Sempre seremos e estaremos unidos Diácono Guilherme!

 


Na segunda-feira, 10 de janeiro de 2022, o Diácono Guilherme Ferreira, msf concluiu seu trabalho na Paróquia Sagrada Família de Januária. A missa em ação de graças aconteceu na Matriz, às 19h. Nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração. Também estiveram nossos vigários Pe. Marconi, msf e Pe. Herbert, msf.

Pe. Laurindo acolheu a todos presentes na assembleia, bem como os que acompanharam a transmissão pelos meios de comunicação da Paróquia.

Em sua homilia, Pe. Laurindo refletiu sobre o Evangelho do dia, que nos leva a entender o quanto é importante seguir Jesus, exercendo a missão de evangelizar onde Ele deseja.

"E se acolho a pessoa de Jesus por inteiro, preciso também retribuir para que outras pessoas sejam salvas. Aquele que me salva, não é o que está atrás de mim, mas aquele que vai à minha frente. Para me guiar, para me defender. Para me ensinar, para me orientar. Para me iluminar diante das cegueiras, das muitas escuridões que nos acontece. Ele está na minha frente. Ele vai à minha frente. Significa para nós que nossa missão é caminhar atrás dele. Nossa missão é segui-lo. Nossa missão é não perder as pegadas do Cristo. Nossa missão é fixar o nosso olhar e nosso caminhar em Cristo Jesus. E é isto que rezamos e desejamos para o Diácono Guilherme. Nunca perca as muitas missões que a Congregação tem mostrado para ele. Nunca perca as pegadas de Cristo. Nunca perca o olhar de Cristo. Nunca perca a pessoa de Cristo como referência máxima para cumprir bem a missão, para cultivar a espiritualidade do nosso carisma, enquanto MSF." 

 

 

Ao fim da Santa Missa, a coordenadora da Legião de Maria, Nájila Aparecida, prestou uma bela homenagem ao Diácono Guilherme. Confira a mensagem a seguir:

"Estimado Diácono Guilherme!

Nós fomos surpreendidos pela notícia de sua partida, ficamos com o coração entristecido. Porém, sabemos que tem uma missão a ser cumprida, e devemos aceitá-la, pois faz parte da vontade de Deus que siga com sua missão onde for preciso.
Durante dois anos, tivemos a graça e o privilégio da sua presença em nosso meio, e lhe somos profundamente agradecidos por isso.

Chegaste aqui , como enviado de Deus, em um período muito difícil da pandemia.
Quão grande foi a sua colaboração!

Com seu jeito simples e humilde, foi conquistando a todos.

Quando  ainda  não  era possível assistir as missas presenciais, estava sempre colaborando através das redes sociais, para  que chegasse  até  os nossos lares  uma mensagem de Jesus. E quando  tivemos a graça do retorno  às  missas presenciais, ainda com restrições  devido a pandemia , sempre esteve colaborando, orientando e cuidando do espaço físico para que pudéssemos estar seguros  e nos alimentarmos   da Palavra de Deus, quando estávamos  tão sedentos da mesma.

E quando, finalmente, foi sendo possível retornar às atividades paroquiais, também esteve presente, ministrando cursos, como o de leitores aqui da paróquia, também ajudando a Pastoral do Batismo com  o curso de pais e padrinhos, bem como  curso  para Ministros da Eucaristia, Retiro  Missionário,  etc...

Enfim,  além de ajudar nas santas missas na Matriz e comunidades, foram muitas as atividades  que com tanto amor, dedicação e carinho  desenvolveu aqui.

E tudo isso só foi possível,  Diácono Guilherme, porque soube dizer sim ao chamado de Deus, quando sentiu-se despertado para vocação sacerdotal, que com as bênçãos de Deus, estará se ordenando em um futuro próximo.

Que a Sagrada Família de Nazaré continue a te abençoar em sua nova missão em Francisco Sá. Com certeza, será muito bem acolhido lá, pois sua maneira de ser e  agir, aproxima as pessoas e faz todos se sentirem como irmãos, pois é dotado de um grande carisma espiritual. Nossa comunidade paroquial, com sua partida se sente como membros separados fisicamente, mais somos inseparáveis espiritualmente, pois mesmo de longe, sempre seremos e estaremos unidos, pois as pessoas  que passam por nossas vidas , sempre deixam suas marcas, e saiba que a sua  nunca se apagará.

No Livro do Eclesiástico capítulo 6 versículos 14‐16 afirma: 'Amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar, terá encontrado um tesouro.' Amigo fiel não tem preço, e o seu  valor é incalculável. Nossa comunidade recebeu durante dois anos, um valioso tesouro: 'Sua amizade.'

Não  diremos adeus, mais até breve. Deus o abençoe  nessa sua nova jornada. Muito obrigado por tudo, estaremos sempre rezando e torcendo pelo seu sucesso!

Um grande abraço  de todas as pastorais, movimentos, serviços e toda comunidade paroquial."

O Ministério de Música cantou uma música de sua ordenação diaconal, Deixa Deus sonhar em ti, do Frei Gilson.

O Diácono Guilherme agradeceu a todos os paroquianos: "Esse dia para mim é um dia de Ação de Graças. Agradecer a Deus por estes dois anos que passei aqui. Agradecer pela vida de cada um de vocês. Todas as orações, todo o apoio, toda a ajuda, todo o carinho que vocês tiveram comigo. Muito obrigado de coração a todos vocês que compartilharam comigo este momento que nós passamos aqui na comunidade, a comunidade paroquial e a comunidade religiosa dos Missionários da Sagrada Família. Peço a oração de vocês por minha nova missão agora, em um novo campo, na cidade de Francisco Sá, Diocese de Montes Claros. Contem também com as minhas orações. A minha gratidão a todos vocês".

Pe. Laurindo também agradeceu ao importante trabalho do Diácono Guilherme: "Assim expressa pela mensagem de toda nossa paróquia, nossa gratidão pela vida, pela missão, pelo seu sim à nossa Congregação. Você que chegou aqui para o estágio pastoral de um ano. Esta experiência se estendeu por dois anos. Aqui você recebeu seus votos perpétuos, dando o sim definitivo a Deus, nesta Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Aqui você se fortaleceu. Também recebeu o primeiro grau da ordem, do Diaconato. Gostaríamos que permanecesse para ser ordenado aqui. Mas Deus quis e quer que você participe da missão em outro campo. As nossas orações, nossos votos que você tenha muito êxito e possa contribuir neste campo de missão  da nossa Congregação. Gratidão pela sua disponibilidade, pelo seu sim, pelo seu trabalho. E pela convivência aqui conosco em Januária. Muito contribuiu para a elaboração de respostas neste tempo de pandemia. Que Deus continue o abençoando".

Nas redes sociais, muitas mensagens de carinho e entusiasmo pela missão do Diácono. Veja algumas:

Nadir: "No momento que para estar na igreja teria que ser online , ouvi muito o nome IRMÃO GUILHERME , um  jovem sempre presente , com sábias palavras  e jeito meigo de falar. Januária foi privilegiada com esse servo abençoado. O Riacho da Cruz  um dia em algum tempo atrás teve o gostinho de sua presença. Vá com Deus DIÁCONO GUILHERME  leve a mensagem de Jesus à outros que também necessitam . Sentirei falta de te ver nas missas online. GRATIDÃO."

Elizabete Ponciano: "Existe coisas que acontecem independe da nossa vontade, mas quando temos uma missão a ser realizada neste mundo devemos aceita-la, pois faz parte dos desígnios de Deus para nossa existência. Tudo tem o seu tempo, à o momento oportuno para cada coisa debaixo do céu. Nos diz no Livro do Eclesiastes: 'A Vida é uma escola e aprendemos efetivamente de tudo um pouco e a você , dizemos até logo pois tudo  que fez em nossa comunidade ficará guardado em nossos corações.' O ECC agradece sua disponibilidade de esta sempre a serviço e contribuir com seu conhecimentos, amizade e humildade para fortalecimento das nossa famílias. Aprendemos  muito com as  experiências vivida com o sr. Onde for terá bom êxito pois se doa com gratuidade ao serviço do Reino de Deus. Nosso muito obrigado. Leto e Bete e toda equipe dirigente ECC"


Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.


Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Comentários

Postagens mais visitadas