Pe. Laurindo na solenidade da Sagrada Família: "Seguir a orientação dos pais é o que faz garantir a vida longa"


A Igreja Católica celebra no domingo após o Natal a Solenidade da Sagrada Família. Em nossa Paróquia, dedicada a Sagrada Família, a Santa Missa às 19h na Matriz nos levou a compreender a importância da família para a sociedade humana. 

Nosso pároco, o Pe. Laurindo, msf presidiu a Celebração Eucarística. Os cantos foram voltados para a realidade familiar, e foram projetados junto a belas imagens da Sagrada Família. Em sua homilia, Pe. Laurindo reforçou e explicou pontos importantes da convivência familiar que todas as leituras, o salmo e o Evangelho do dia apresentaram. Veja a seguir os pontos de destaque:

"Estamos celebrando hoje a Solenidade da Sagrada Família, dentro da Oitava do Natal. Podemos pensar que a festa da Sagrada Família é a festa deste grande presente que Deus nos deu: a família, lugar que Deus por excelência quis se revelar, Deus quis nascer!"

"Seguir a orientação dos pais é o que faz garantir a vida longa, pois nos resguarda de muitas situações que podem nos encurtar a vida, que podem nos levar ao precipício. Para além das imperfeições de nossos pais, somos chamados a cuidar, a amar. Mesmo se eles não se preocupam como deveriam, mais eles são aqueles que nos deram a vida. E isto não tem preço. Quem pode pagar a vida? Temos que louvar e agradecer por aquilo que Deus nos deu através de nossa família, através de nossos pais."


"Uma família que não age com misericórdia, ela julga, ela mata. Dentro de nossa casa, quantas vezes nos sentimos injustiçados pelo comportamento do pai ou da mãe. Quando falamos de misericórdia, falamos de uma atitude natural, de alguém que olha qual a necessidade maior. Qual é aquele que está mais fraco dentro de nossa casa? Então este precisa de cuidado. Aí nosso pai e nossa mãe vai lá e cuida daquele que está mais fraco. Antes de tudo, misericórdia. Uma família misericordiosa é aquela que cultiva esta harmonia."

"Para a gente buscar qualquer projeto de vida em família temos que ter um ideal para direcionar nossa caminhada. Posso até não atingir o ideal, mas estou buscando assemelhar o ideal de família assim como Deus nos revelou a partir da Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Maria e José, seguindo os costumes judaicos, iam sempre ao templo e levavam Jesus. A afirmação de Jesus 'Eu deveria estar na casa do meu Pai', nos ensina que antes de qualquer coisa, em primeiro lugar, devo fazer a vontade do Pai. Foi para isso que Jesus veio."


"Queridas famílias, a partir da Sagrada Família, destacamos a presença dos pais na evangelização e educação dos seus filhos. José e Maria se mostraram pais preocupados com a vida de Jesus. Às vezes os pais não sabem onde os filhos estão, e nem se preocupam com isso! Os filhos só serão evangelizados se vocês estiverem perto para cultivar a fé que vocês professam. Seja na Igreja, seja dentro de casa, seja em um momento de oração!"

"Qual é a melhor família do mundo? É a minha. Tenho que descobrir isto. Aquele que ama, está apto a amar os outros. Eu amo a minha família. Descobrir este amor por aqueles que são sangue do meu sangue. Valorizar estas pessoas que conosco vivenciam a Palavra de Deus."

"Nesta Festa da Sagrada Família, possamos renovar nossos sentimentos de amor, de misericórdia, de fraternidade e acima de tudo de fidelidade a Deus. Amém."

No ofertório, uma família apresentou as oferendas no altar. 
Ao final da Santa Missa, Pe. Laurindo conduziu um belo momento de oração, pedindo a assembleia que se voltasse para a imagem da Sagrada Família e que cada um, no silêncio do seu coração, fizesse um pedido por seus familiares. Ao mesmo tempo, Pe. Laurindo rezou a oração que o Papa Francisco preparou especialmente para o Sínodo das Famílias.

Mais fotos da Solenidade da Sagrada Família você encontra em nossa Página do Facebook.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas