Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário de Pe. Laurindo



“ Mas, entre vós, não deve ser assim, quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10, 43-45).


A Santa Missa do último domingo, 18 de outubro, foi celebrada pelo Padre Laurindo, msf que iniciou a celebração invocando o Trindade Santa, e professando que ser cristão é ser peregrino, discípulo e missionário. 

As leituras foram as seguintes:  Primeira Leitura do Livro do Profeta Isaias (Is, 53,10-11), acompanhada do Salmo Responsorial (Sl 32); Segunda Leitura  da Carta aos Hebreus (Hb 4, 14, 16), assim como o Evangelho de Jesus Cristo foi proclamado segundo Marcos.

Na sua homilia, o Pároco lembrou que celebrava o Dia Mundial das Missões, e explorando a temática salientou que  falar de Missão, é fazer memória de que a nossa igreja é por excelência uma igreja missionária, e ainda que ao celebrar o Dia Mundial das Missões, a igreja quer nos lembrar do nosso batismo, “da vocação que nós assumimos como discípulos de Jesus. Para seguir Jesus, todos nós somos chamados: crianças jovens e adultos”.

Confira mais alguns destaques da homilia do pároco:

“No nosso caminhar, como seres humanos que somos, nós sempre almejamos algo, sempre almejamos o crescimento, todos querem fazer desabrochar as suas potencialidades. O crescimento é sempre uma oportunidade de fazer à vontade de Deus. É algo de direito e algo sadio, essa busca de avançar. O avanço é uma conquista, assim como a vida. (...) Viver é uma conquista. Todos os dias Deus nos dá a oportunidade de buscá-lo e conhecê-lo profundamente”. 


“Desde que nascemos, estamos inseridos no processo de catequese.(...) A catequese é o processo que a igreja encontrou para mostrar o caminho, a maneira de seguir Jesus. No entanto, nem sempre nós buscamos tudo isso, às vezes desvirtuamos o nosso caminhar. Às vezes mudamos de rota. Às vezes, mudamos o centro de nossas buscas.”

Ao discorrer sobre a leitura do evangelho, o padre salientou que a pergunta de Thiago e João a Jesus, apresenta para nós até então, a incompreensão dos discípulos diante do que Jesus havia ensinado e pregado.  O lugar de destaque ao quais os discípulos  solicitaram a Jesus, revelam que eles estavam preocupados com status, ou seja,  mais com o aparecer do que com o servir. “Como Thiago e João, nós estamos ao lado de Jesus, mas estamos cegos com a palavra, com o ensinamento, não estamos em comunhão com ele. Estamos querendo o poder”.

Devemos seguir a Deus com alegria, continuou o padre Laurindo, “o caminho que Jesus faz é o caminho da missão. O mais importante diante dos nossos pecados é que abramos à luz de Deus os nossos corações para acolher a palavra de Deus, alargar os horizontes. Para o padre, não nos devemos igualar ao homem da caverna que não vê à luz.

“Muitas vezes não somos discípulos missionários porque a cegueira está presente na nossa vida. Na escuridão, não conseguimos enxergar o caminho e muito menos mostrá-lo para aqueles que quer caminhar com Jesus. Para tornarmos discípulos missionários, devemos abrir os nossos olhos. Todo discípulo de Jesus deve ser missionário”.

“A missão nos coloca em movimento, reforçou o padre, “a missão nos faz sair, vencer preconceitos, vencer muitos obstáculos que nos são colocados. Na missão, devemos olhar com o olhar de Deus, o olhar da misericórdia. (...) Devemos pedir sempre a Deus para não deixarmos cair na tentação de servir a nós mesmos” (...)

  

Para encerrar, pela passagem do aniversário do Padre Laurindo, foi lida uma belíssima mensagem em sua homenagem, momento também em que o Padre foi cumprimentado por todos os presentes. 

Texto e fotos: Izabel Alves Macedo Mendes / PasCom Sagrada Família 

Comentários

Postagens mais visitadas