Pe. Marconi: "Precisamos estar abertos para a ação do Espírito Santo em nossas vidas".

 


No domingo, 19 de maio, o Padre Marconi Nunes Lira, msf, presidiu a celebração da Solenidade de Pentecostes na Matriz da Paróquia Sagrada Família. O evento foi marcado pela significativa participação dos jovens do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo).

Pe. Marconi assim refletiu em sua homilia:

“Hoje, nós estamos celebrando a Solenidade do Espírito Santo, o Espírito Santo que é a nova lei de todos nós cristãos. O Espírito Santo é a nova lei porque lá no Antigo Testamento nós temos o Decálogo, os dez mandamentos; portanto, a lei do Antigo Testamento são os dez mandamentos. No Novo Testamento, nós temos a nova lei, que é o Espírito Santo, o Espírito Santo que desce sobre os discípulos para que eles possam agir no mundo para fazer o bem. O Espírito Santo é o Espírito da Verdade que Jesus havia prometido aos discípulos antes de morrer. E agora, ele ressuscitado, envia o Espírito Santo sobre os discípulos.”

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

.

“Tantos dons e talentos que a gente tem é necessário que a gente os coloque a serviço da comunidade. Para vivermos unidos, sobretudo, para vivermos unidos, nada de divisão na nossa comunidade, na nossa Igreja. O Espírito Santo, portanto, é o espírito que quer que vivamos a unidade. Por isso, Paulo, inclusive, vai fazer aquela comparação do corpo. O corpo tem vários membros e os membros necessitam uns dos outros. Nós também devemos ter a consciência de que necessitamos uns dos outros. Essa consciência parece estar cada vez menor entre nós, cristãos católicos, porque estamos cada vez mais desunidos. A festa de hoje, a solenidade de hoje, quer nos lembrar, sobretudo, que precisamos uns dos outros, ou seja, a nossa relação deve ser uma relação com aquela ação de iguais de modo especial e, também, uma relação com pessoas. Nós estamos nos relacionando muito com pessoas virtuais e não com pessoas reais. E as pessoas virtuais, a gente não se relaciona como cristãos com as pessoas virtuais.”

 

 



“Precisamos estar abertos para a ação do Espírito Santo em nossas vidas. A última frase do Evangelho nos fala da remissão dos pecados. O que destrói o pecado em nós é a presença do Espírito Santo, ou seja, o que elimina o mal que está dentro de nós é a presença do Espírito Santo. Mas é necessário que nós deixemos o Espírito Santo agir em nossas vidas e, a partir de então, ele vai derrubar e destruir todo o pecado que está em nossa vida. O sentido da segunda frase da Ressurreição é o seguinte: a Igreja deve criar as condições para que o Espírito entre no coração de todas as pessoas, ou seja, todos nós devemos criar as condições para que o Espírito Santo possa entrar na vida de todas as pessoas e transformar as nossas vidas, para que estejamos cada vez mais unidos. Através do Espírito Santo, nós construiremos uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, onde todos seremos considerados irmãos e irmãs.”

Antes da bênção final, os adolescentes do EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo) realizaram uma emocionante coroação da imagem de Nossa Senhora. Em seguida, Padre Marconi conduziu o rito do apagamento do Círio Pascal.

.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

.

Texto: Edilza Madureira / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas