Padre Marconi: "Esforcemos para perdoar, para sermos perdoados".

 


Na noite do dia 17 de setembro, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa do Vigésimo Quarto Domingo do Tempo Comum, presidida pelo Padre Marconi Nunes Lira, msf. Padre Marconi acolheu a todos os presentes.

Durante a Oração da Coleta, Padre Marconi rezou pelas vítimas do terremoto em Marrocos e também pelas vítimas das recentes tempestades no Rio Grande do Sul.

Os adolescentes do EAC  (Encontro de Adolescentes com Cristo) realizaram a entrada da Palavra de Deus antes da proclamação da Primeira Leitura.

Em sua homilia, Padre Marconi assim refletiu:

"Perdoar sem limites. Ou seja, as leituras de hoje pedem que nós possamos perdoar sem limites, da mesma forma como Deus nos perdoa. Deus nos perdoa de forma completa, ilimitada, sem limites. Outro fato importante do perdão de Deus é que Deus não coloca uma condição para nos perdoar. Ou seja, Deus não diz assim: 'Eu vou oferecer meu perdão para vocês, mas vocês tem que fazer sacrifícios'. O nosso Deus não é esse deus que impões condições a nós para nos perdoar. Ele nos perdoa, primeiro, porque Ele nos ama. Porque Ele é misericordioso."

 

 


"O Evangelho de hoje é o finalzinho do Capítulo 18 de Mateus. O Capítulo 18 de Mateus mostra os problemas da comunidade e hoje termina com o tema do perdão. Domingo passado, por exemplo, o texto do Evangelho tratava da correção fraterna. Hoje trata da questão do perdão. Jesus nos mostra que Ele já fez a parte dele ao nos perdoar; quando Ele morre pregado numa cruz para nos salvar. Agora, resta nós fazermos a nossa parte e perdoar como diz o evangelho de hoje, perdoar de coração. Eu ouço umas pessoas em confissão, e tem algumas que dizem assim: 'Eu perdoei, mas não esqueci.' Quando a gente diz que perdoa mas não esqueceu, a gente não perdoou com o coração."

.

"Outra coisa importante do perdão. Quando a gente oferece o perdão, para a pessoa ou para as pessoas que nos ofenderam, a gente tá fazendo um bem enorme. Para quem? Para nós mesmos, e não para as pessoas ou a pessoa que nos ofendeu. E este bem que a gente faz para nós mesmos, é a paz que a gente tem, a liberdade que a gente tem, e sobretudo, a gente viver em paz com Deus,  em paz com nossos irmãos e irmãs.  E isso não tem preço, queridos irmãos e irmãs. Portanto, nos esforcemos para perdoar, para sermos perdoados. Como nós rezamos  no Pai-nosso: 'Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos.' "


Ao fim da Santa Missa, Padre Marconi rezou a oração pelo Sínodo, juntamente com toda a assembleia. Como avisos, destaca-se a inscrição para o Retiro Missionário que acontecerá nos dias 29, 30 de setembro e 01 de outubro. Vale ressaltar também a Festa de Nossa Senhora da Salette, que acontecerá na Matriz Sagrada Família, no próximo domingo, dia 24, a partir das 16h. Nossa Senhora da Salette é a padroeira da Congregação dos Missionários da Sagrada Família.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas