de tanta escuridão."

"Querem apagar a Luz da Igreja! Querem apagar nossa luz. Mas, não apagam. Que nossa Igreja seja alegre, disponível, possa botar fermento no mundo! Mostrar alegria, mostrar misericórdia, mostrar a salvação!"

"É preciso definir o que eu quero da vida. Para que eu quero ser padre? Para que eu quero ser diácono? Em benefício próprio? Mas se é para missão da Igreja, para nos ajudar, para sermos fermento, vem sem medo. Querem acabar com a Igreja, querem tirar de nós o fermento para mexer nesta massa."

"Por isso prezado, não queira elogio, cuidado com elogio, é perigoso. Mas quando você for rejeitado por causa de mim, disse o Evangelho: "Não tenha medo!". Será rejeitado, caluniado, defamado, não tenha medo irmão. É a Misericórdia que chega. Jesus é a Misericórdia. Maria é mãe e está ao pé da cruz, caminhando conosco." 

 
Na sequência da Santa Missa, ocorreu o Propósito do Eleito, um diálogo entre o Ordinando e D. José. 


Na Ladainha de Todos os Santos, Tiago se prostou sobre o Altar. D. José procedeu a Oração Consecratória e após este momento, o Novo Diácono de nossa Diocese de Januária vestiu-se com os paramentos próprios ao som da música A minha vocação é me doar. Foi um dos momentos mais emocionantes desta Ordenação. D. José entregou ao Diácono Tiago o Livro dos Evangelhos e o acolheu. 

Ao final da Santa Missa, a comunidade paroquial Nossa Senhora das Dores prestou uma bela homenagem ao Neo-Diácono. Também os familiares homenagearam o Diácono Tiago e agradeceram a todos que contribuíram para este que este momento se concretizasse. O Diácono Tiago fez seu agradecimento da seguinte forma:

 "Pois tu há de ser sua testemunha, diante de todos os homens, do que viste e ouviste. Quando escolhi este tema para minha ordenação, senti no coração o desejo de contribuir através do testemunho e do acolhimento para que o Reino de Deus pudesse cada vez mais ser expandido. Hoje celebramos a conclusão parcial de um longo processo que começou há 10 anos e dez meses atrás. Não tenho dúvidas de que sempre fui agraciado e que muitas foram as manifestações da providência divina em minha vida. Deus operou grandes maravilhas em minha vida. Cabe agora agradecer por sua infinita misericórdia."

"Sou imensamente grato por cada um de vocês que estão aqui nesta noite. Tenho a certeza que hoje realizo um sonho comum, pois não é apenas meu, é de vocês também. Esta vitória é resultado de uma enorme mescla de forças, onde muitos se empenharam para que tudo desse certo. Hoje podemos dizer juntos, parafraseando o Profeta Samuel: 'Até aqui o Senhor tem nos ajudado.' Eu creio que continuará nos ajudando, agora num Ministério específico, o do Diaconato. O Diaconato é serviço. Nenhum padre deixa de ser diácono. Por isso estou aqui hoje, diante de praticamente  toda nossa diocese, e também de outra diocese, a Arquidiocese de Montes Claros."

"Eis-me aqui para servir a Igreja. Que meu Ministério seja um reflexo do rosto misericordioso de Jesus. Estou aberto para poder auxiliar. Que continue se alegrando comigo pelas vitórias que conquistaremos juntos. E que o tempo que o Senhor me reserva para vivenciar o Diaconato, possa prosperar as infinitas graças que Deus continuará concedendo. Que esta noite marque os nossos corações. E que pela nossa fé, possa reafirmar a alegria que eu aqui hoje compartilho com todos vocês. Que a Mãe das Dores, Senhora Nossa, interceda incessantemente por todos nós. Muito obrigado a todos."

Pe. Natelson leu a ata da Ordenação Diaconal. D. José rezou junto a Assembleia a Oração para o Ano Santo da Misericórdia. 

Após a Bênção Final, o Diácono Tiago recebeu o cumprimento de todo o Povo de Deus. 


Mais fotos da Ordenação Diaconal de Tiago Miguel você encontra na Página do Facebook da Paróquia Sagrada Família.
 
Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas