Pe. Laurindo: "O amor sempre procura respostas às situações adversas que nos acontecem".

 


Após cumprir um período de isolamento, nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf voltou a presidir a Santa Missa do domingo, às 19h, na Matriz. Padre Laurindo agradeceu a todos pelas orações e a todos os padres que ajudaram a celebrar na Matriz nos dias em que não pôde estar presente.

O Encontro de Casais com Cristo - ECC foi o responsável pela celebração. Os casais promoveram procissão de entrada e o momento de ofertas.

Em sua homilia, Padre Laurindo assim refletiu:

"Estamos aqui reunidos celebrando nossa caminhada de fé, celebrando a ação de Deus que é sempre uma ação salvífica para todo povo, para todos nós. Sexto Domingo do Tempo Comum. E a Liturgia da Palavra hoje traz toda uma temática falando das bem-aventuranças. O evangelho nos traz a afirmação dos bem-aventurados. A primeira leitura nos fala do feliz, ou do bendito, aquele que confia no Senhor e, o salmo, 'É feliz quem se confia no Senhor'. Trazendo como tema, a liturgia, a confiança no Senhor. Esta confiança é colocada na correlação dos valores do reino, dos valores de Deus com os valores do mundo. Mas a primeira afirmação que temos nesta correlação é da primeira leitura que nos diz: 'maldito o homem que confia no homem'. Mas para compreendermos o sentido desta afirmação 'Maldito o homem que confia no homem e faz consistir sua força na carne humana', aquele que quer prescindir de viver neste mundo dos valores de Deus, fazendo a opção pelos valores deste mundo. O homem que coloca sua esperança nas coisas deste mundo, tende a não ver a floração, tende não ver a vida frutificar. Mas aquele que confia no Senhor, cuja sua esperança é o Senhor, este tem fundamento, este tem resistência, este tem o antídoto para poder passar por todas as provações ou pelas situações, momentos de seca, e ainda continua a dar frutos. Aquele que está em Deus, nos momentos de dificuldades, de provações, são oportunidades para revelar a dinamicidade, a criatividade, a presença de Deus em nossa vida. E aqui sempre recordo o que o Papa Francisco nos diz: 'o amor é sempre criativo'. E Deus sempre nos surpreende. E por que Deus nos surpreende? Porque Ele nos ama infinitamente. O amor sempre procura respostas às situações adversas que nos acontecem. Por isso, aquele que confia em Deus tem fundamento, tem razão, tem sentido em Deus para lutar, para não desistir nunca. Por isso, é feliz quem a Deus se confia."

 "Finalizo com aquilo que é o centro da nossa fé. Nós somos católicos, somos cristãos. Hoje alguém perguntava: 'Padre, tenho algumas dúvidas a respeito da ressurreição. O pessoal fala que quando a gente morre fica num sono profundo. Para a comunidade judaica, se acreditava que quando a gente morre ia para um lugar chamado cheol, você ficava dormindo. Mas querendo dizer no tema sobre a nossa esperança na ressurreição, nós escutamos tantas pessoas que falam tantas coisas da realidade depois da morte. São tantas religiões, tantas seitas, pessoas que se acham entendedoras, profetas da verdade, que às vezes, se a gente não conhece a verdade da nossa fé, a doutrina da nossa fé, nós vamos seguindo, vamos ficando perdidos, agarrando aquilo que é passageiro, deixando aquilo que é permanente. E o que é permanente é aquilo que São Paulo vai nos dizer a respeito da pessoa de Jesus. Tem gente que ainda não acredita na ressurreição dos mortos. Se vocês não acreditam na ressurreição dos mortos estão a negar que Jesus ressuscitou. Se estão a negar que Jesus ressuscitou estão a negar que, a recusar, que eu não confio no Senhor. Porque foi Deus que ressuscitou seu Filho Jesus. E finaliza, 'na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram'. Então a ressurreição de Cristo é a nossa esperança mais forte para a gente caminhar, para a gente viver. Viver sabendo que a gente tem um destino e nosso destino é a ressurreição, nosso destino é o céu. Para tanto, confiemos a nossa vida,  as nossas coisas, que são coisas de Deus, nós usufruímos daquilo que Deus nos deu, vamos colocar isto a serviço. Vamos confiar a Deus tudo aquilo que temos, tudo aquilo que somos."


Ao fim das preces da comunidade, rezou-se a Oração do Dizimista. Se você ainda não é dizimista em nossa paróquia, faça a experiência. Clique aqui para fazer seu cadastro e conhecer um pouco sobre o dizimo.

Padre Laurindo avisou que já estamos próximos do Tempo da Quaresma e que estão disponíveis na Secretaria os livrinhos para reflexão. Nosso pároco também agradeceu aos dizimistas e também a todos os casais do ECC.


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Fotos: Ana Carolina / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família



Comentários

Postagens mais visitadas